O ponto culminante da Grande Tribulação será a batalha do Armagedom. Apocalipse 16:14-16. Na verdade, talvez seja melhor falar da "campanha" do Armagedom, uma vez que não é uma batalha única, mas uma série de eventos em que todas as nações do mundo serão atraídas como participantes. A palavra "Armagedom" é formada a partir das palavras hebraicas "Har" ou montanha, e "Megido", uma cidade em uma colina
Uma questão que por muito tempo o homem vem tentando buscar resposta é a cerca do futuro da raça humana na face da terra. Questão que nós os crentes já sabemos, pois somos adoradores da boa Palavra de Deus.
Após o arrebatamento da Igreja terá início um período de grande sofrimento, angústia, dor, desespero e perseguição sem paralelo em toda a história da humanidade. Esse período corresponde à septuagésima semana de Daniel, ou seja, à última das setenta semanas preditas em Daniel 9.24-27
Escatologia é o estudo das coisas ocultas, daquilo que está por detrás das cortinas. Em Daniel 9:24-27 encontramos o anjo falando a Daniel sobre as 70 semanas designadas por Deus sobre o povo de Israel e sobre a santa cidade: Jerusalém. Muitos acontecimentos escatológicos estão contidos nestas setenta semanas de Daniel. O anjo dividiu as setenta semanas em três períodos. Vamos estudar os três períodos das setenta semanas.
Rosh Hashanah - o nome hebraico para a celebração do Ano Novo e durante o qual os rabinos tocam a trombeta cerimonial feita com o chifre de um carneiro, chamada de shofar — é um símbolo da partida da igreja deste mundo.
Em Apocalipse capítulo 12, João vê uma visão de uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas (Apocalipse 12:1). Observe a semelhança entre essa explicação e a descrição que José deu de seu pai Jacó (Israel), sua mãe e seus filhos (Gênesis 37:9-11). Às doze estrelas referem-se às doze tribos de Israel. Assim, a mulher em Apocalipse 12 é Israel. Apocalipse 12:12-17 fala de como o diabo vai fazer guerra contra Israel, tentando destruí-la. Essa passagem também revela que Deus vai proteger Israel no deserto. Apocalipse (12:14) diz que Israel vai ser protegida contra o diabo por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.

A palavra arrebatamento não aparece na Bíblia. Mas o conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra. Algumas pessoas acreditam que o arrebatamento da igreja vai acontecer antes da grande tribulação, deixando todos que não crêem na terra para sofrerem. Também acreditam que alguns ainda poderão ser salvos depois do arrebatamento. Nesse caso a segunda vinda de Jesus aconteceria em outra ocasião.

Nas igrejas e denominações, inclusive na hinologia, a diferença entre o arrebatamento e a volta de Jesus praticamente inexiste ou é desconsiderada. 
Armagedom será um evento real de proporções trágicas para aqueles que desafiam a Deus. Será uma reunião de forças militares reais no Oriente Médio, na planície de Esdraelom, ao redor da colina chamada Megido no norte de Israel.
A batalha do Armagedom é a guerra final entre Deus e os governos humanos. Mesmo agora esses governos e seus apoiadores se opõem a Deus. O Armagedom é o lugar onde as nações se reunirão nos tempos do fim para lutar contra Deus. O nome Armagedom aparece apenas uma vez na Bíblia. A profecia de Armagedom não é uma alegoria literária ou um mito. Armagedom será um evento real de proporções trágicas para aqueles que desafiam a Deus. A Nasa tem um plano inusitado para proteger a Terra de um Armagedom. A palavra Armagedom vem da palavra grega Har-Magedone que significa Monte Megiddo. Toda a série Deixados Para Trás baseia-se em muitas profecias referentes àquele espaço de tempo assombrosamente importante conhecido como o período dos sete anos de Tribulação que culminam com a Segunda Vinda de Jesus Cristo
Um dos mistérios de Deus é como Ele colocou o relógio profético de acordo com o calendário hebraico. A festa de Sucot é destinada a colheita é chamada de 'festa da colheita'. É uma das poucas comemorações que ainda não foi cumprida totalmente. Para lhe dar uma ideia de como Deus está trabalhando com o calendário hebraico quando o Messias foi crucificado tornando-se Cordeiro de Deus para o mundo foi na Páscoa.
Muitas pessoas creem que a profecia bíblica é muito complexa para ser compreendida então deveríamos apenas deixá-la com os teólogos e os profetas. Porém não entrarei em detalhes específicos sobre os acontecimentos proféticos mas me detenho no quando a profecia se cumpre. As três últimas trombetas do Apocalipse são identificadas como as