No ato da conversão, o Espírito Santo concede ao convertido um poder muito especial, adota-o como filho de Deus. Esse poder somente é dado àquele que crê no nome de Jesus recebendo-o como seu Senhor e servindo-o como escravo. Toda pessoa convertida, ou seja, verdadeiro discípulo de Jesus, tem o Espírito como hóspede. O Espírito converte, habita e sela o verdadeiro discípulo.
Andar na carne é viver de acordo com os desejos carnais, conduzindo a si mesmo segundo os preceitos humanos e mundanos. Andar em Espírito é ser levado pelo Espírito Santo. É andar com Deus como Enoque andou.
A famosa passagem de Paulo sobre o FRUTO DO ESPÍRITO SANTO é em si como um prezado e desejado fruto. Não somente devemos admirá-lo, senão, também, ingeri-lo e beneficiar-nos dele.
O Espírito Santo nos conforta, cuida de nós, trata de nossa situação. Mas para que isso aconteça, é necessária uma entrega a Deus e a Sua vontade simplesmente partindo do princípio da fé
'Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno.' (Marcos 3:28-30).
Ninguém pode proibir o vento de soprar. O vento tem autonomia. Da mesma forma, nenhum homem pode proibir a ação do Espírito de Deus. Com isso, Jesus quer nos mostrar que Deus é Soberano. Ele faz o que quer, e faz quando quiser.
Assim como aconteceu com Davi, quando somos escolhidos por Deus, recebemos o Espirito Santo, agora precisamos entender e corresponder ao agir do Espirito, tendo uma vida de intimidade com o Senhor.
'Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. 1° Timóteo 4.1
Na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas nos é informado que Espírito de Deus nos dá vida. Ou seja, todos nós temos a oportunidade de viver uma vida abundante no Espírito Santo.
Blasfêmia contra o Espírito Santo é algo que praticamos contra o Espírito Santo que está em nós, a nos convencer de algo, e por não crermos na obra dEle, visto que não O aceitamos como ser divino e que Ele seja Deus em nós, dizemos que é uma ação ou movimento operado pelo diabo ou por demônios.
É singular e inspiradora a narrativa da trajetória e obra do Espírito Santo nos evangelhos. São operações visíveis do ser invisível. É emocionante e edificante saber que ele está sobre a igreja e no coração dos redimidos.
Na intimidade que as três pessoas da Trindade mantêm, constatamos o carinho que Jesus Cristo dispensa ao Espírito Santo. Além de chamá-Lo de Espírito Santo, Jesus o chama de o Consolador e o Espírito da Verdade.
Estudos sobre os 7 símbolos do Espírito Santo. É preciso entender que são apenas símbolos que procuram nos fazer entender a Pessoa e a Obra do Santo Espírito. Vamos estudar palavras que são empregadas nas Escrituras como símbolos do Espírito Santo de Deus. Da mesma forma como os nomes variados identificamos trabalho do Espírito Santo nas pessoas regeneradas pela fé no Seu Santo Filho Jesus Cristo
O fruto do Espírito Santo são qualidades morais divinamente implantadas. O Espírito Santo reinando em nós produzirá o caráter cristão. Ele produzirá em nós as virtudes do caráter de Jesus Cristo. Deus. Jesus. Espírito Santo e a Bíblia Sagrada. A Igreja de Cristo precisa dos Frutos do Espírito Santo. Vivemos dias de Elias. A Palavra de Deus é Vida de Cristo em nós. Primeiro, a sua origem é sobrenatural: "do Espírito" (genitivo grego que indica fonte ou causa). Enquanto as "obras da carne" são atos que-praticamos naturalmente, o "fruto do Espírito" é de responsabilidade do próprio Espírito.
O Espírito Santo e a Santificação. O Espírito Santo nos encontrou na lama do pecado, nos levou a Cristo, que nos purifica de todo pecado. Colocou nossos pés no primeiro degrau da santificação. Ele jamais nos abandona, pois nos conduzirá até a nossa glorificação.
A relação entre a santificação e o Espírito Santo na vida dos obreiros/líderes é algo claro nas Escrituras. Desde o Antigo Testamento a presença do Espírito na vida da liderança do povo de Deus é fator fundamental para o sucesso no fazer e no ser do obreiro.
Gades se uniu a Davi quando ele era um fugitivo na terra, e ficou com ele até que se tornasse no rei mais importante e poderoso de seus dias. Davi, influenciado pela unção do Espírito Santo sobre Gades, converte a maldição em bênção, não permitindo que a avareza lhe impedisse de pagar um alto preço, por sua oferta no altar do Senhor.
O Espírito Santo se apossou de Davi de uma tal maneira, que o transformou no homem segundo o coração de Deus. Foi tirado do meio das ovelhas para sentar no lugar de mais alta honra. Quando o Espírito Santo te possuir tudo em sua volta sofrerá mudanças. E pra melhor. Desse dia em diante você não será mais o mesmo. Creia nisso!!!
Temos que determinar quais são os aspectos de nosso temperamento que interferem com o nosso desenvolvimento espiritual, e depois iniciar uma renovação do Espírito Santo para superar estas fraquezas. Quando entendemos que, pelo Espírito Santo, nossas fraquezas podem ser modificadas, passamos a revestir-nos das características do temperamento transformado pelo Espírito Santo.
Os 9 Dons Espirituais. Existem três listas bíblicas dos dons do Espírito, também conhecidos como dons espirituais. As três principais passagens que descrevem os dons espirituais são Romanos 12:6-8, 1 Coríntios 12:4-11 e 1 Coríntios 12:28. Os dons espirituais identificados em Romanos 12 são profetizar, servir, ensinar, incentivar, dar, liderança e misericórdia. Os olhos capacitam ver, os ouvidos ouvir, os pés caminhar, a boca comer, o estômago e o figado digerir o que se comeu, etc.. Assim também no corpo de Cristo, dado que as necessidades são variadas o Espírito dá a cada um
Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo aos cristãos para o serviço e adoração ao Senhor. Na Igreja de Corinto estavam presentes atitudes errôneas quanto ao uso dos dons espirituais, chegando alguns a utiliza-los como nível de vaidade espiritual. Está claro que a distribuição dos dons atinge a todos os membros do Corpo de Cristo. Ninguém fica sem ele. A unidade precisa ser preservada dentro da diversidade dos dons, pois o Espírito é o mesmo (I Co 12.4,5,11). E lamentável que a interpretação do significado dos dons tem provocado tantos desentendimentos. A Bíblia recomenda para que não haja divisões na Igreja (I Co 1.10). Procure uma integração mais dinâmica em sua Igreja, se envolvendo mais em suas atividades e assim o Espírito Santo estará conferindo a você os Seus dons, qualificando-o para melhor servir ao Senhor.