Tanto no Velho como no Novo Testamento, Deus recebe o louvor dos lábios de suas criaturas. O Salmo 96 vem da época de Davi, quando a arca da aliança foi levada a Jerusalém, que se tornou a cidade escolhida como centro de adoração ao Senhor. Esta versão do Salmo se divide em duas estrofes, cada uma começando com uma tripla convocação - 'Cantai... cantai... cantai'
Jesus ordenou que seus discípulos ensinassem e fizessem discípulos. Jesus não mandou-nos 'fazer crentes' – isso só Ele pode fazer. Ele mandou-nos 'fazer discípulos', e para isso Ele nos capacita. Enchemos igrejas de quantidade de crentes, mas Jesus conta primeiro com a qualidade de crentes. Quantidade tem a ver com o novo nascimento, novos convertidos. Qualidade tem a ver com discipulado, como está exposto aqui.
Dia 31 de outubro é o Dia da Reforma Protestante e da Pregação do Evangelho. Lutero elaborou 95 teses contra a venda de indulgências, contra o poder absoluto do papa e pregando a salvação, não mais pelas obras, mas única e exclusivamente pela graça de Deus. Pregou essas teses na porta da Igreja de Wittenberg, com um convite a um debate sobre elas.
Algumas igrejas permitem e outras exigem que seus pastores sejam solteiros. O que Deus revelou sobre esta questão? O Espírito Santo foi específico e detalhado nas qualificações destes servos. Encontramos listas de características deles em 1 Timóteo 3.1-7 e Tito 1.5-9. Para as pessoas que realmente querem agradar ao Senhor, estes trechos resolvem a questão de pastores solteiros.
No livro de Provérbios encontramos vários conselhos a respeito do uso apropriado da língua. Se as pessoas atentassem para o que diz esse texto de sabedoria, evitariam muito males decorrentes do descuido quanto ao que falam. Como cristãos, devemos seguir o conselho de Paulo a Tito - 'a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão, para com todos os homens' (Tt. 3.2).
Durante todo o período antes da morte de Cristo, sacerdotes serviam como intermediários entre homens e Deus. Jesus se tornou sacerdote depois de terminar sua missão terrestre e agora serve nesse papel na presença do Pai. Pense no tamanho desse privilégio - qualquer um de nós que decide se entregar ao Senhor se torna sacerdote e ganha acesso ao Pai! Como seus sacerdotes, vamos oferecer sacrifícios espirituais que agradam a ele, ou seja, vamos nos sacrificar ao Senhor!
O que dizer de corpos que foram reduzidos a nada? Seus átomos se espalharam pelo ar e hoje fazem parte de outros corpos e até de objetos inanimados. Como reagrupá-los? Que Deus é onipotente, todos concordamos sem titubear. Todavia, se um átomo que antes pertencia a um corpo, agora pertence a outro, a qual deles ele se ajuntará na ressurreição? E no caso de um órgão que tenha sido doado, em que corpo ressuscitará, no que doou ou no que recebeu?
Saber controlar as nossas emoções é uma virtude que todo cristão deveria cultivar. Quantas vezes agimos precipitadamente com as pessoas e até mesmo com os irmãos. Deixamos que a ira e a discórdia tomem conta das nossas emoções. Muitas vezes tiramos uma conclusão lógica, mas precipitada, falsa, e por isso não conseguimos evitar um conflito. Muitos homens de Deus tomaram decisões precipitadas e amargaram as consequências posteriormente.
Antes de seu real encontro com o Senhor Jesus, experimentou Martinho Lutero uma profunda crise espiritual. Diante da visão daquele jovem trancado em si mesmo e fustigado pelo terror do inferno, Staupitz aconselhou-o a procurar a justificação através dos méritos de Jesus Cristo. Já fortalecido por tão imprescindível verdade, Lutero saiu a reformar a Igreja. Se você deseja, de fato, dedicar-se ao aconselhamento pastoral, busque aprimorar-se espiritualmente; ore, leia a Bíblia, tenha os seus momentos devocionais; adore a Deus com o seu trabalho, e não somente com a sua voz.
É proibido ou pecado sair para dançar? Acho lindo a dança e traz um bem estar tão grande que parecemos uma pluma no outro dia. Mas faz muitos anos que não saio para dançar, porque penso que Deus condena.
Depois das saudações iniciais da sua primeira epístola, o apóstolo Pedro escreveu - 'Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança....' Pedro escreveu para pessoas perseguidas que enfrentavam a real possibilidade de serem mortas por causa da sua fé. Mas ele faz pouco caso deste perigo por confiar na viva esperança. Deus deu vida para Jesus e ressuscitará seus seguidores.
