Existem duas polêmicas com relação a Israel. A primeira é se a promessa feita a Abraão era uma promessa de terra real ou do céu. A segunda é se a terra real prometida a Abraão e seus descendentes é uma promessa incondicional ou dependente da obediência de Israel a Deus.
A Igreja Católica descobriu quatro lugares no além: céu, inferno, purgatório e limbo. Restringiremos este comentário ao limbo, objeto do questionamento. A palavra é oriunda do latim, limbus, cujo significado é “fronteira”. Este lugar foi arquitetado por Roma, a fim de solucionar um problema teológico em que a Bíblia não se expressa abertamente: o destino eterno das crianças que morrem sem adquirir consciência
Haverá criança no inferno? A Bíblia ensina que sobre as crianças não é imputado pecado e que, para entrar no reino de Cristo, temos que nos tornar como uma criancinha. Os infantes estão em segurança na presença de Deus.
Uma das tendências do movimento de 'Batalha Espiritual' é adicionar à obra de Cristo uma complementação feita por peritos em maldições. É ensinada claramente a necessidade de se quebrar as maldições hereditárias e de se anular compromissos que ficaram pendentes com o diabo mesmo após a pessoa ter sido convertida a Cristo.

“E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento.” (Lc 7.36-47)

“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como não toques, não proves, não manuseies?” (Cl 2.20)

MMuitas igrejas continuam seguindo doutrinas do Velho Testamento. Algumas adotam sistemas de sacerdócio do padrão levítico. Outras justificam o batismo de recém-nascidos e muitas exigem o dízimo. Algumas ainda guardam o sábado. Todas essas práticas e doutrinas faziam parte da lei dada ao povo de Israel mas nenhuma delas faz parte da nova aliança dada por Jesus.
É evidente que nem todo tipo de critica é boa e edificante. Existem pessoas que criticam com o único e exclusivo intuito de causar problemas. Porém, não podemos negar que a critica faz parte da defesa da fé e da exposição e defesa da verdade. Nem sempre ela é agradável, mas ela é necessária em muitos momentos – e é sim bíblica. Se você acha que a Bíblia aprova o cristão ser crítico ou se não aprova isso, não faça nada, apenas medite nesses textos...
Muitas pessoas sabem que a Bíblia é boa e importante, e até gostariam de entendê-la. Mas quando começam a ler, ficam confusas e, muitas vezes, desistem do estudo quase antes de iniciar. Por onde começar para entender a Bíblia? Quero oferecer algumas sugestões práticas.
Como Estudar a Bíblia. Através do estudo da Bíblia chegamos a conhecer a verdade que nos liberta (João 8:32). Você tem dificuldades em estudar a Bíblia? Não sabe exatamente como ter bons resultados em seus estudos? Veja essas super dicas. Primeiro Método. Apresentaremos Três Métodos Simples de como estudar. Cristãos comprometidos buscam a Palavra de Deus. Aprendem, entre outras coisas, que estudar teologia em casa, é uma faca de dois gumes