Entre os vários assuntos abordados no livro de Provérbios, a educação dos filhos ocupa lugar de destaque. Na aula de hoje mostraremos, a partir desse compêndio sapiencial, algumas orientações em relação à instrução dos filhos no temor do Senhor. A educação dos filhos é uma tarefa complexa, para a qual os pais devem atentar, cientes das suas possibilidades e limitações. Isso porque existem diferentes tipos de pais, bem como de filhos, cada um deles com suas particularidades.
Uma das áreas que os autores de Provérbios apresentam bons conselhos é a da sexualidade humana. Temas variados são destacados pelos sábios, a fim de que os ouvintes não se deixem enganar pelos discursos enganadores. O adultério é frontalmente criticado nos Provérbios, em defesa de uma sexualidade sadia, pautada nas orientações divinas.
Então o homem e a mulher ao se casarem não são mais duas pessoas, 'de modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem' (Mateus 19.6). Na matemática de Deus a soma é tão intensa que 1+1=1. Como um casal pode ser unido em uma só carne? O corpo tem 5 sentidos naturais que completam a pessoa e a partir deles vamos refletir sobre a união no matrimônio...
As estatísticas foram publicadas, a literatura circulou amplamente, as conversas continuam, mas o assunto ainda parece não ser tratado com a devida vigilância. Estou falando sobre adolescentes com acesso irrestrito em seus smartphones e tablets. As coisas que nossa juventude postam nas mídias sociais provam muitas coisas; uma delas é a ausência parental nessa esfera. Não fosse por um Deus todo-poderoso, reinante e soberano, eu estaria ainda mais preocupado com os efeitos dessa negligência sobre o futuro da nossa cultura, incluindo a igreja
Consideremos que o milagre foi realizado em uma festa de casamento e quantos casamentos não estão semelhantes a essa cerimônia em Caná na Galileia? As talhas estão impuras, com água impróprias, rotas e inúteis. O vinho, a alegria, ficou no passado. Essa é a mensagem para os casais - Água para nosso relacionamento. Purificação das talhas. Vigiar para que os dias não sejam regados por rotinas e costumes, mas por amor verdadeiro que se torna mais forte e firme com o passar dos tempos, tal qual o vinho das bodas de Caná, na Galileia.
É a vontade de Deus que a família esteja na igreja cuidando e sendo cuidada, acolhendo e sendo acolhida, amando e sendo amada, edificando e sendo edificada. É a vontade de Deus que as famílias estejam na igreja vivendo conforme a sua Palavra, e em tudo buscando a sua glória!
A Escola Bíblica Dominical é uma das maiores agências de ensinamento da igreja, mas, infelizmente, ainda pouco valorizada. Na aula de hoje estudaremos a respeito da importância da EBD, principalmente para as famílias cristãs. Antes trataremos sobre sua história, e por fim, sua vasta contribuição para a formação de pessoas comprometidas com a Palavra e o Reino de Deus.
O lar e a igreja são parte de um todo, por isso, o culto doméstico, como extensão do culto no templo, deve ser uma prática constante. Na aula de hoje trataremos a respeito do valor do culto doméstico, mas antes, mostraremos sua base bíblica, e ao final, apresentaremos algumas orientações prática para a realização do culto no lar. Esperamos que através dessa aula as famílias cristãs sejam despertadas para a necessidade e a urgência do culto doméstico.
Se os nossos filhos não receberem educação sexual com respaldo bíblico em nossos lares, aprenderão em outros ambientes, com outras pessoas, e possivelmente com uma abordagem distorcida, liberal e relativista. Os pais crentes precisam saber de uma vez por todas que é impossível monitorar e controlar seus filhos vinte e quatro horas por dia. Então o que fazer? Antes de tudo, fortalecer a confiança nas relações familiares e aumentar a quantidade e a qualidade do diálogo, da conversa franca, do papo aberto e amigável.
Um conflito, de acordo com a definição dicionarizada, é uma 'oposição, discórdia, disputa e confronto'. A família é composta de pessoas caídas, portanto, pecadoras, por isso, em maior ou menor grau, é um espaço de conflito. Quanto mais carnal for a família, maiores são as incidências de conflitos. Uma família espiritual, por sua vez, tende a conviver com menos conflitos, quanto mais se anda no Espírito, menos oportunidade terá a natureza pecaminosa.
