Desde o êxodo, o deserto simboliza tentação e prova. Para em tudo ser semelhante a seus irmãos, Jesus teve um confronto com o diabo no deserto. Embora Jesus tenha sido tentado em tudo, nenhuma vez se rendeu.
Ao estudarmos os atributos de Deus veremos como é que Deus age em relação a sua criatura, pois Deus é uma pessoa e ele tem o interesse de se relacionar com o homem que Ele criou. A natureza de Deus se revela pelos seus atributos. Precisamos ter o cuidado de não imagina-los como sendo abstratos, mas como meios vitais que revelam a natureza de Deus.
A bíblia fala de Maria, mãe de Lázaro, que tinha um vaso com um perfume precioso. Quando Jesus chega em sua casa, Maria quebra o vaso e lava os pés dEle com o perfume. 
Pedro não entendia que aquele toque era diferente, especial."Quem me tocou?" Enquanto os demais, movidos por curiosidade, superstição e pensamentos naturais "apertavam e oprimiam Jesus", a mulher, com firmeza e determinação, tocara o coração do Mestre.
Na Bíblia temos o exemplo de um homem que Deus confiou muito nele, tanto que colocou Sua mão no fogo por esta pessoa. Jó, era este o nome dele!. Sinceridade, retidão e integridade, temor à Deus e desviar-se do mal... esses eram os quatro segredos de Jó para agradar a Deus.
Que coisa difícil é para nós, separarmos-nos do mundo e do pecado. O mundo é tão atraente, tem tantas coisas boas e fáceis aos olhos da carne. Mas a Bíblia diz que sem santificação ninguém verá a Deus.
As igrejas de Abinadabe estão cheias de morte espiritual, só barulho, gritaria, e nada de arrependimento, pois entram gritam e pulam, e saem para fazer as mesmas coisas que faziam. A igreja de Obede-Edom é diferenciada, pois não se mistura com o mundo e nem com as coisas que o mundo oferece. Esta igreja causa terror no inferno e nela acontecem muitos milagres, pois ela não precisa vender tijolinho ou garrafinha de água para que seus fieis sejam abençoados.
O que significa Reobote, essa palavra reobote tem origem hebraica que quer dizer alargamento ou amplitude, tem muito a ver com prosperidade que Deus dá para pessoas perseverantes. Naquela região árida da Palestina água era sinônimo de prosperidade e o Egito, com o seu rio, o Nilo, era o próprio sonho de vida abundante
Os Dons Espirituais são capacitações divinas, concedidas àqueles que o temem e querem realmente servi-lo. Estes dons (capacitações) são distribuídos entre o povo de Deus pelo Santo Espírito, para serem usados para propósitos espirituais, visando uma contribuição relevante e significativa na obra da edificação da Igreja, que é o Corpo Espiritual de Cristo. Cada crente possui pelo menos um dom espiritual, logo, cada crente é um ministro (servo).
Na condição de obreiros, como anda o nosso testemunho pessoal, o nosso exemplo moral, a nossa vida de santificação? Quando o testemunho moral do obreiro é comprometido, sua autoridade espiritual fica comprometida.
É impossível a santificação sem a operação do Espírito Santo. Diríamos que Ele é o agente, o dinamizador. O ensino bíblico deixa bem claro este fato...
Em certo aspecto nós nos tornamos santos ou santificados quando passamos pela experiência da conversão. Mas, isto não significa que a santificação já se completou em nós. Não devemos confundi-la com a graça, o presente, a dádiva da salvação.


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!