As palavras para louvor vêm do hebraico hãlal, que significa fazer ruído, yãdhâ que está associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor e, zãmar, que é associada à música tocada e cantada. Já a palavra hebraica para adoração é abhôdhâ e o grego latreia, ambos significam servir com temor reverente, admiração e respeito.
Toda nossa adoração deve ser uma antecipação do céu. Deve ter um sabor do céu vindouro. Esse é o grande fim da adoração, nos levar ao céu e até trazer o céu até nós.
Podemos até pensar que nossas devocionais individuais são um substituto adequado, se não superior, no que diz respeito a ir à Igreja. Nós devemos ser capazes de nos encorajar no Senhor através do estudo da Bíblia, oração e adoração com músicas, mas Deus também nos ordena explicitamente a estarmos uns com os outros. Então, da próxima vez que você for tentado a pensar que faltar o culto de domingo não vai doer, lembre-se do que você estará perdendo. E agradeça a Deus por você ter o privilégio e a liberdade de desfrutar da adoração coletiva com o corpo de Cristo toda semana.
Os Salmos 95-100 compreendem um pequeno grupo de salmos de adoração. Eles parecem ter sido escritos especialmente para serem usados na adoração pública no Templo. Os Salmos 100 e 103 oferecem ambos supremo louvor a Jeová, mas de diferentes perspectivas. Em contraste com o estilo formal e o apelo a todos os homens para adorarem, encontrados no Salmo 100, o Salmo 103 é pessoal e emocional. Escrito por Davi, é um dos mais belos de todo o livro.
Há poder na música quando ela é correta e inteligentemente utilizada, até mesmo para se ganhar uma guerra. A Bíblia tem exemplos do poder da música como arma. Quando Josué lutou na batalha de Jericó, os sacerdotes estavam a marchar ao redor da cidade, sete vezes soprando trombetas feitas de chifre de carneiro. Foi o sinal de uma longa rajada de trombetas que fizeram as paredes virem abaixo. Não subestime a música para ajudá-lo a lutar contra as tentações da vida, para vencer realidades decepcionantes, desanimadoras, deprimentes que todos têm de enfrentar.
Deus deve ser o foco da adoração. É um erro pensar no período de adoração como sendo um momento do qual eu vá tirar algum proveito. Mas também é um erro pensar em estar na presença de Deus através da adoração e não sentir nada.
Tanto no Velho como no Novo Testamento, Deus recebe o louvor dos lábios de suas criaturas. O Salmo 96 vem da época de Davi, quando a arca da aliança foi levada a Jerusalém, que se tornou a cidade escolhida como centro de adoração ao Senhor. Esta versão do Salmo se divide em duas estrofes, cada uma começando com uma tripla convocação - 'Cantai... cantai... cantai'
Há um enorme equívoco no meio evangélico que se enraizou na mente de alguns crentes, quando o músico, ou ministro de louvor é exclusivamente chamado de levita da casa de Deus. Mas, quem eram, de fato, os levitas descritos na Bíblia? O que eles realmente faziam? Que ligações possuem os levitas das Escrituras com os 'levitas' de nossos dias? Quais os equívocos causados quanto ao assunto em questão?
Não há como fugir deste fato - 'A visão que tivermos de Deus, fatalmente afetará as nossas atitudes de Adoração!' Considerando que Adorar é prestar culto, como poderemos cultuar um Deus que desconhecemos ou então, que conhecemos com uma visão errada? 
Aprendemos assim que adoração é um processo contínuo que nos leva do mundo para o altar, onde conhecemos quem de fato dirige a história, e do altar para o mundo, onde fazemos diferença positiva na história cumprindo nela os desígnios do Senhor....
O maior dos adoradores não é a forma de cantar, louvar, mas sim o profundo amor que temos a Deus. Um adorador tem prazer em obedecer a vontade do Pai. Mesmo passando por lutas, provações, aflições e mesmo passando por enfermidades e dores na carne.
A maioria dos cristãos sabe o quê aconteceu no mar Vermelho, e como Deus livrou milagrosamente o povo escolhido. Mas você pode se perguntar o que esse incidente tem a ver com o título da mensagem, 'A Feitura de um Adorador'.