'Eu sinto que estou criando pequenos hipócritas.' Muitos pais temem que seus filhos, uma vez que lhes ensinaram formas adequadas de comportamento, crescerão como crianças bem comportadas, mas sem o senso da necessidade da graça. O problema da hipocrisia é maior em lares que enfatizam o comportamento ao invés do coração. Se o foco da disciplina e da correção é a mudança de comportamento, você perderá o coração.
Deus tem muitas promessas de bênçãos para nossos filhos, mas por outro lado o diabo está constantemente semeando o joio para destruir o cumprimento de cada uma delas. A mãe de Moisés foi criativa com o cesto, mas por que orava, ouviu a voz de Deus, por um pensamento que veio a sua mente, para não esquecer do betume. Quem se dedica na oração nunca é pego desprevenido. Você já examinou se os 'cestos' de seus filhos não estão afundando?
Aonde não existe ordem, predomina a anarquia (falta de comando, confusão, desmoralização, desrespeito). Como sacerdotes do lar, os pais devem estar atentos para que a vida familiar seja conduzida dentro de funcionamento regular, onde a subordinação dos filhos aos pais seja espontânea, tendo em vista a observação dos preceitos bíblicos no seio familiar.
Se em casa a criança não pode se expressar, crescer, ser autônoma como um indivíduo com características próprias, pra que desenvolver essas habilidade na escola ou na sociedade? O ideal é o estimular do diálogo, da troca de informações, dos momentos lúdicos nos quais as crianças vão desenvolver suas habilidades criativas. Se os vínculos se desenvolverem de forma natural, a criança manterá uma relação harmoniosa com a família, com ele mesmo e com a sociedade.
Dentro do estudo, da reflexão acerca do ser humano, do que lhe é específico e do estudo objetivo das relações que se estabelecem, consciente ou inconscientemente, entre pessoas que vivem numa comunidade ou num grupo social; é extremamente importante um olhar atento quanto ao comportamento dos pais, na geração/criação dos vínculos na vida dos filhos.
E se o casamento aconteceu em meio a paixão? Como construir e manter um casamento feliz, um relacionamento duradouro com amor, essa ligação tão íntima e cúmplice, por anos ou décadas? Veja a seguir doze dicas que podem fazer você refletir sobre seu atual relacionamento, descobrir fraquezas nas vivências passadas ou se preparar para uma futura relação.
A paternidade moralista ocorre porque a maioria de nós tem uma visão errada da Bíblia. A história da Bíblia não é a história sobre fazer garotinhos e garotinhas melhores. Não, a Bíblia não é um livro de regras, ou um livro de heróis. A Bíblia é mais do que tudo uma História. É uma história de aventura sobre um jovem Herói, que vem de um país distante para ganhar de volta o seu tesouro perdido. É uma história de amor sobre um Príncipe valente, que deixa seu palácio, seu trono – tudo – para resgatar aquela que ele ama.
Muitas vezes um casamento vai bem, e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa. Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente. Não seja ingênuo, pensando que isto só acontece com os outros. Eis algumas dicas para salvaguardar seu casamento.
Amor, perdão e comunhão são os fundamentos espirituais da família. Com amor, perdão e comunhão, as crises virão, os problemas aparecerão, a dor chegará, mas a tua família permanecerá unida, firme e indestrutivel em cristo.
A Bíblia diz em Eclesiastes 4.9-12 que 'melhor é serem dois do que um', mas termina falando sobre o cordão de três dobras e revelando que é melhor serem três do que dois. A presença de Deus é a terceira dobra e deve ser cultivada na vida do casal.
Por se tratar de uma instituição divina, a família tem sido atacada desde o Éden por inimigos mortais. A falta de Deus é o inimigo número um do lar. Ele se revela quando o ambiente em casa é destituído de espiritualidade. Quando Deus não está no lar, sente-se que o ambiente é carnal, pesado, cheio de manifestações mundanas. Não se louva a Deus, não se busca o Senhor. A Bíblia, se existir, está escondida. As músicas são profanas. Não existe harmonia no casal nem nos filhos.
Na família, não deve haver a separação nas finanças, salário da esposa e salário do marido. Se são uma só carne, vivem em harmonia, devem também ser um só salário. Quanto as dificuldades financeiras, saiba o casal que elas existem também para aperfeiçoar a vida conjugal e provar o amor de ambos. Se aprovados nessas duas circunstâncias, DEUS dará o escape para a solução de todos os problemas.
As más amizades e companhias, a concupiscência da carne e dos olhos, a soberba da vida, a liberdade de escolha, as astutas ciladas do diabo, são fatores que podem causar a rebeldia de filhos criados com amor, afeto, cuidado e disciplina na medida certa.
Como se formam os filhos? Qual é a responsabilidade específica dos pais na educação dos filhos? Uma vez que os objetivos estejam definidos, como agir para estar seguros de alcançar estas metas importantes?
Como restaurar o lar perdido. Quando temos uma família restaurada, temos amor, união, alegria e vitórias sobre as dificuldades. Deus tem promessas para cada família temos que andar em sua direção para termos as bênçãos que ele preparou para nossos lares.
Salomão nos diz: “Melhor é serem dois do que um” O casal precisa ser unido de fato e verdade. No casamento existe uma aliança, um elo, um compromisso, uma cumplicidade que envolve amor, companheirismo, dedicação, prazer sexual, lealdade, honestidade, fidelidade, amizade, etc. São duas vidas que se fundem numa só. Uma só carne.
O lar bem sucedido é aquele que é construído de acordo com as especificações divinas. Ele merece muito mais esforço e sacrifício do que uma festa de casamento. A estabilidade do lar repousa sobre o entendimento de que o matrimônio é idéia de Deus, não do homem, e Deus insiste em que a relação que ele ordenou é boa!
Meu Deus, como é difícil falar deste assunto, quando encontramos pais e obreiros despreparados, ou como dizemos verdadeiros assassinos de juventude, violentadores de adolescência e ladrões de sonhos, isso dentro das igrejas e se brincar com uma carteirinha de obreiro.
A vida familiar é um campo de guerra mais do que um parque de diversões. Há uma orquestração do mal contra a família. Torpedos mortíferos são lançados sobre a família. A família é o campo das batalhas mais rehidas que travamos.
Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso.
'Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?' (2 Co 6.14)