Infelizmente, podemos dizer que muitos cristãos hoje em nossas igrejas agem da mesma forma, adoram aparecer na mídia, serem bajulados, serem artistas, ídolos do povo. Muitos se tornam um empecilho para as pessoas novas na fé, aquelas que querem ter um relacionamento verdadeiro com Cristo, desejam obedecer aos princípios bíblicos e, ao olharem para estes 'cristãos fariseus', se decepcionam a ponto de abandonarem a fé.
Um falso profeta é aquele que afirma falar em nome de Deus, sem contudo representar a Deus ou mesmo pertencer a Ele. Além disso um falso profeta propaga ensinos antagônicos as Escrituras, tomando para si uma autoridade que não lhe pertence afirmando ser aquilo que Deus diz que Ele não é. Isto posto, elenco 10 características de um falso profeta...
O Senhor Jesus não carregou nossas enfermidades na cruz. 'Ele tomou as nossas enfermidades' significa que, durante Sua vida terrena, Jesus tirou as doenças de muitos. Mas não está escrito que Jesus estivesse com AIDS, hepatite ou câncer quando estava dependurado na cruz, como se chega a afirmar.
A separação do joio e do trigo ocorre pela denúncia do mal, o Senhor até por um tempo permite que as coisas aconteçam para que seja identificado quem é e quem não é, pois no silêncio de Deus é revelado o coração dos homens. O fim desta visa alertar, denunciar e despertar o povo de Deus, acerca de suas omissões e práticas contrárias a vontade de Deus, pois por um tempo Deus até fica calado , porém chegará o momento dele se manifestar e julgar a causa dos fiéis, o dia em que ele fará a diferença entre quem serve e quem não o serve, o dia em que ele separará o joio do trigo...
Sei que este assunto causa medo em quem não tem a certeza de sua salvação; mas o assunto é real e verídico. O inferno é um fato real e verídico. Decidimos-nos nesta vida, onde viveremos a nossa eternidade. O inferno existe! E não é simplesmente o Hades mitológico dos gregos, onde Zeus mandava aprisionar debaixo da terra pessoas para o seu castigo.
Uma das áreas que os autores de Provérbios apresentam bons conselhos é a da sexualidade humana. Temas variados são destacados pelos sábios, a fim de que os ouvintes não se deixem enganar pelos discursos enganadores. O adultério é frontalmente criticado nos Provérbios, em defesa de uma sexualidade sadia, pautada nas orientações divinas.
Não encontramos no Velho Testamento qualquer declaração que defina a substância ou a essência de Deus. Somente no Novo Testamento é apresentada a espiritualidade de Deus. Ele é, essencialmente, Espírito, e, nessa qualidade, é imaterial. Portanto, não pode ser visto pelo olho material e nem pode ser representado por coisas materiais.
A humilhação que seus inimigos queriam para ele não era para ser preenchida só pela desolação de sua morte. Teria também que perseguir seu corpo mutilado a uma sepultura de criminoso, sem nome. Não há evidência de que a hierarquia judia planejou para que Jesus fosse crucificado entre dois criminosos, mas isso certamente lhes agradou. Eles desejavam ardentemente que ele fosse identificado com os notoriamente perversos.
A vida, por um lugar de repouso. Jesus é O lugar de repouso. Ele nos convida a não estarmos preocupados, ansiosos, temerosos, antes que se cumpra em nós essa comunhão diária com o Pai. É fato que muitos de nós, nesse momento, segura cálices cheios nas mãos, que não gostariam de beber: perdas, separações, decepções, desempregos, solidão e por ai vai. Contudo, sobre todas as coisas, está Deus nos oferecendo Seu lugar de Repouso.
Jamais atingiremos a experiência da vitória do Calvário em nossas vidas, se não estivermos preparados para reconhecermos a Sua vitória na cruz como o segredo de nossa vitória pessoal, hoje. Não há nenhuma vitória que seja nossa que não foi antes dEle. O que temos a experimentar Ele comprou, e o que Ele comprou para nós, temos de experimentar.
Amor X Inveja, Amizade X Inimizade, Bem X Mal. Sentimentos opostos que podem conduzir a Vida ou a Morte. Infelizmente em Adão fomos inoculados pelo sentimento da Inveja e por causa disso a morte foi introduzida. O Amor e o temor a Deus são as armas mais eficazes para combater a Inveja.
Por muito tempo, Deus ficou quieto e deixou Jó e seus amigos procurarem respostas entre si. Mas quando ele falou, a voz divina desceu como um trovão de repreensão. Ele disse a Jó -'Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?'. Nos últimos capítulos do livro, Deus mostrou que o homem não tem condições de compreender nem questionar a sabedoria do seu Criador, e fortemente repreendeu os amigos de Jó por suas filosofias absurdas.
