Ao nos ensinar sobre oração, Jesus inclui a necessidade diária do perdão. É aqui que engasgamos nas palavras, pois nem sempre é fácil perdoar. Sem perdão em nosso coração a amargura cria raízes e a vida fica prejudicada, andamos devagar e tristes como se estivéssemos carregando cargas pesadas. Que não precisemos chegar ao extremo da dor para conhecer o valor do perdão.
Nesta série de artigos sobre o tema 'Ministério dinâmico', citarei 13 atitudes que o obreiro do Senhor Jesus deve ter para dinamizar o seu ministério. Neste primeiro artigo, tratarei de cinco atitudes. Antes de tudo, é importante destacar que...
Eleazar bar Azaria (100 d.C.) explicou - 'um dia e uma noite fazem um ‘iona’ (24 horas), mas um ‘iona’ começado, vale um ‘iona’ inteiro'. Entendendo esta maneira de se expressar, compreendemos que um período que inclui parte da sexta-feira, o sábado inteiro e parte do domingo poderia ser descrito como 'três dias e três noites'. É certo então afirmar que Jesus ficou no túmulo durante três dias e três noites?
Inveja é concupiscência dos olhos que almeja mais do que deveria, é ganância descontrolada por possuir o que pertence a outro e como se não bastasse: inveja deseja que o outro perca o que tem. E você pergunta: Então os cegos não invejam, eles não têm como olhar?! Nossa alma tem olhos, tudo passa pelos nossos sentidos. O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é podridão dos ossos. Provérbios 14.30
Deus alerta Jó sobre o perigo de passar as decisões divinas pela peneira do raciocínio humano - Acaso, anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares?. Corremos o mesmo risco hoje. Seres humanos, com suas capacidades limitadas, imaginam-se competentes para explicar coisas que Deus não revelou, e até para determinar o que Deus pensa quando ele não fala!
Gilgal foi o lugar onde Deus desfez os círculos de pedra, as cargas, vergonhas, aflições. É nesse lugar que o pai de família deve estar para dormir e acordar confiante que Deus guarda sua família. É aqui que a mãe de família deve estar para entregar as preocupações pelo futuro dos filhos. É em Gilgal que celebramos a gratidão por tudo que temos e pelo que não temos, confiantes de que estamos guardados em Deus.
Todos os cristãos, em maior ou menor grau, passam por momentos de tribulação e angústia em virtude das tentações. Ser tentado não é pecado, mas um convite a pecar. Jesus ensinou os discípulos a orarem clamando por socorro - Não nos deixes entrar (ou cair) em tentação; mas livra-nos do mal. Jesus não ensinou a seus discípulos que a tentação não viria mais a partir do momento que se convertessem, mas os instruiu a clamarem por socorro diante de Deus quando se sentissem presos nas redes das tentações.
Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Salmo 73.3. Neste salmo, a possibilidade de prosperidade por parte dos ímpios é exposta. Fica agora evidente, que nem toda prosperidade é resultado da bênção proveniente da obediência a Deus. Por desconhecer até então esta possibilidade, o salmista Asafe ficou confuso ao ponto de quase se desviar e escorregar.
Notícias de guerra dominam as manchetes do dia. Conflitos no Oriente Médio. Guerras antigas na África. Ameaças de hostilidades na Ásia. Os nomes, lugares e motivos variam, mas a história é a mesma. Paz mundial duradoura parece cada vez mais distante no mundo moderno. Como devemos encarar a guerra? Um discípulo de Cristo pode usar armas para matar outras pessoas? O que Deus diz nas Escrituras?
O jejum de Daniel, em vez de jejum do alimento por completo é uma abstinência parcial. Nesse período Daniel se absteve do que dava prazer à carne. O mais importante do jejum não é a abstinência e sim a consagração a Deus. Vamos refletir sobre as 21 Bênçãos do Jejum, sendo 7 para o Corpo, 7 para a Alma e 7 para o Espírito.
Não leia o Apocalipse sem o livro de Daniel. E não tente interpretar o segundo sem a ajuda do primeiro. Ambos completam-se maravilhosamente. Vejamos, agora, como poderemos entender os setenta e cinco dias do profeta Daniel.
O sacrifício de Jesus foi perfeito e eficaz. Ele se mostrou obediente e cumpriu toda a justiça. Como, então, poderia Paulo dizer - '...e preencho o que resta das aflições de Cristo....'?
Será que seremos a única espécie que desfrutará dos novos céus e nova terra profetizados pelas Escrituras? O que será das inúmeras espécies animais e vegetais, frutos do gênio divino? Terá Deus criado todas elas apenas como figurantes da trama cujo protagonista é o ser humano?
Eu pensei que seria muito egoísmo de minha parte, não compartilhar, aqui, minhas experiências com a oração, a ajuda do Senhor Jesus e falar sobre as atitudes que tomei para enfrentar aqueles difíceis anos no alto de uma grave depressão. Há sim, uma porta de saída.
Aqueles que amam apenas a si são egoístas, apenas ao próximo não passam de filantropistas, e apenas a Deus são fanáticos. O tripé das obrigações cristãs passa pelo crivo do amor-ágape, no sacrifício de Cristo pelos homens, modelo para os Seus discípulos em relação aos outros.
Quero trazer á tona a mesma lista de iniquidades escrita aos gálatas e ressaltar dois pecados que ocorrem de forma quase imperceptível para que haja melhor compreensão e, na sequencia textos bíblicos que mostram de forma incontestável que a inveja e o ciúme, são sentimentos carnal e abomináveis aos olhos de Deus.
Jovens são importantes em qualquer lugar e, no Reino de Deus, eles têm um lugar especial reservado para si. Vamos aprender algumas lições úteis e práticas que vão nos ajudar a enfrentar e vencer as dificuldades da vida, a partir de hoje? Ótimo, vem comigo!
O tempo é um recurso muito limitado e precisa ser muito bem administrado. Alguém já afirmou que tempo perdido não se recupera, visto que, para recuperar o tempo que se perdeu, você acaba perdendo um tempo que poderia ser investido em novas realizações. Remir o tempo, conforme Efésios 5.16, significa literalmente - aproveite bem as oportunidades e evite a ociosidade.
O profeta Isaías descreve o reinado do Messias como um abrigo, um lugar de refugio para dias de calor, frio, chuvas e tempestades. É uma metáfora sobre viver amparado pela graça Divina que sempre é suficiente para suprir as insuficiências humanas.
Algumas pessoas chegaram até Jesus depois de lavar as redes muitas vezes, esforçando-se para se sentirem satisfeitas espiritualmente, por ações baseadas na natureza humana. Mas a pesca só aconteceu quando deram ouvidos ao Evangelho, largaram a velha vida, as redes remendadas e foram navegar com Jesus dentro do barco.
Em Cristo, porém, Deus preparou-nos um lugar infinitamente melhor. Um lugar almejado por reis e patriarcas. Sim, Ele preparou-nos a Nova Jerusalém. Não quer você também morar na formosa cidade?