Somos como vasos de barro que se quebram, mesmo estando nas mãos do oleiro. Tal acontecimento nos deixa perplexos e questionamos- 'Se sou filho de Deus, se minha vida está em suas mãos, por quê ele permite que estas coisas aconteçam'? 
Precisamos estabelecer alvos de crescimento espiritual para as nossas vidas. Precisamos almejar sermos crentes melhores, mais comprometidos com Deus, com a igreja e cheios do Espírito Santo
Hissopo é uma  planta citada na Bíblia em associação a purificação. Davi roga para ser limpo com hissopo porque sabe que não pode limpar a si mesmo. Quando essa certeza de insuficiência ganha nosso coração, é porque alcançamos ou fomos alcançados pela obra do sangue de Cordeiro com hissopo. Essa oração tomo para mim, pela certeza de que nenhuma obra humana é grande o suficiente para me exaltar ao estado de santificação ou justificação diante de Deus. E se for para ser trapo, que sejamos esse, lavado por Jesus, sofrido na Pedra e aspergido no hissopo.
Vivemos um tempo em que a grande maioria dos cristãos encontram dificuldades em ter uma vida contínua de oração e comunhão com Deus, porém ao analisarmos os tópicos descritos neste artigo, percebemos a necessidade de rompermos com todos os obstáculos e nos aplicarmos mais a este saudável compromisso diário. A oração perseverante move e abre os céus, trazendo a nós o sobrenatural e consequentemente as coisas grandes de Deus. 'Orai sem cessar'.
Consagração é o oferecimento de culto a Deus. É um ato de adoração profunda e sincera. Consagrar-se é apresentar-se diante de Deus com as mãos cheias. É ter o que oferecer ao Senhor. O ato de se consagrar ao Senhor significa oferecer-se a Deus para ser apenas um servo, em sacrifício vivo, santo e agradável. Paulo nos diz isto em Rm 12:1: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
Um lavadeira arrumou um trouxa muito grande de roupas sujas e desceu para o riacho. Com vergonha de mostrar a sujeira das suas roupas, entrou lá no meio do riacho e afundou a trouxa nas águas, e voltou para sua casa. As roupas foram lavadas? decerto que não. Ela deveria esfregar cada peça com sabão até não ficar nenhum vestígio de sujeira. Da mesma forma se você quer se reconciliar com Deus, entre no seu quarto ou onde puder ficar a só. Ali, ajoelhe-se como se Deus estivesse presente. Conte a ele cada mentira, cada mágoa, cada ódio, seus maus costumes, palavrões imundos - não deixe nenhum pecado sem lavar.
 “O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas, jejuar mudará você. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetível ao Espírito de Deus”.  Kenneth Hagin
É preciso entender que todo cristão deve trazer em si a marca de “santidade ao Senhor”, à semelhança do sacerdote da lei mosaica, que trazia esta inscrição na mitra . Portanto queremos trazer luz sobre o processo de santificação e, em especial, a santificação do corpo, uma vez que vivemos dias em que a imoralidade que impera no mundo tem entrado pelos portões da Igreja.
Quando aceitamos a Cristo, ele nos tira do lamaçal e nos lava. Somos perdoados completamente. Entretanto, o pecado é como um câncer extraído. Suas raízes continuam existindo e precisam ser “vigiadas”...
Afaste-se dessas distorções da fé bíblica! Elas são concebidas na mente do Tentador que nos seduz a trocar fé por magia. Nenhuma quantidade de palavreado piedoso pode transformar tamanha falsidade em sã doutrina. Devemos aceitar o fato de que Deus às vezes diz não. Confiamos que Deus sabe o que é melhor. O espírito de confiança inclui uma disposição de fazer o que o Pai quer que façamos.
Existem seis armas terríveis que o Diabo usa para paralisar a vida de oração dos crentes que denominamos aqui como os inimigos da oração. São eles - o cansaço, a distração, a inquietação interior, a pressa, o desânimo e a preguiça.