"Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós."  1 Coríntios 5.7
A Páscoa é lembrada em praticamente todas as religiões. Mas as celebrações que marcam a data são distintas, assim como o significado para as diferentes crenças
“Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição” (Rm 6.5).
Coelhos, ovos e outros apetrechos populares foram acrescentados ao evento da Páscoa pela crendice e superstição populares. Nada têm a ver com o significado da Páscoa judaica que comemora a libertação dos judeus da escravidão do Egito e nem da ceia do Senhor celebrada pelos cristãos em memória de Cristo.
Num contexto de mudanças tão rápidas e da banalização do cristianismo, eu particularmente creio que a celebração cristã que mais representa o significado do verdadeiro cristianismo é a páscoa cristã.
Nós cristäos também comemoramos a páscoa, não a páscoa judaica nem a comercial onde o mais importante é a troca de ovos de chocolate deixados pelo Coelho de Páscoa, mas a páscoa bïblica neo testamentária. Jesus Cristo o fundador do cristianismo nosso Cordeiro Pascal, praticava a páscoa judaica e a transformou em Santa Ceia, portanto os cristãos de todo o mundo praticam a páscoa pelo menos uma vez por mês.
Não se deixe enganar. Não existe coelho da páscoa - mas, sim, o Cordeiro de Deus - JESUS CRISTO. Na Páscoa, nada se refere a chocolate mas, sim, ao precioso sangue de Jesus derramado na cruz em favor de cada um de nós.
Para nós evangélicos a verdadeira páscoa foi consumada quando o nosso Mestre e Senhor foi crucificado na cruz. O nosso alvo é a importância da morte do Senhor Jesus, e devemos nos lembrar disso, até a volta d'Ele, para nos buscar; isto é, devemos lembrar da Sua morte na Ceia do Senhor.
Jesus foi humilhado. Foi açoitado, coroado com uma coroa de espinhos, riram da sua dor. Foi crucificado, venceu a morte e ressussitou para nos dar a Vida Eterna. Até onde o sacrifício de Jesus na cruz valeu a pena por você? 
Enquanto comiam, Jesus tomou um cálice, agradeceu e disse: “isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (Mt 26.28)
O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto três dias depois, ressuscitará. Estás disposto a morrer com Cristo nesta manhã?
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.
Como a lua nova determina o início do mês de Nisan, a Páscoa original podia cair em qualquer dia da semana, de segunda-feira a domingo. No ano 190 d.C., levantou-se uma polêmica sobre que dia escolher para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, e determinaram o dia da ressurreição, a Sexta-Feira da Paixão.
A Sexta-feira Santa é o dia em que muitos cristãos lembram da morte de Jesus na cruz. Sexta-feira Santa é a sexta-feira bem antes do domingo de Páscoa. É comemorada tradicionalmente como o dia em que Jesus foi crucificado. Se você está interessado em um estudo do assunto, consulte o nosso artigo que discute as diferentes posições sobre o dia em que Jesus foi crucificado. Supondo que Jesus foi...
A sexta-feira antes da Páscoa chamada de santa é feriado no Brasil e em muitos países. O motivo é simples apesar de o Brasil ser um estado laico manteve-se a tradição de respeitar o costume cristão de recolhimento no dia em que se lembra a morte de Jesus Cristo principalmente pelo fato de o país ter sido colonizado por Portugal país de fortes raízes cristãs. Folga institucionalizada que nunca foi contestada de forma incisiva. Mensagens para Sexta-feira Santa. Sexta-feira Santa é a data em que nos lembramos da crucificação de Jesus Cristo e da sua morte no Calvário. Nesse dia também relembramos os ensinamentos do Mestre sobre o amor principalmente o amor ao próximo. Aproveite esse momento para meditar e espalhar o bem.
Na quinta-feira, pela manhã, é realizada a missa da Bênção dos Óleos. Os ritos da sexta-feira comemoram a morte de Jesus. O Sábado é o dia em que se acende o Círio Pascal. No ritual católico, a grande festa é o Domingo, mas a população entende a missa de vigília, que começa à meia-noite do sábado como Sábado de Aleluia, ou seja, o sábado de alegria. O Sábado de Aleluia e a Semana Santa, são celebrações criadas pelo homem, não havendo fundamentos bíblicos para tal.
