A ansiedade é um grande mau e precisamos vencê-la usando três segredos - 1– Crendo nas palavras de ordem de Jesus, pois as suas palavras não voltarão para nós vazias. 2 – Lutando contra ela, e não deixando que ela domine o nosso ser. 3– Buscando em primeiro lugar o reino de Deus, e todas as coisas vos serão acrescentadas. Lute, vença a ansiedade, você tem a unção de Deus em sua vida, faça a diferença. Com Jesus a vitória esta garantida.
Mas como devemos lidar com essa expectativa justificada em relação à volta do Senhor? Que conseqüências ela traz consigo? A conclusão, de qualquer forma, não é - 'Vamos esperar com calma até o Senhor vir', mas: 'Vamos cumprir nossa tarefa com diligência até lá'! A volta do Senhor Jesus é uma realidade. Importante é continuar atentos e prontos, despreocupados e alegres, não duvidando, mas confiando. Em meio a toda essa situação, não percamos de vista as pessoas que nos cercam, pois são parte da nossa incumbência.
Deus ouviu a oração de Ezequias. Isto foi um fato inegável. E a verdade por trás dele é que os ouvidos de Deus estão atentos às palavras sinceras de um filho seu. Mas a mudança de planos que Deus promoveu não foi por causa da oração de Ezequias foi por algo mais antigo e mais profundo. Por causa da oração de Ezequias, Deus se lembrou do compromisso com Davi. E por não poder negar a sua palavra, o Senhor deu mais 15 anos de vida ao Rei Ezequias. A oração é o meio para se chegar aos ouvidos de Deus, mas para mover a mão de Deus é preciso ter um compromisso de fidelidade e andar na presença Dele!
Pedro superou todas as objeções humanas, todos os argumentos racionais, e até sua própria experiência, dizendo: '...mas sob a tua palavra lançarei as redes.' Existem milhares de argumentos, sentimentos, razões e conselhos humanos que poderiam nos deter, que nos dizem que basta, que nos aconselham a não lançar as redes e a ficarmos acomodados. Podemos pensar: não faz sentido continuar orando por esta ou aquela pessoa, – pois parece que sua vida fica cada vez pior! Mas, apesar de tudo, há um argumento decisivo para avançar e tentar alcançar ainda mais pessoas, e este argumento é a Palavra de Deus.
O que faz um homem digno de ser seguido? Certamente, alguns são líderes somente por título ou posição. Mas, o tipo de homem que inspira outros a segui-lo é um homem de virtude ou caráter. A despeito do fato de que muitos líderes procuram menosprezar a importância do caráter na 'vida particular' de uma pessoa, certamente aquilo que um homem é em sua privacidade afeta profundamente sua vida pública.
Deus transformou Paulo, mas deixou o espinho, não me atreverei a dizer os porquês nem do espinho, nem da negação de Deus por curá-lo, contudo o que esse homem ganhou em vida e na morte, foi o que de melhor poderia acontecer. A graça de Deus, favoreceu Paulo de tal forma, que sua vida é um referencial de graça e poder Divino. A minha graça te basta, Paulo. Porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.
Precisamos examinar cuidadosamente as características que Paulo demonstrou e imitá-las, e temos que evitar as atitudes manifestadas pelos intrusos. Sua transparência nos dá oportunidade para entender realmente seus motivos e atitudes e para imitar sua transformação, tanto externa como internamente. Alguns dos mais carismáticos, eloqüentes e encantadores professores são falsos. Nossa falta de discernimento pode levar-nos a ser desencaminha-dos por eles. Cuidado!
Ao ouvir as palavras de Maria Madalena, Pedro e João travam uma corrida em direção sepulcro, mas lá chegando eles observam que o corpo não estava lá, mas que os lençóis estavam ali, porém o lenço que cobria o rosto de Jesus, ou a cabeça de Jesus estava do lado devidamente dobrado. O que me chamou atenção foi o fato de que Jesus teria dobrado o lenço ao ressuscitar. Ele não se preocupou com os lençóis que o cobriam, mas deu uma atenção ao lenço que tinha coberto sua cabeça. Por quê? Qual seria a real intenção de Jesus? Qual mistério estaria relacionado ao lenço dobrado?
A falta de água no nordeste brasileiro é um dilema que já alcançou repercussão mundial, a falta de chuva torna a terra imprópria para o cultivo e plantação. Mais urgente que a água para o nordeste é o avivamento para a igreja brasileira. Em tempos de seca na vida espiritual é preciso que uma sede insaciável por avivamento invada nossos objetivos e se torne prioridade máxima. Deus está a procura de pessoas que assim como Elias se coloquem entre o céu e a terra com causadores de abundantes chuvas de avivamento sobre a terra.
Deus apresentou as suas acusações com a precisão de um promotor de justiça: '...o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus', começou o processo... O conhecimento da palavra de Deus é mais valioso que fino ouro. A falta dele leva à destruição.
