Amados em Cristo, a palavra exorta para que andamos na luz e não tropeçamos nas obras da carne as quais são trevas. Necessário é praticar e viver as obras do Espírito, ser participante do fruto do Espírito. Mas o Fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, caridade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivermos no Espírito, andemos também no Espírito. A Palavra de Deus na carta aos Gálatas 19 a 25 assegura que as obras da carne são conhecidas as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro como já, outrora, vos preveni que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
Você já refletiu nos grandes dons e virtudes que Deus na pessoa do seu Filho Jesus Cristo deus aos homens; e dentre tantos venho citar estes - Autoridade e liderança, sabedoria e inteligência, amor, fé, humildade e submissão. Agora eu pergunto - Qual dentre estas virtudes me proporcionara um maior destaque diante de Deus e diante dos homens? Deus é amor (1º João cap 4 v 8), e toda sua criação se fez com amor, com seu infinito saber e poder, pois diz: “E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (Gênesis cap 1 v 31), e ao refletimos nisto, logo vemos, que a base do sucesso de uma família ou grupo é o amor, porque sem o qual a mesma não resistira os revezes da vida e as diferenças uns dos outros, mas, a família, grupo, empresas, que tem amor por seus semelhantes, e por seu habitat, há de usar as diferenças para promover o sucesso coletivo. Meus irmãos! Um corpo sadio é um corpo que tem em seus membros uma perfeita comunicação, e o Senhor Deus em seu infinito amor, saber e poder, nos revela através do corpo humano como deve funcionar a sua Igreja, o qual não está ligada a órgãos e denominações nenhuma, mas, está ligado Nele próprio que é a cabeça da Igreja “Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o salvador do corpo.” (Efésios cap 5 v 23). Diante disto, vos convido a entenderem pela revelação de Deus nas Sagradas Escrituras (Bíblia), a importância dos dons de Deus dado aos homens.
Na igreja, nosso Deus, sábio e perfeito, dá aos seus servos diferentes dons, de acordo com o perfil de cada um segundo cada realidade. O dom que falta em um existe no outro; cada qual sabe fazer coisas diferentes e gosta de diferentes atividades. Só assim o Corpo de Cristo, do qual somos membros, fica equipado para um ministério integral, podendo atender o ser humano na sua totalidade. Paulo menciona outros dons espirituais, como a cura, a operação de milagres, falar e interpretar línguas... Eles existem em meio e em nossos dias? Sem dúvida, nos momentos e nos lugares próprios, sempre para a exaltação de Deus e não do homem. Nossos missionários, atuando em lugares distantes e sem recursos da medicina, têm tido e contado experiências reais de curas e milagres. Mas não andam propalando, nem chamando a glória para si, arvorando-se como milagreiros. Todos nós sabemos de pessoas que foram curadas milagrosamente pelo poder da fé.
A inspirada Palavra de Deus deve ser o teste de todo ensino, idéia e prática da igreja. Assim sendo, a igreja verá que a Palavra inspirada de Deus é a suprema autoridade, e, por isso, está acima das igrejas e suas instituições. Os profetas eram homens que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesse principais eram a vida espiritual e pureza da igreja. Sob o novo concerto, foram levantados pelo Espírito Santo e revestidos pelo seu poder para trazerem uma mensagem da parte de Deus ao seu povo (At 2.17; 4.8; 21.4).
  • O ministério profético do AT ajuda-nos a compreender o do NT. A missão principal dos profetas do AT era transmitir a mensagem divina através do Espírito, para encorajar o povo de Deus a permanecer fiel, conforme os preceitos da antiga aliança. Às vezes eles também prediziam o futuro conforme o Espírito lhes revelava. Cristo e os apóstolos são um exemplo do ideal do AT (At 3.22,23; 13.1,2). Os profetas continuam sendo imprescindíveis ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeitar os profetas de Deus caminhará para a decadência, desviando-se para o mundanismo e o liberalismo quanto aos ensinos da Bíblia (1 Co 14.3; cf. Mt 23.31-38; Lc 11.49; At 7.51,52). Se ao profeta não for permitido trazer a mensagem de repreensão e de advertência denunciando o pecado e a injustiça (Jo 16.8-11), então a igreja já não será o lugar onde se possa ouvir a voz do Espírito. A política eclesiástica e a direção humana tomarão o lugar do Espírito (2 Tm 3.1-9; 4.3-5; 2 Pe 2.1-3,12-22).
