Estudo Bíblico 21 Bênçãos do Jejum de Daniel


Tema: CONSAGRAÇÃO
Daniel 10.2,3 e 12,13

Introdução:
O jejum de Daniel, em vez de jejum do alimento por completo é uma abstinência parcial. Nesse período Daniel se absteve do que dava prazer à carne. O mais importante do jejum não é a abstinência e sim a consagração a Deus.

Daniel não se contaminou com as coisas do mundo (Daniel 1.8) e sempre orava três vezes ao dia (Daniel 6.10). Enquanto Daniel separou este tempo de consagração houve uma batalha espiritual, mas sua oração foi ouvida desde o primeiro dia e no vigésimo primeiro dia um anjo lhe apareceu com a resposta de Deus (Daniel 10.12,13).

Quais os benefícios do jejum de Daniel?

Vamos refletir sobre as 21 Bênçãos do Jejum, sendo 7 para o Corpo, 7 para a Alma e 7 para o Espírito:

As bênçãos deste jejum alcançam:

- CORPO: porque nos desintoxicamos de alimentos que são desnecessários à nossa saúde;
- ALMA: é um período de higiene mental e maior concentração em coisas que edificam;
- ESPÍRITO: ao enfraquecer a carne, somos espiritualmente fortalecidos com o jejum.
O jejum mortifica a carne, alivia a alma e fortalece o espírito!

CONCLUSÃO:
Por três semanas (21 dias), somos convocados a um jejum parcial para maior oração e dedicação ao Senhor. Durante este tempo, evitamos alimentos pelos quais buscamos saciar mais nosso gosto e prazer do que as necessidades reais do nosso organismo (doces, refrigerantes, café, chocolate, carne e frituras ou outros alimentos que constituem hábitos alimentares aos quais estamos apegados). Portando se você quer realmente fazer o Jejum, precisará além de abster-se de alguns alimentos, também deixar outras coisas como, por exemplo: televisão, internet e outros... e dedicar-se pelo menos três vezes ao dia à oração.

Fazendo o propósito, escreva:

- O que vai se abster: ___________________________________
- Qual o seu propósito: __________________________________
- 3 horários de oração ao dia: ________ ; _________; _________

Daniel prosperou e tornou-se governador do maior império que o mundo já conheceu. Sobreviveu a três impérios e reis (Império Babilônio de Nabucodonosor e Belsazar, Império Medo-Persa com Dario, o Medo e Ciro, o Persa – Daniel 6.28). Seus amigos venceram a fornalha de fogo ilesos. Daniel viu Nabucodonosor pastar como animal e ser restaurado como rei. Venceu a cova dos leões e Deus lhe deu livramento de todos os seus inimigos.

Qual seria o segredo de Daniel?
O segredo é a ORAÇÃO!

| Autor: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |