Os livros apócrifos foram escritos nos 400 anos do Período Interbíblico, isto é, entre Malaquias e Mateus, ou entre o Antigo e o Novo Testamento, época de ausência total da revelação divina.
A unção na Bíblia pode ser vista de modo abrangente, tanto no sentido espiritual como no sentido prático da unção com óleo. Esta é uma prática bíblica de muita importância pelo seu sentido simbólico e espiritual.
Os escribas e fariseus eram homens versados na lei mosaica e estudavam os salmos e os profetas. Inclusive consideravam o povo como malditos porque nada conheciam da lei. Mas, adespeito de todo conhecimento que julgavam ter, Jeus mandou que fossem e aprendessem o significado da Escritura que diz - 'Misericordia quero, e não sacrifícios’. Se os doutores à época desconheciam o verdadeiro significado do exigido por Deus, será que o homem do nosso tempo conseguiu aprender o que Jesus ordenou? Qual é a misericórdia que Deus exige?
Ao homem está determinado mortal penalidade; mas o Santo Deus descerá ensinando que Sua morte trará ao sem esperança, o descanso. Eis aqui o Evangelho oculto na genealogia de Gênesis! Fica demonstrado desde os primeiros capítulos do Livro de Gênesis, que Deus já havia determinado completamente Seu plano de redenção para a grave situação da humanidade.
Judeu era chamado, primitivamente, um membro do reino de Judá ou originário da tribo de Judá. Após o cativeiro, todos os israelitas, residentes ou não na Palestina, eram conhecidos como judeus. Com a queda da cidade de Jerusalém, os judeus perderam a nacionalidade - ficaram sem pátria - e passaram a viver como peregrinos e estrangeiros em outras nações. Conservaram, todavia, por todos os séculos, sua língua nacional (hebraico) e a sua religião ainda é o antigo culto de Israel. No dia 10 de maio de 1948 foi fundado o Estado de Israel. Os judeus começaram a retornar à Terra Prometida
A Bíblia Sagrada é uma antologia de escritos que inclui 66 livros. A Bíblia é composta de duas partes o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Os judeus têm o Pentateuco Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio como seu mais importante livro sagrado o qual chamam de Torá. O restante do Antigo Testamento de acordo com a tradição protestante são chamados de Nevi'im e Ketuvim coletivamente com a Torá chamados de Tanakh. Quantos livros tem a Bíblia evangélica? E a católica? Em que ordem estão organizados?
As Escrituras Sagradas são a pura e autêntica revelação da Palavra de Deus aos homens. Aos cristãos cabe o zelo de defendê-la, examiná-la, nela perseverar para que nos seja útil e nela nos seja revelado o caminho da Salvação.
A melhor maneira de estudar a Bíblia é simplesmente lendo-a atentamente todos os dias, expondo-se em oração à luz do Senhor que dela procede.
Deus não anulou as características pessoais de cada escritor, não aniquilou o coeficiente pessoal de cada um deles
Há diversas formas de se olhar para o texto bíblico. Por ser um Livro com milhares de anos de existência e que traz em seu conteúdo verdades de fé, é possível lê-lo de várias maneiras. Confira 6 dicas para a leitura da Bíblia...
A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa - livros, foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos por cerca de 40 autores, das mais variadas profissões - de humildes agricultores, pescadores até renomados reis, exemplos de Moisés Líder Político.... Não existe outro livro que se iguale em tradução ou circulação, são milhões de exemplares em mais de 240 línguas e dialetos, 739 idiomas, 1.280 línguas com mais de 3.000 tradutores.
A Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela discerne os pensamentos e as intenções do coração e transforma vidas por toda a eternidade. Conheça essas comoventes histórias do incrível poder transformador da Bíblia.
O problema nas igrejas da Galácia envolveu a presença de 'algumas pessoas' que estavam ensinando um falso evangelho. Os nomes destas pessoas nunca são citados no livro de Gálatas, talvez por causa de desprezo. Este novo evangelho que estava sendo promulgado pelos falsos mestres não era nem evangelho. A palavra 'evangelho' significa 'boas novas'. A mensagem pervertida não era boas novas porque não conduzia à salvação.
'Toda a Escritura é inspirada por Deus'. Esse não é o verso todo, mas essas palavras dizem o bastante para meditarmos pela vida inteira. E eu acho que essas palavras, 'Toda a Escritura é inspirada por Deus', nos ajudam a combater algumas das mentiras sobre a Bíblia em que, às vezes, nós acreditamos. Eu quero examinar cinco delas.
Deus usou os autores dos últimos livros para registrar alguns fatos especialmente importantes. Vamos observar as afirmações e refletir sobre seu significado prático em nosso uso da Bíblia. Os livros foram circulados entre os cristãos no primeiro século. Esse fato fica evidente pelos comentários de Paulo e Pedro (citados acima) e do autor de Hebreus (veja Hebreus 2:3-4). Algumas mensagens foram enviadas a várias congregações (Apocalipse 1:4), e outras foram trocadas e circuladas (Colossenses 4:16).
O entendimento é que as imagens não devem ser objetos de nenhuma adoração, veneração ou reverência.
Jesus e os santos bíblicos estão incluídos nessa proibição, quer suas imagens sejam esculpidas em pedra, bronze, madeira, ouro, prata ou em qualquer material.
"porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou".
Quase da mesma época dos fariseus, os saduceus eram membros de um partido religioso ou seita judaica, recrutados entre as famílias sacerdotais.
Cento e cinqüenta anos antes do nascimento de Jesus já existiam os fariseus. Diferenciavam-se dos demais judeus pelo rigoroso apego ao cumprimento dos rituais, no exercício de uma religiosidade apenas exterior.
A Biblia foi escrita por homens inspirados pelo Espirito Santo.