O casamento cristão está fundamentado na Bíblia, a Palavra de Deus. As bases que sustentam o casamento são - a graça, o favor imerecido, a disposição de aceitar o outro, com suas diferenças e particularidades. E não com menor importância, o amor que se sacrifica, que não busca apenas os interesses individuais. O casamento cristão, que está pautado em Cristo, busca, na Bíblia, e não nos padrões midiáticos, seu alicerce de sustentação. Em Ef. 5, Paulo destaca que Cristo é a referência, não a sociedade, para as atitudes no casamento.
O padrão bíblico para o casamento é a monogamia, a heterossexualidade e a indissolubilidade. Na atual sociedade descomprometida com os valores cristãos, 'pegar' virou moda, e o descompromisso nas relações afetivas é o grande 'lance'. Casar e descasar é como trocar de roupa, ou qualquer outro objeto. O divórcio tornou-se a regra. Na sociedade pós-moderna os valores cristãos são relativizados, o modelo bíblico para o casamento e para a família é atacado abertamente.
Deus é o criador da família. A criação da família funde-se com a criação da humanidade. A família é a mais importante instituição social estabelecida por Deus, sendo ela mesma a base de todas as outras. A destruição, inversão de valores, deturpação, descaracterização e a desmoralização da família, implicam diretamente num profundo caos, produzindo os mais terríveis danos à humanidade, quer sejam de ordem moral, espiritual, econômica, fraternal e social.
O tema da comunicação no casamento é difícil, talvez impossível. Ela envolve esforço, dor, sensibilidade, paciência e muito cuidado. O ato de se comunicar é muitas vezes uma tarefa pesada, mas é uma tarefa que deve ser realizada para que o casamento seja completo. Quando a comunicação vacila, o casamento está em dificuldades. Quando ela falha, o casamento está praticamente condenado.
O relacionamento de Jacó com seus familiares não é nenhum bom exemplo, a seguir veremos o que aconteceu com este lar. Renunciar os ídolos da modernidade e estar na casa de Deus, requer esforço, precisamos sair de um estado de acomodação e renovar nossos votos a Deus. O avivamento nunca virá se houver em nossos corações a intenção de retornar ao pecado. Avivamento é uma série de novos começos.
Visando trazer uma melhor orientação para a família que é a célula mãe da sociedade apresento dez requisitos básicos para se obter um relacionamento conjugal perfeito. São eles - honestidade, respeito, romantismo, paciência, intimidade, lazer, humildade, compreenção, privacidade e afinidade.
O casamento traz consigo direitos e deveres. Tanto o marido como a mulher devem algo a seu cônjuge. Quase sempre que falo a casais sobre os deveres dos cônjuges percebo que eles sempre dão mais atenção ao que vão cobrar do outro do que à aquilo que eles deveriam fazer… Portanto, antes de detalhar os papéis, as responsabilidades do marido e da esposa no matrimônio, entendemos ser importantíssimo estabelecer o maior dever de cada cônjuge - viver para amar, agradar, servir e promover a felicidade do outro.
Tanto o homem como a mulher receberam de Deus atribuições para a vida familiar – algumas iguais, algumas diferentes. Por exemplo, ao criar a mulher para ser uma ajudadora do seu marido (Gn 2.18), o Pai Celeste definiu o papel do homem como cabeça (ou governo) do lar; e é justamente por este aspecto que queremos começar abordando os deveres do marido.
Destacaremos, como primeiro dever da esposa, a responsabilidade de ser uma ajudadora de seu marido, uma vez que esta é a primeira menção que o próprio Criador faz acerca de seu papel no matrimônio - 'Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.' (Gênesis 2.18). Isso não apenas reforça o fato de que a liderança do lar pertence ao homem na condição de cabeça, como também ressalta a importância da mulher no contexto matrimonial.
Tanto pais como filhos devem ter um conhecimento de Deus e de sua Palavra. Esta Palavra é que possibilita a Família viver em comunhão com Deus e conseqüentemente uns com os outros. A Palavra de Deus é uma fonte que jorra constantemente renovando nossas forças, produzindo santidade, sendo nossa bússola de orientação neste mundo. O que conhecemos dele e de sua vontade pra com o lar estão nela. Por isso, ela é Palavra autoritativa e insubstituível para a Família que queira viver em comunhão com Deus.
Mudar alguma coisa dentro de nós é sempre um grande desafio.O casamento em si já exige mudanças significativas porque não há como manter um relacionamento a dois de forma séria vivendo como se fosse uma pessoa solteira. Quando uma pessoa se casa, ela acaba levando consigo hábitos negativos, além de uma bagagem emocional e espiritual adquirida e desenvolvida na família de origem. O primeiro passo a ser dado para que haja mudanças necessárias é reconhecer onde precisamos mudar. O desejo de mudar é uma grande prova de amor!