Jesus é...


Nosso Salvador

Este Jesus é a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular. - Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos. Atos 4. 11 e 12 (nvi)

Muitas pessoas reagem negativamente ao fato de não existir um outro nome além do de Jesus ao qual possam clamar por salvação. Mas isto não foi algo que a igreja decidiu, foi o ensinamento do próprio Senhor Jesus Cristo (Jo. 14. 6). Tendo em vista que Deus designou a Jesus para ser o Salvador do mundo, ninguém mais pode ser igual a Ele. Os cristãos devem ter a mente aberta para muitos assuntos, porém não devem questionar por intermédio de quem somos salvos do pecado, afinal, nenhum outro mestre religioso poderia morrer por nossos pecados; nenhum outro veio à terra como o único Filho de Deus; e nenhum outro ressuscitou dos mortos. Nosso foco deve estar em Jesus, que foi dado pelo Pai como mediador, a fim de que o homem pudesse ter um relacionamento eterno com Deus. Não existe qualquer outro nome ou caminho! (beap)

Nosso Senhor

Pois, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Lucas 2. 11 (arc)

Na ocasião do seu nascimento, Jesus é chamado Salvador. - (1) Como Salvador, veio nos libertar do pecado, do domínio de satanás, do mundo ímpio, do medo, da morte e da condenação pelas nossas transgressões (ver Mt. 1. 21 nota). (2) O Salvador também é Cristo, o Senhor. Foi ungido como o Messias de Deus, e o Senhor que reina sobre o seu povo (ver Mt. 1.1, nota sobre o nome de Cristo). Ninguém pode ter Cristo como Salvador, enquanto o recusar como Senhor. (bep)

Deus conosco

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).
Mateus 1. 23 (ara)

Jesus seria chamado de Emanuel (?Deus conosco? ou ?Deus está conosco?), como fora predito pelo profeta Isaías (Is. 7.14). Jesus era Deus em carne; deste modo, Deus estava literalmente entre nós, ?conosco?. Pelo Espírito Santo, Cristo está presente hoje, na vida de cada crente. Talvez nem mesmo o próprio profeta Isaías tenha compreendido, completamente, a dimensão do significado do termo Emanuel. (beap)

Nosso Mediador

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
I Timóteo 2. 5 (ara)

Boa parte da população vive enganada a esse respeito. Especialmente nas horas de dificuldade, muitas são as pessoas que apelam para qualquer coisa para resolver um problema. As possibilidades são diversas. Há quem acredite que espíritos, santos, duendes, anjos e até meros seres humanos podem servir de mediador entre Deus e o homem. Felizmente, não há ?burocracia? nas coisas espirituais! Podemos ir diretamente a Deus por meio de Jesus Cristo. A Bíblia é muito clara: ?há um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem?. (bee)

Nosso Sumo Sarcedote

Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão.
Hebreus 3. 1 (arc)

Acima de todos os ?enviados? por Deus aparece o Filho, que é divino e preexistente, que se encarnou e que, tendo sido glorificado, se tornou o nosso Sumo Sacerdote. Na pessoa de Cristo é que temos, supremamente, a mensagem de Deus.

A morte expiatória de Cristo salvou os homens dos temores da morte. Ao morrer, ele devorou a própria morte, e agora confere a vida eterna ao seu povo. Por isso mesmo, aquele que se afasta do Sumo Sacerdote celeste nunca encontrará acesso a Deus, não havendo intermediário em qualquer outro sacerdote ou sistema religioso. (nti)

Nosso Advogado

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
I João 2. 1 (arc)

Para as pessoas que estão se sentindo culpadas e condenadas, João oferece o restabelecimento da certeza. Elas sabem que pecaram, e satanás (chamado de ?acusador? em Ap. 12. 10) está exigindo a pena de morte. Quando você se sentir assim, não desista da esperança ? o melhor advogado de defesa do universo está pleiteando a seu favor. Jesus Cristo, seu Advogado, seu defensor, é o Filho do Justo Juiz. Ele já sofreu a penalidade em seu lugar. Você não pode ser julgado por um processo que está terminado. Unido a Cristo, você está tão seguro quanto Ele. Não tenha medo de pedir a Cristo para pleitear a sua causa ? Ele já a venceu (ver Rm. 8.33,34; Hb. 7.24,25). (beap)

Nossa Esperança

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança.
I Timóteo 1. 1 (nvi)

Em Cristo é que se concentra a esperança da vida eterna, sendo Ele o seu único mediador. É verdade que a salvação não somente é remota e extremamente difícil para os homens (pois para eles é impossível se salvarem a si mesmos) mas, na pessoa de Cristo, os homens recebem graça divina e ajuda, contanto que queiram arrepender-se e confiar na eficácia eterna do sangue expiatório de Cristo, pois o resto Deus fará. (nti)

Autor: Pr. João da Cruz Parente
Via: www.estudosgospel.com.br