Quando Jesus chamou quatro homens de seu trabalho regular como pescadores para se tornarem Seus discípulos, Ele disse - 'Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens' (Mt 4.19). Certa vez um homem sábio disse - 'Quando pescamos peixes, os tiramos de uma linda vida e os trazemos para a morte; mas quando pescamos homens, os tiramos da morte e lhes apresentamos uma linda vida'.
O que Jesus quis dizer com cana quebrada e pavio fumegante? E claro que ele não estava falando aqui de forma literal, mas sim simbolicamente.
Multidões, multidões no vale da decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão! (Jl 3.14). Nos encontramos todos hoje no vale da decisão! Somos chamados por Deus a tomar decisões que mudarão nosso destino, nossa história, nossa vida.
As perguntas são um aspecto importante do ensino. Podem ser usadas para ensinar aos homens o que não sabem ou reforçar aquilo que já sabem. Quando Deus interrogou a Jó, foi para ensinar-lhe coisas que já sabia, mas que recentemente falhara em reconhecer e aplicar. As perguntas de Deus foram calculadas para produzir resultados certos. Esses mesmos resultados podem ser produzidos na sua vida hoje, se você aplicar as perguntas de Deus a si mesmo.
Em muitos textos, o homem é comparado ao vaso, visto que ambos são feitos do barro. Em outros, a própria nação de Israel é representada dessa forma. O oleiro se torna uma figura do próprio Deus.
O Sermão Profético revela como Jesus interpreta as passagens proféticas cruciais do Antigo Testamento a respeito de Israel e das nações. Ele serve como um inspirado esboço dos eventos do fim dos tempos.
Quando o profeta Joel escreveu sobre a chuva temporã e serôdia, Judá, vivia uma época de grande devastação. Uma enorme praga de locustas, havia aniquilado toda vegetação. Pastagens, tanto de ovelhas como de gado, morreram. Safras perdidas, fome e seca por toda parte.
Sabemos que em tudo na nossa vida nós passamos por escolhas. Escolhemos nossos relacionamentos nossas amizades, nosso cônjuge e etc.. Enfim, os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. E o que você é hoje é consequência das escolhas que você fez no passado. Sendo assim as escolhas que você fizer hoje, também mudarão seu futuro. As Escrituras em muitos de seus textos relatam exemplos de escolhas que mudaram vidas e destinos. E através desses exemplos podemos tirar algumas lições para as nossas próprias escolhas.
Jefté era valente, valoroso e lider. Cheio de qualidades, em um contexto de dificuldades. Muito temos a aprender com a vida desse juiz em Israel que saiu de uma vida repleta de dramas familiares para reinar sobre um povo, o mesmo povo que o havia rejeitado. Jefté não se opôs a defender os que lhe ofenderam. Ele venceu suas limitações e prosseguiu como um guerreiro valoroso. 
Quantos hoje se dizem fracos diante de situações que aos seus olhos parecem impossíveis de serem vencidas. Olham para si mesmo. Contemplam fraqueza. Se mudassem o modo de falar, certamente iriam experimentar mudanças não só de pensamentos, mas de atitudes também.
'Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo...', Atos 2 narra o cumprimento da promessa, o Pentecostes. O Espírito Santo foi derrmado sobre toda a carne.


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!