Interessante notar que essa mulher Cananéia tinha uma ligação com Raabe ambas cananéias e que tinham um amor e uma preocupação com sua família, por amor venceram barreiras e entraram para a história.
'Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo...', Atos 2 narra o cumprimento da promessa, o Pentecostes. O Espírito Santo foi derrmado sobre toda a carne.
A primeira evidência do Espírito que Lucas menciona é que eles perseveravam na doutrina dos apóstolos. Poderíamos até dizer que, naquele dia, o Espírito Santo abriu uma escola em Jerusalém; seus professores eram os apóstolos que Jesus escolhera; e havia três mil alunos no jardim de infância!
O dia de Pentecostes, está razoavelmente firmada na história. Pentecostes era a festa dos judeus celebrada 50 dias após a Páscoa. E foi durante uma celebração destas que o Espirito Santo de Deus veio sobre os apóstolos e os 120 discípulos em Jerusalém, cerca de 50 dias após a morte do Senhor, de acordo com Atos 2:1-4.
Uma das noites mais escura da vida do apóstolo Pedro, foi quando ele negou a Cristo no pátio da casa de Caifás.  Pedro acabou sofrendo a partir daquela experiência atroz, a síndrome do canto do galo. Seu subconsciente gravou um dos momentos mais decepcionantes de sua vida.
Jefté era valente, valoroso e lider. Cheio de qualidades, em um contexto de dificuldades. Muito temos a aprender com a vida desse juiz em Israel que saiu de uma vida repleta de dramas familiares para reinar sobre um povo, o mesmo povo que o havia rejeitado. Jefté não se opôs a defender os que lhe ofenderam. Ele venceu suas limitações e prosseguiu como um guerreiro valoroso. 
Será que Isaías, Jeremias, Daniel, Joel, Malaquias e outros profetas compreenderam o significado das suas mensagens? Pedro disse que estes profetas falaram o que Deus revelou, mas queriam entender! Deus oferece para você algo que os grandes profetas e até os anjos desejavam. Ele lhe oferece a oportunidade de conhecer a sua vontade e seu plano para obter a salvação em Jesus Cristo e viver eternamente em comunhão com seu Criador! Não perca esta oportunidade única!
Moisés pode ser considerado o maior líder judeu, foi o homem que entregou os Dez Mandamentos ao povo e é o autor do Pentateuco. Nesse salmo, ele faz uma oração e pede a Deus que nos ensine a contar os nossos dias, de tal forma que venhamos a ter um coração sábio.
O que vem a ser arrependimento? O dicionário Aurélio assim define - 'Mudar de atitude, de procedimento, de parecer; voltar atrás em relação a compromisso assumido.' A própria definição diz o que a palavra implica - AÇÃO!!!! Devemos lembrar que pecar é como uma ferida, ela se fecha mas deixa cicatrizes.
Operando no homem, a graça de Deus faz ressurgir nele não só a sensibilidade para o pecado como, também, o horror que a consciência sensível manifesta em relação ao pecado.