A cada dia 25 de dezembro as cidades se enchem de luzes. Fogos de artifício explodem no ar. As mesas estão sempre fartas. No comércio, multidão se comprime de olho na roupa e no sapato novo. Há um espírito de solidariedade no ar. Famílias inteiras se confraternizam. Amigos e inimigos dão-se as mãos e se abraçam. É Natal. O mundo ocidental pára em comemoração ao nascimento de JESUS. Mas você sabia que é um erro histórico comemorar a data 25 de dezembro como sendo a do nascimento de JESUS CRISTO? Nem na tradição romana religiosa nem nos abusos mercadológicos, não há documento algum no mundo que prove que o Filho de DEUS tenha nascido nessa data. Nem mesmo na Bíblia Sagrada consta tal afirmação. A falta de indícios nos escritos sagrados sobre a data de nascimento de JESUS remete-nos à impossibilidade também de tentarmos compreender a diferença existente do calendário judaico com o romano. E por que a data de 25 de dezembro é utilizada como símbolo comemorativo desse nascimento? O melhor presente que você dará a si próprio é viver o Natal interiormente, compreendendo, aceitando e se alegrando em JESUS, o Filho de DEUS. Observe que as tradições religiosas ensinam exatamente o contrário a viver o Natal de fora para dentro.
Há dois mil anos, ocorreu um nascimento ainda mais extraordinário, singular e miraculoso.Os efeitos desse evento não apenas dividiram nosso tempo em duas partes – a.C. e d.C. –, como também estabeleceram para sempre um testemunho vivo do amor e da fidelidade de Deus. Naquela noite nasceu o Messias.
A palavra Natal, significa nascimento, do latim: Natalis, no sentido de "ser posto no mundo". Muitas pessoas, foram postas no mundo. Apenas uma perpétuou seu nascimento, Jesus. Ele foi o bebê mais ilustre de toda face da terra, seu nascimento até dividiu a história.
Todo ano é a mesma coisa - 'Um cristão pode celebrar o Natal? Natal é uma festa pagã?' Parece que toda vez que chega dezembro 'está aberta a temporada de caça aos evangélicos que celebram o Natal'. É bom lembrar que quando falo em comemorar o Natal estou falando sobre comemorar o Nascimento de Cristo e não comemorar a vinda do legalista Noel.
Você sabia que o Natal é uma data tão especial que parou uma guerra? Foi em 1914, quando soldados alemães lutavam contra os ingleses, no interior da França. Quando chegou a manhã do Natal, nenhum tiro foi disparado.
O fato que mudou a história da humanidade aconteceu na periferia de uma pequena vila, e os personagens mais próximos eram pastores de ovelhas, e alguns misteriosos reis do oriente... Nada de opulência! Nada de luzes! Nada de enfeites!
O mês de Dezembro e esta época do natal é meu período do ano favorito! Gosto das músicas, enfeites, confraternizações, troca de presentes, abraços, demonstrações de gratidão e generosidade, declarações de amor, amizade, e clima festivo! O cristão tem motivos de sobra para se alegrar, cantar e celebrar a vinda de Cristo ao mundo! Tanto é que o evangelho de Lucas, nos dois primeiros capítulos, ao tratar do nascimento de Cristo registrou cinco lindas músicas!
Não gostaria que esse fosse mais um texto daqueles que reclama da presença do Papai Noel no Natal e, por tabela, deixa o verdadeiro aniversariante de lado. Por mais que concorde com isso, com o fato de que no Natal deveríamos lembrar do Redentor da raça humana, gostaria, entretanto, de entender o motivo pelo qual o 'bom velhinho' é tão cativante.
Figuras notórias nos cartões natalinos, os três reis magos exercem fascínio sobre os cristãos do mundo inteiro. Mas quem disse que eram reis? E mais - quem disse que eram três? Não há uma única passagem bíblica que afirme isso. Presume-se que eram três por serem três os presentes que trouxeram ao menino Jesus. Mas não há qualquer indício para que presumamos que eram reis.
Na época de Natal é costume montar presépios em igrejas, lojas e residências. Neles sempre há duas figuras muito populares: o boi e o jumento. O relato bíblico do nascimento de Jesus não menciona bois nem jumentos.
Em nossa época, em que são abortados anualmente cerca de 50 milhões de bebês e o sangue de cada um deles clama aos céus, queremos chamar a atenção para um relato que foi publicado no boletim da associação médica européia "Medicina e Ideologia". Que esse artigo toque os corações não somente de médicos, mas também de mães, pais e políticos.
Cada vez que comemoramos o Natal, escarnecemos do Senhor Jesus, nos tornamos cúmplices das obras das trevas e praticamos a hipocrisia.
O profeta Miquéias viu o desenrolar cronológico do primeiro e do segundo Natal: 'E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade' (Mq 5.1).
Há aproximadamente 2000 anos Deus veio ao mundo, tornando-se homem em Jesus Cristo para reconciliar-nos consigo mesmo.
O período do Advento abrange os quatro últimos domingos antes do Natal, que dão início ao chamado ano litúrgico. Ele sempre começa no Primeiro Domingo do Advento e se estende até o fim de novembro do próximo ano.
"Quando Tudo Mudou" - Isso não soa meio exagerado? Será que realmente tudo mudou quando aconteceu o primeiro Natal neste mundo?
O Natal está tão cheio de aditivos que destorciam o verdadeiro sentido, fazendo o Natal comercial e não sobrenatural, não com Gloria a Deus nas alturas. Por isso estamos defendo que o Natal deve ser ao Natural.
Um menino nasceu e mudou a história mundial, por mais que o paganismo possa desconsiderar a pessoa de Jesus, a reação de não aceitar o marco da história é pura tolice, pois todos foram marcados por Antes Dele e Depois Dele.
Se fosse da vontade de Deus que guardássemos e celebrássemos o aniversário do NASCIMENTO de Jesus Cristo, Ele não haveria ocultado sua data exata, nem nos deixaria sem nenhuma menção a esta comemoração, em toda a Bíblia.
O dia 25 de dezembro foi escolhido porque coincidia com os festivais pagãos que celebravam a saturnália e o solstício de inverno, em adoração ao deus-sol, o sol invictus. O deus-sol é muito provavelmente, uma indicação de Ninrode mencionado em Gênesis 10:8-10.
Se Noel alguma vez entregou presentes na véspera de natal, ele já está morto. Mas, mesmo assim, FELIZ NATAL!!!! Festeje esse final de ano comemorando o Cristo, Salvador e Senhor. Esse não é conto de carochinha. É a presença certa de Deus em nós.