Então o homem e a mulher ao se casarem não são mais duas pessoas, 'de modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem' (Mateus 19.6). Na matemática de Deus a soma é tão intensa que 1+1=1. Como um casal pode ser unido em uma só carne? O corpo tem 5 sentidos naturais que completam a pessoa e a partir deles vamos refletir sobre a união no matrimônio...
'Inclina, ó Deus os teus ouvidos à minha oração e não te escondas da minha súplica. Atende-me e ouve-me; lamento-me e rujo, pois o clamor do inimigo e a opressão do ímpio lançam sobre mim iniquidade e com fúria me aborrecem.' Este é o início de um Salmo de Davi, o rei que orava e dependia das respostas de Deus.
Se neste ministério quisermos ter êxito, cultivemos, diuturnamente, as qualificações que tornam o ministro um autêntico conselheiro. Caso contrário, as almas que nos foram confiadas pelo Sumo Pastor jamais terão saúde espiritual. O que faz o conselheiro não é a erudição, é a sabedoria espiritual; não é a eloqüência, é a palavra ungida; não é o domínio das línguas originais, é o controle da própria língua e a discrição no falar; não é o brilho da personalidade, é o caráter provado e íntegro. Sem a integridade de caráter, o conselheiro bíblico inexiste.
Ao longo deste trimestre estudaremos os livros sapienciais de Provérbios e Eclesiastes. Esses dois textos bíblicos tratam a respeito da sabedoria, não a dos homens, mas a de Deus. O salmista, bem como os autores dos Provérbios, assume que o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria (Sl. 111.10). Esse tipo de sabedoria, na perspectiva judaica, precisa ser diferenciado do simples conhecimento. Isso porque a sabedoria é uma aplicação prática, daqueles que atentam para os conselhos de Deus (Pv. 13.10).
Há diferentes tipos de ovelhas em qualquer rebanho, assim como há diferentes tipos de obreiros no ministério. Cada tipo de ovelha requer cuidados específicos da parte do seu pastor ou dirigente. A ovelha boa é vista em João 14.27,29 e Salmos 23. A ovelha boa não apresenta problemas para si, nem para o seu pastor. A ovelha boa apenas requer do seu pastor ou dirigente alimentação, proteção, cuidado, contato e administração. A ovelha problemática é vista em Ezequiel 34, onde se apresentam sete tipos de ovelhas problemáticas, em má situação...
Estudando sobre as cartas destinadas as sete igrejas do Apocalipse, parei de forma mais demorada na sétima carta, aos de Laódiceia. E aqui não se pretende esmiuçar cada linha da mensagem de Jesus àquela igreja, mas de modo especifico destacar a mornidão espiritual que reinava naquela comunidade. Não é surreal saber que Jesus estava do lado de fora, batendo à porta da igreja em Laódiceia? Assim sendo, os crentes por lá estavam vivendo um tremendo engano, em nome da tolerância.
Um sacerdote serve como intermediário entre homens imperfeitos e o perfeito Deus que os criou. O sistema do sacerdócio mudou com Jesus. O sacerdote é o sacrifício! Arão e outros sacerdotes do Antigo Testamento levavam o sangue de animais, mas Jesus ofereceu seu próprio sangue. Uma vez que entendemos o papel de Jesus Cristo como sumo sacerdote eterno, podemos apreciar o privilégio que ele estende aos seus seguidores.
Davi em toda a sua vida procurou manter acesa a chama da sua intimidade com Deus. Isso foi fundamental na vida de Davi e mesmo no período de sua queda moral, o relacionamento de Davi com Deus, não se dissipou. Davi verdadeiramente foi exemplo de um homem amigo de Deus. Nada poderia destruir esse elo entre Davi e o SENHOR. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que estão na igreja, mas ainda resistem a Deus em seus corações. Nunca buscaram ter um relacionamento mais profundo com Deus. Não parecem com Deus, não andam como Deus espera que andem.
Nós precisamos de Deus. Esse clamor deve ser direcionado para o Pai. A Bíblia diz que, quando Jesus orava, olhava para o alto e dizia: Pai, eu sei que tu sempre me ouves! Por isso que, quando clamamos, sabemos que Deus nos responde. Queridos, somos uma Geração de Justos, que aprendemos a gritar diante do Senhor, crédulos que Ele nos ouvirá e mudará a nossa sorte. Ele mesmo curará a nossa ferida, ligará as nossas enfermidades, encherá de alegria a nossa casa, e romperá de glória a nossa história.