A celebração da Páscoa ao longo dos séculos antes de Cristo sofreu algumas alterações de caráter secundário. Contudo a Páscoa nunca modificou o seu sentido de memória dos grandes atos de Deus em favor do Povo a fim de que esse gesto possa renovar a esperança daqueles (as) que estão oprimidos(as).
Esta semana é conhecida como santa porque, segundo o calendário católico romano, foi o período em que Cristo morreu, foi sepultado e ressuscitou. Como cristãos devemos aproveitar essa semana para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da Páscoa que é a salvação àqueles que crêem no Senhor Jesus! Vamos evangelizar.
Para encerrar o período da quaresma, os 40 dias estipulados pela Igreja Católica para que o fiel se prepare para o ápice da Semana Santa, a ressureição, missas são celebradas com hinos e trechos bíblicos sobre a ressureição. Domingo de Ramos; Missa da Crisma; a ceia do Senhor em alusão à última ceia entre Jesus Cristo e os 12 discípulos. A missa do Lava Pés; a celebração da paixão e morte de Cristo. A vigília pascal onde o padre abençoa o fogo que acenderá uma grande vela, chamada de Círio Pascal... Qual o significado dessas missas?
Na semana conhecida como a Semana Santa Jesus entrou em Jerusalém para celebrar a Páscoa passou seus últimos momentos com os discípulos instituiu a Santa Ceia foi crucificado e ressuscitou. Essa semana foi muito importante porque Jesus cumpriu sua missão de salvar o mundo. O Domingo de Ramos da início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém aclamado pelos judeus.A Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus com ramos e matos proclamando Hosana ao Filho de Davi. A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus que ocorre no domingo de Páscoa.
Sacrifício de JESUS, O que o sacrifício de JESUS Cristo significa em nossa vida diária, Por que Deus entregou JESUS como sacrifício de resgate? O poder do sacrifício de JESUS, O sacrifício de JESUS, A importância da morte e ressurreição de Cristo, JESUS O sacrifício de amor, O Único Sacrifício pelos Pecados, sacrifício de JESUS na cruz, entendendo o sacrificio de JESUS, MORREU JESUS POR TODOS? Quando o Sacrifício de JESUS Não Vale Nada, O sacrifício de JESUS na cruz supremo único e inigualável, O que significa que JESUS é o Cordeiro de Deus? Por que Deus exigia sacrifícios de animais no Velho Testamento?

Quando Pilatos olhou para o acusado, que estava diante dele quieto, percebeu que uma “justiça brutal” já tinha sido administrada contra tal homem. As vestes de Jesus estavam rasgadas e era evidente que ele tinha sido espancado

Foi um dia de vitória aparente, mas enganosa, para os servos do Inimigo. O mesmo que tentou Adão e Eva no jardim, que tentou derrubar Jó por meio de terríveis aflições e que lutou contra os servos de Deus ao longo da história procurou uma vitória definitiva naquele dia em Jerusalém. E por três dias, parecia que tivesse conseguido. Herodes pode ter dormido aquela noite com alguma satisfação de ter livrado o mundo de um homem problemático, mas naquele encontro de dois reis, o único vitorioso foi o Filho de Deus, Jesus, o Nazareno!
Dia após dia, um sacerdote levita entrava no templo e oferecia sacrifícios de animais para a remissão de pecados, conforme determinava a Lei de Moisés. O sistema sacrificial da Lei era apenas uma sombra do que Jesus iria realizar no futuro, através de Sua morte na cruz. Foi através de Sua morte e do Seu sangue derramado, um sacrifício perfeito, que Jesus estabeleceu uma Nova Aliança, uma aliança superior que mudaria o rumo da história da humanidade, tanto para os judeus quanto para os gentios. A Nova Aliança, ao contrário da aliança mosaica, é eterna.
Segundo os estudiosos, há de modo geral no A.T., duas palavras hebraicas traduzidas por vinho:  A primeira palavra: a mais comum é yayim, um termo genérico usado para indicar vários tipos de vinho fermentado ou não-fermentado