Segredos do Eficiente
Introdução: Em todas as áreas funcionais da vida vocacional e profissional há os que obtêm êxito e os que ficam se desculpando com explicações. As palavras abaixo podem ser a reviravolta de que precisam muitos leitores. O legado de nossa história inspirará multidões ou ser balde de água fria nos sonhadores que nos tinham como referência. Se conseguirmos adotar as sistemáticas sugeridas triunfaremos!
www.MidiaGospel.Com.br Estudo Biblico Jesus DEUS
.br / www.estudosgospel.com
.br / www.centraldepregadores.com
.br
1 – TORNAR-SE ESPECIALISTA NO QUE FAZ.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” II Tm 2.15. Os ofícios sagrados e seculares serão bem-sucedidos se os operadores forem mestres em suas especificações, preparados.
2 – NÃO OPERAR SERVIÇOS PELA METADE.
“Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” Lc 14.29-30. O medíocre desmerece tudo em que coloca suas mãos. O dedicado sempre diz: está consumado!
3 – USAR AS FERRAMENTAS ADEQUADAS.
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Ef 6.11. Armas de defesa e ataque. Instrumentos cortantes e de sutura.
4 – SUAS FERRAMENTAS ESTÃO SEMPRE EM BOM ESTADO PARA USO.
“Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então, se deve pôr mais forças; mas a sabedoria é excelente para dirigir.” Ec 10.10. Amoladas, afiadas.
5 – NÃO PERDER TEMPO OUVINDO CRÍTICAS.
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” I Co 15.33. “Surdo-mudo.” Os atrasados sempre encontrarão alguma coisa que não fizeram, mas de que não gostam.
6 – NÃO TRABALHAR SOB PRESÃO, MAS POR PRAZER.
“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” At 20.24. Realização psicológica do bom serviço.
7 – SERVIR COM ALEGRIA E DISPOSIÇÃO.
“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.” Fp 2.14-15. Espontaneidade.
8 – ACREDITAR NO DESENVOLVIMENTO GRADATIVO DE SUAS OBRAS.
“Prepara fora a tua obra, e apronta-a no campo, e então edifica a tua casa.” Pv 24.27. Cada obra no seu tempo; cada semente em seu terreno.
9 – PASSAR POR CIMA DAS DIFICULDADES OU IGNORÁ-LAS.
“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Rm 8.18. Superação! O homem que tem um sonho valioso passará por sobre areia movediça e entre leões famintos para realiza-lo!”
10 – REGOZIJAR-SE COM OS FRUTOS DE SEUS ESFORÇOS.
“O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.” Is 53.11. O contentamento do dever cumprido é a coroação do trabalhador consciente!
11 – NÃO ESPERAR TUDO FICAR AS MIL MARAVILHAS PARA AGIR.
“Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.” Ec 11.4. O navio não espera as ondas pararem para poder zarpar.
12 – NÃO DESPERDIÇAR MATERIAL.
“E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos, pelos que estavam assentados; e igualmente também os peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.” Jo 6.11-12. Economia. Critério. Proveito.
13 – GUARDAR SEUS INSTRUMENTOS APÓS O TRABALHO, DEPOIS DE LIMPÁ-LOS.
“E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.” Lc 5.2. Zelo. Longa vida.
14 – INSPIRAR OS DEMAIS COM O TESTEMUNHO DE SUA FÉ.
“De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana e por todos os demais lugares; e muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.” Fp 1.13-14. Influência. Referencial. Liderança.
15 – DESCENTRALIZAR QUANDO NECESSÁRIO.
“E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez.” Ex 18.21. Usar a mão de obra de todos.
16 – CULTIVAR A CONSCIÊNCIA DO DEVER CUMPRIDO.
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” II Tm 4.7. Nunca ter de ficar fugindo por ter sido omisso. Driblar todo desânimo. Concluir é o destino; iniciar é instalar bases.
Conclusão: Somos responsáveis pelo que fazemos, deixamos de fazer e pela influência que exercemos, seja positiva ou negativa. O galardão será dado a cada um de acordo com suas obras. O servo fiel sempre será agraciado por seu senhorio; o leviano receberá castigo e constrangimento.