Não há uma interpretação precisa a respeito do significado da expressão 'lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás'. Alguns estudiosos afirmam que esse texto possa se referir à caridade. Aparentemente – lançar o pão sobre as águas – nunca retornaria a nós como um lucro, pois perderíamos esse pão. Porém, ajudando os outros, a bênção voltaria às nossas vidas mais cedo ou mais tarde.
Saul era benjamita, e os únicos sacerdotes autorizados a oferecer sacrifícios pela lei eram levitas. Samuel repreendeu o rei duramente por ter assumido uma função que não pertencia a ele. Mas quem autorizou Samuel a oferecer sacrifícios? Samuel fez sacrifícios porque Deus lhe deu esta responsabilidade. Saul não recebeu tal autorização divina e, por isso, foi condenado quando fez o mesmo.
Para se alcançar a vida abundante que Cristo prometeu basta crer, apoiar-se, descansar, confiar na fé revelada. Cristo nos ofereceu a vida no sentido de o homem compartilhar da natureza divina, estar unido à glória de Deus. Porém, muitos cristãos são atraídos pelo adjetivo pertinente a vida concedida por Cristo. Por vida em abundância interpretam 'qualidade de vida' econômica e social, e se esquecem que o reino de Deus não é comida nem bebida...
Tanto a morte de Cristo como a Ceia do Senhor tem um poder bastante forte para nos fazer superar as barreiras e divisões naturais de classe e raça. A Ceia nos lembra que a parede da inimizade tanto entre Deus e os homens, quanto entre os homens fora derrubada, surgindo em seu lugar uma comunidade criada por Jesus. Diante da Ceia do Senhor, tanto Escravos e Senhores, Judeus e Gentios, transformam-se em companheiros partilhando de uma salvação comum.
O afastamento voluntário ou o isolamento tem acabado com o avivamento em vários lugares. O avivamento não é apenas para um grupo de pessoas, e sim para todos. A grande dificuldade nos dias de hoje é que por conta de uma 'revelação', pessoas têm se isolado e se fechado para comunhão com outros que talvez não falem a mesma 'língua'. O fato é que a distância causa sérios danos à saúde do Corpo de Cristo.
Submissão significa obediência voluntária. A melhor forma de submissão é aquela que acontece por amor e não pela força, vejamos a história de Rute e Noemi.
Quando Jesus subiu ao céu, ele foi com o mesmo corpo, a mesma aparência que tinha ao estar na terra. Até as feridas (ver João 20) estavam presentes em seu corpo ressurreto. Penso que assim também nós teremos a oportunidade de nos reconhecermos...
É comum ouvir pessoas dizerem que desejam ser salvas exatamente como aquele ladrão foi. De costume, quando indivíduos dizem isto, eles não querem dizer que desejam que Jesus seja recrucificado e que eles mesmos sejam pendurados ao lado dele e repetir a conversão do ladrão...
O Velho Testamento nos causa admiração por diversas razões, mas, particularmente, devido à existência de leis, costumes e circunstâncias culturais muito diferentes das que vivemos agora. É o caso das 'cidades refúgio'...
Há uma realidade espiritual, consciência que deve ser mantida no dia a dia. Por vezes, o homem ignora as reais causas dos males que lhe acontecem, e a resposta está nesse intercâmbio existente entre o mundo terreno e o espiritual.
Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder?


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!