Quantas vidas não estão sob essas condições - cortejando cadáveres e carregando pedras? Pedras, são problemas que consideramos obstáculos para nossa felicidade. O sepulcro, um passado que teima em cativar a mente, o espírito e também o corpo. Porque impede o fluir dos passos, a renovação do futuro. Na pedra removida e no sepulcro vazio, está a nossa esperança. Esperança de vida eterna e também de vencer na vida terrena, pela graça que nos é dada, pelo favor que nos aperfeiçoa.
Esse caminho para a santidade é essencial, porque essa geração escolhida, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, tem o propósito de proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Portanto, não deixe que suas provações o distraiam no caminho para a santidade.
Um conflito, de acordo com a definição dicionarizada, é uma 'oposição, discórdia, disputa e confronto'. A família é composta de pessoas caídas, portanto, pecadoras, por isso, em maior ou menor grau, é um espaço de conflito. Quanto mais carnal for a família, maiores são as incidências de conflitos. Uma família espiritual, por sua vez, tende a conviver com menos conflitos, quanto mais se anda no Espírito, menos oportunidade terá a natureza pecaminosa.
Remendos são soluções provisórias para prolongar a vida útil de uma veste e a palavra grega usada por Jesus sobre remendo foi “Agnaphos”, indicando um tipo de tecido inacabado, de algodão e fibras ainda desalinhadas. Ou seja, um tecido que precisaria de retoques especiais para poder ser utilizado e nunca em veste velha, caso contrário, com a subsequente lavagem, ou mesmo com a força da linha de costura, o rasgo se tornaria ainda maior. A fraqueza do tecido velho, não suportaria a junção e resistência do novo. Que significado teria essa parábola de Jesus?
A diferença básica entre dar o dízimo na Lei, e entregá-lo voluntariamente na Graça está na motivação com que se faz. O que se faz sob a Lei, se faz por mera obrigação religiosa. Mas o que se faz sob a égide da Graça, se faz por gratidão. Detesto constatar que a maioria daqueles que dão o dízimo, o faz por medo de um suposto espírito maligno identificado como 'o devorador'. Seja a título de dízimo ou de oferta voluntária, tudo o que fizermos deve ser feito por amor e gratidão, jamais por coação ou constrangimento.
Primeiro, Deus realiza uma obra em nós pela Graça, e depois, por meio da mesma Graça realiza uma obra através de nós. A Graça trabalha em nós, para que possamos trabalhar pela Graça. Nós fazemos as obras, mas Deus opera em nós a realização das obras. Deus chama os homens pela sua Graça e por esta mesma Graça os transforma, e os envia ao mundo, a fim de realizar uma tarefa que a Graça irá sustentar e concretizar.
O livro de Apocalipse pode ser sintetizado em nove características básicas - é um livro centrado na Pessoa de Cristo, aberto, cheio de símbolos, profecia, é um livro relevante, majestoso, universal, apoteótico. João é preso na ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo. O que vês escreve em livro – A mensagem precisa ser registrada fielmente e perpetuamente. Essa ordem percorre todo o livro. Isso eleva essa profecia a uma categoria normativa para toda a igreja em todos os tempos.
A palavra 'Apocalipse' significa descoberta, sem véu. Revelação não é especulação humana, é a Palavra de Deus e o testemunho fiel. Ele revela o plano vitorioso, triunfante de Cristo e da sua igreja. Sua vitória absoluta contra todos os seus inimigos: a Meretriz, a besta, o falso profeta, o dragão, os incrédulos, a morte. O Apocalipse mostra que o último capítulo da história não será de tragédia, mas de uma retumbante vitória do Cordeiro de Deus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Quando o aviso de que os Amalequitas vinham contra o povo de Deus Moisés deve ter perguntado onde seria o confronto, então alguém diz a Moises que o local da batalha seria o vale de Refidim, mesmo sabendo que não seria fácil ele tinha a garantia da vitória sobre o povo inimigo pois o nome Refidim em hebraico significa Sustentáculo. O segredo é saber onde você está! Onde será travada a sua luta! Onde o encontro com o inimigo será inevitável! Pois se souberes onde estás com certeza saberá se Deus está com você ou não.
Em séculos passados houve–se a incerteza por parte dos seus escolhidos, mesmo estando sempre presente em seus caminhos, a dúvida estava em seus corações, deixando por fazer seus mandamentos. Naquela época Deus se fazia presente no meio de seu povo todo o instante, para que nada viessem a faltar para os seus escolhidos. Vejamos que proveito podemos tirar nos dias de hoje para o exercício de nossa fé, para que andemos de glória em glória em Cristo!
Muitas pessoas estudam a palavra, são batizadas, continuam por algum tempo (sejam dias ou décadas) e, depois, abandonam o caminho de Deus. Quando isso acontece, naturalmente surge uma dúvida entre outros. Será que essas pessoas realmente se converteram a Cristo? Como uma pessoa que estudou a palavra e se batizou para remissão dos pecados pode voltar ao mundo? O que a Bíblia diz?