Para que nossa vida continue crescendo, precisamos desenvolver uma salutar insatisfação contra a mediocridade e o comodismo levantando da poeira e prosseguindo para o alvo. Preste atenção no que Paulo disse - 'uma coisa faço'. Existe uma frase que diz muito com poucas palavras - 'quem falha em planejar, planeja para falhar'. É verdade. Mas, ficar só no planejamento, só no projeto, também não leva a lugar algum. É a sua vida que está em jogo, ou você já se esqueceu disso?
O que quis Jesus dizer a seus discípulos com o desafio 'Siga-me'? Seguir a Jesus, no sentido de Mateus 16.24, é tão somente o crente nunca se desviar? Estamos nós, de fato, seguindo a Cristo ou pensando que estamos seguindo?
O livro de Provérbios apresenta vários conselhos a respeito do uso apropriado do dinheiro. Tais orientações são bastante práticas, e úteis para os cristãos dos dias modernos. Na lição de hoje trataremos justamente a respeito desse assunto tão controvertido, e pouco discutido nas igrejas, e quando é feito, nem sempre se considera a totalidade das Escrituras.
Se você é filho de Deus, você é co-herdeiro com Cristo Jesus do amor de Deus, e esta é uma promessa para os seus filhos. A Palavra de Deus não ensina que os nossos pecados serão cobrados dos nossos descendentes. Nisto percebemos que o cultivo de uma cultura familiar corrompida por vícios, idolatria e imoralidades, ensinados pelos pais aos filhos trará a ausência das bençãos pactuais de Deus, mas, cada um será responsável por si... A doutrina da maldição hereditária nega tanto a suficiência de Cristo, em perdoar graciosamente os nossos pecados, como a fidelidade de Deus em cumprir as Suas promessas.
Na Lição de hoje trataremos a respeito de dois assuntos fundamentais para o cristão - trabalho e prosperidade. O livro de Provérbios contem vários ensinamentos a esse respeito, por isso, abordaremos alguns aspectos desses tópicos com base nesse compendio de sabedoria. Ao final, avaliaremos tais ensinamentos a partir da visão cristã do trabalho e da prosperidade.
Cristo é a humildade de Deus encarnada na natureza humana, o Amor Eterno humilhando a si mesmo, vestindo-se de mansidão e de benignidade para vencer, servir e nos salvar. Como o amor e a humildade de Deus fazem dele o ajudante e o servo de todos, da mesma forma Jesus foi a humildade encarnada. E assim Ele ainda está no meio do trono, o Cordeiro manso e humilde de Deus.
Antes de Jesus, houve sim pecado e condenação. Todos pecaram e mereceram a morte espiritual. Paulo diz que a lei do Antigo Testamento mostrou o problema, e que a fé em Jesus Cristo é a solução. Nesta última citação, ele comenta sobre a necessidade do sangue de Jesus para fazer propiciação pelos nossos pecados. Se já existiam meios para perdoar pecados, por que Jesus se sacrificou na cruz?
Os dias de tribulação não são de forma alguma agradáveis. Eles são permitidos por Deus para nosso crescimento como pessoas e como cristãos. No tempo da angústia é tempo de conversar com o travesseiro. De contar as estrelas do céu. De perguntar ao Senhor por sonhos e visões. Nosso cotidiano muitas vezes nos faz perder o foco. E os espinhos das preocupações dessa vida sufocam as flores das espigas. Deus não se esquece de nossos sonhos, nem do seu propósito para nossa vida. Se você estiver passando pelo vale da sombra da morte, não se desespere, nem se atemorize.
Todo aquele que se diz ministro e não vive nas normas de Cristo, é mentiroso e está a seviço do diabo, que também usou a Bíblia para tentar Jesus no deserto, hoje muitos supostos ministros usam a Bíblia como marketing comercial, porém, de Deus não se zomba, coisa horrível é cair nas mãos do Deus vivo.
O problema nas igrejas da Galácia envolveu a presença de 'algumas pessoas' que estavam ensinando um falso evangelho. Os nomes destas pessoas nunca são citados no livro de Gálatas, talvez por causa de desprezo. Este novo evangelho que estava sendo promulgado pelos falsos mestres não era nem evangelho. A palavra 'evangelho' significa 'boas novas'. A mensagem pervertida não era boas novas porque não conduzia à salvação.