O amor é superior a todos os dons extraordinários. Todos os dons que temos são para esta vida. Mas o amor vai reinar no céu. Dentre as maiores virtudes: fé, esperança e amor, o amor é a maior de todas! O amor ágape é muito mais que emoção. É atitude, é ação. É amar o indigno. É amar até às últimas consequências. Cristo nos amou e a Si mesmo se deu por nós. O amor é superior a todos os dons extraordinários. O amor é melhor do que o dom de línguas (v. 1). O amor é melhor do que o dom de profecia e conhecimento (v. 2). O amor é melhor do que o dom de milagres (v. 2). As maiores obras de caridade são de nenhum valor sem amor (v. 3). O amor é melhor por causa da sua excelência intrínseca e também por causa da sua perpetuidade. Em 1 Co 8.1 Paulo já havia ensinado que o amor edifica. Quando os dons são exercidos em amor eles edificam a igreja. Mas quando os dons não são usados com amor, magoamos as pessoas. Paulo expõe esse assunto por meio de uma referência indireta aos devotos dos cultos de mistérios gregos em Corinto, que adoravam Dionísio (deus de natureza) e Cibele (deusa dos animais selvagens). Nas ruas de Corinto ecoavam o toque dos gongos barulhentos e dos címbalos estridentes, instrumentos que caracterizavam esses adoradores. Esse som monótono e pesado incomodava as pessoas como o latido constante de um cão.
Jezabel era filha de Etbaal, rei dos sidônios e adorava Baal. Sob a influência dela, o rei Acabe, seu marido, construiu um altar e um templo para Baal. A própria Jezabel dava teto e comida para 850 profetas das religiões pagã (I Rs 18.19). Ela foi e é considerada a mulher mais ímpia citada na Bíblia. Ela foi e é considerada a mulher mais ímpia citada na Bíblia. Infelizmente, em nossos dias, Jezabel só é mencionada quando querem falar sobre roupas, acessórios e maquiagens... vaidades! Esquecem que o grande erro de Jezabel foi adorar a Baal, perseguir profetas de Deus.
Com a sucessão de Elias podemos extrair princípios que podem ser observados nos processos sucessórios que envolvem as lideranças. O que estamos deixando para as novas gerações de líderes, para os nossos sucessores? O que estamos fazendo por eles? Ainda somos referenciais como Elias foi para Eliseu? Nossa capa é ainda desejada pelos mais jovens? Qual o nosso legado?
Eu poderia colocar como subtítulo desta mensagem 'O Perigo de Ser Seduzido pela Falsa Doutrina'. Leia Apocalipse 2:18-19 e você verá que o próprio Cristo advertiu a igreja contra a doutrina de Jezabel.
Lembre-se que as pessoas fortemente influenciadas pelo espírito de Jezabel apresentarão muitas delas, num momento ou outro, embora não necessariamente na ordem descrita. Uma característica isolada não indica que alguém tenha o espírito de Jezabel.
Qual é o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo? Até a maioria dos não-crentes sabe que a Bíblia contém o relato de quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Então, qual é a essência destes evangelhos, ou as "boas novas"? 
Maria sofreu ao ouvir um profeta de Deus lhe dizer que ela sentiria angustia aguda no ministério de seu amado filho, mas contudo guardou em seu coração tais palavras. Assim é uma mulher virtuosa, valorosa, ela sabe que o sofrimento pode vir, mas não se esquece que o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã.
A mulher virtuosa é sábia em todos os seus caminhos, é sábia com sua família, com seu esposo. 'Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba com as suas próprias mãos.' Provérbios 14.1


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!