Pedro, após ser advertido por Deus em sonho para não preferir os judeus em detrimento dos gentios, na proclamação do Evangelho, reconheceu que ele devia ser apresentado a todas as criaturas, sem exceção. O que ele disse em 'Deus não faz acepção de pessoas' foi confessar que as boas novas têm de ser levadas também aos gentios, e que não são exclusividade dos judeus, ao ponto dele crer que tanto esses como aqueles seriam salvos pela graça do Senhor.
Tempestades e tormentas têm significados idênticos, ambos representam um estado de confusão na atmosfera com ventos fortes, chuvas, raios, trovões, acontecendo ao mesmo tempo ou de forma simultânea. Tempestades e tormentas também acontecem em nossas vidas, e Deus nos aperfeiçoa nesses caminhos. É verdade, podemos sair feridos, incompletos, abatidos pela violência do combate, contudo por pior que seja a situação, por mais que nos sintamos fracos e sozinhos, não estaremos abandonados. Deus é nosso abrigo!

De aliança em aliança Deus prosseguiu na execução do seu plano de salvação dos homens, sempre oferecendo novas oportunidades

Ao final desta série de estudos em Provérbios e Eclesiastes voltamos justamente para o local onde começamos - o temor do Senhor. Na aula de hoje reforçaremos esse ensinamento, destacando, a princípio, que temer a Deus não significa ter medo dEle, antes obedecê-lo, em amor.
Todos nós conhecemos a história da criação. É uma história tão fantástica, tão maravilhosa e tão simples que a lembramos desde a nossa mocidade, e agora também a contamos para os nossos filhos. Até mesmo as pessoas que nunca leram a Bíblia são responsáveis de reconhecer que Deus existe, pois ele se manifestou em sua obra criadora. Nós, os que somos abençoados por termos a Bíblia em nossas mãos, devemos olhar para a criação do modo como Deus a revelou em Gênesis capítulo 1.
A raiva humana, normalmente, é passageira. Provocada pelas circunstâncias, a raiva ferve e até explode, mas, logo se dissipa e some. A ira de Deus, porém, é permanente. Ela vem da justiça e da santidade de um Deus perfeito. Ele ama a justiça e odeia a iniqüidade. Assim como a santidade é parte integral do caráter do Senhor, a ira contra o pecado é uma característica constante dele.
Estamos vivendo dias difíceis em tempos trabalhosos, onde os homens, amantes de si mesmo, querem dizer até como Deus deve agir. Muitos usam muito essa expressão - 'Deus é amor, Deus é bom, Deus é pai'. Sim, isso é verdade! Deus é isso e muito mais! Ele é amor mais é juízo, é vingativo, é justiça. Muitos brincam de ser crente, e pisam no sangue de Cristo, com atitudes carnais e demoníacas.
Um dos métodos que Deus usa para aperfeiçoar o caráter cristão é permitir que soframos injustamente. A maioria de nós acha que sofrer já é suficiente e que sofrer injustamente é, certamente, demais. Amigos Deus nos molda através dos sofrimentos, mas temos a graça. Aleluia
'E levou-o para fora e repetiu a ordem - OLHA, agora, para os céus e conta as ESTRELAS, se as puderes contar... Contar estrelas aqui significa reacender sonhos. Assoprar novamente as cinzas. Se você apresentar a Ele, em oração, suas frustrações, suas feridas, suas limitações, suas quedas, saiba que Cristo pode trocar todas elas por sonhos e novas visões. Olhe, para o céu da noite e conte as estrelas.
 Feliz é o homem que vê Deus envolvido em tudo de bom ou de mal que acontece. Os versos supracitados dizem-nos que Deus é o nosso refúgio e fortaleza e se faz bem presente na angústia. Dizem-nos também que o Senhor dos exércitos é o nosso refugio. Ele tem o controle de tudo o que acontece no mundo. Há um relato bíblico muito instrutivo para nossa reflexão sobre o profeta Daniel. Vejamos...