Após dez anos de peregrinação todos os homens da família morrem, ficando apenas as mulheres. Noemi, a matriarca, cheia de amargura no coração, abatida e sem esperança despede as noras. Rute se nega a abandoná-la...
Sempre que você estiver agindo para aliviar as necessidades dos despojados e dos desafortunados e certa sensação de satisfação consigo mesmo e presunção começarem a rastejar sobre você, ou um desejo de que outros saibam quão nobre você é, preste atenção, e você ouvirá o clamor das trombetas troando.
O 'amor' da justiça do reino é extraordinário, não meramente em intensidade, mas em qualidade. É amor de uma ordem diferente e mais alta.
Mas o homem que 'anda humildemente com seu Deus' sem hipocrisia e é totalmente livre de malícia é verdadeiramente um homem abençoado. Ele é na vida e na atitude o que Deus deseja que ele seja, e vive na esperança do céu.
Existem algumas coisas que, mesmo sendo Onipotente Onipresente e Onisciente, Deus ainda procura, no texto de Lucas 15 sabemos que Deus procura ovelhas perdidas, moedas perdidas e filhos perdidos...
Porque se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. (Mateus 5:20).
Da mesma forma que somos encorajados pela atitude de bons irmãos em Cristo, às vezes ficamos desanimados com a falta de esforço e compromisso de alguns, ou mesmo pela total queda de outro. Devemos observar o bom exemplo de Josué que estava disposto a servir a Deus independente da resposta dos seus queridos irmãos.
Arrepender-se é mudar de vida e de direção. Se a tua vida está no erro, mude-a para estar em Deus e em Sua Palavra. Se você está no pecado, aceite a correção do Senhor, se arrependa do que faz de errado e viva sua vida para Cristo.
Lembra do povo que passou quarenta anos no deserto por causa disso? Tem gente que murmura por costume, já está acostumado a reclamar de tudo, e de todos, nada está bom pra aquela pessoa.
Enxugue as lágrimas, engula esse nó da garganta e saiba: você não chegou aqui por acaso. Escrevi essas palavras pensando em você, e você sabe que elas têm destino certo: animar seu sofrido coração, e restaurar suas forças e lhe dar novo ânimo (vida).
Desde a criação, Deus quis um povo santo. Ele desejou uma comunhão especial com os homens que fossem capazes de andar com ele e falar com ele numa união especial.
Deus nos dá o poder para que cubramos tudo aquilo que um dia entrou em nossas vidas para nos ferir. A Sua graça ou bondade nos basta, para vencermos tudo o que humanamente seria impossível vencer.
A verdade é que nem tudo que sofremos é prova de fé. Freqüentemente, o Senhor está atrás de algo mais quando estamos na fornalha da aflição.
Haveria contradição nos provérbios de Jesus? Será que Jesus se enganou? Veja os seguintes textos- 'Pois quem não é contra nós, é por nós' (Marcos 9.40; Lucas 9.50); 'Quem não é por mim é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha' (Mateus 12.30; Lucas 11.23).
Mas o que para nós poderia ser este alimento dentro do contexto dessa mensagem? Qual seriam as três provisões que Deus deu a Elias e quer dar a igreja e a todos nós ainda hoje?
Destarte, temos o dever de temperar este mundo e brilhar em meio as trevas para que a Gloria de Deus seja manifestada em nossas vidas e o seu nome seja Exaltado.
A poesia e a música romântica estão repletas de referências a corações quebrados e partidos. Mas Deus não falou sobre desilusões sentimentais quando disse por meio do profeta Joel: 'Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus...'
Em muitos púlpitos e programas religiosos na televisão, a fé em Deus é banalizada ao ponto de apresentar o Criador do universo como se fosse uma máquina de vendas: insira seu dízimo aqui, aperte o botão da sua escolha e sua bênção será dispensada logo!
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo. Fp 2.14-15
Pelo texto lido em Provérbios 22.11 descobrimos mais dois aditivos indispensáveis na amizade com o rei: Pureza de Coração e Grácil de fala. Um amigo do rei não pode ser um solto de língua, irritante, imprudente e oportunista, ele tem que ser Grácil na sua maneira de falar e puro nas suas intenções.
O que nos prejudica espiritualmente não é o fato de passarmos por provações, mas sim, por não sermos perseverantes em nossa batalha espiritual. Muitas vezes pessoas desistem na luta, em face da vitória.