Permita que neste novo ano Jesus renove em seu coração aquele primeiro amor que um dia foi fervoroso, mas que os cuidados deste mundo têm feito com que este amor não passe de um mero sentimento.
...e então ele começa a trazer à memória daquele povo os episódios da sua história, amarrando o passado com o presente e preparando os ouvintes para o futuro glorioso que DEUS haveria de dar.
Estruturas velhas não comportam novidades.  Em muitas áreas de nossa vida, perdemos a grande oportunidade de crescermos, desenvolvermos, desfrutarmos novas coisas na vida, pois queremos continuar como somos, não aceitamos as mudanças.
Nessa parábola do beija flor, peço a Deus que nos dê ânimo para 'sobrevoar os mares, andar sobre as águas', sem desanimar. Antes, nos fortalecendo pela certeza de que não há crescimento sem luta, não existe aprendizado e prosperidade na vida espiritual se não deixarmos a comodidade do barco, o continente onde as flores murcharam, e seguir em direção a um novo caminho, às flores de primavera. 2013 pode ser diferente. Que entre beija-flores e mares, se faça em nós novos caminhos, vivos e férteis pela nascente da Água da Vida que é Jesus. Precisamos estar sempre próximos dessa fonte que jorra, em movimento de graça, porque daí vem o combustível para cada novo ano que se inicia.
É legítimo fazerem-se planos, projetos, programa disto e daquilo, em casa, no trabalho, nos estudos, no namoro, no casamento, nos investimento, no pagamento das dívidas, nos acertos com pessoas… Como estão os seus planos? Deus tem um lugar em seus planos? Deus ocupa lugar prioritário, secundário ou terciário nos seus planos? Ou não ocupa lugar nenhum?
Quantas vezes alguém já desejou a você um Feliz Ano Novo e, no entanto, o seu ano foi uma lástima? Quantas pessoas já foram honradas com felicitações como, tenha um ano cheio de paz, saúde e amor e ao final do ano teve na lista retrospectiva, Guerras, enfermidades e ódio?
....as coisas antigas já passaram... (2 Co 5.17). O medo de viver, na verdade, origina-se na culpa e no pecado. Só quem se livrou do fardo do passado pode entrar leve e despreocupadamente pelo portal de um novo ano.
'Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberás as águas; terra que cuida o Senhor vosso Deus; os olhos do Senhor, vosso Deus, estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano' (Dt. 11. 11,12).
Para cada um de nós, o ano novo traz uma pergunta implícita: O que está por vir? O que terei de enfrentar? Como será minha vida neste novo ano? Através da história de Abraão, Deus nos dá mostras de que podemos confiar nEle.
Esta é a época em que os profetas de plantão saem das tocas. E para não ficar de fora da onda do momento, farei previsões para 2013. Sem horóscopo, sem mágicas, sem revelações espúrias; apenas observando o contexto e o mundo em que vivemos, e a forma como estamos sendo sustentados pela verdadeira graça divina.
Somente através do Senhor Jesus podemos superar as frustrações e perdas ligadas ao passado. Por isso, entregue-se totalmente a Ele agora e em 2013. Quando as lembranças ruins quiserem sufocá-lo, busque ajuda do alto. Lembre-se de que o Senhor endireita caminhos tortos. Tente, por Ele, construir uma nova história. Se for preciso começar a partir do zero, faça isso. Recomece. Aprenda a lidar com o passado. Seja feliz no presente. E que 2013 seja o melhor ano da sua vida!
Todos os anos é a mesma coisa. Os líderes eclesiásticos anunciam a 'palavra profética' que guiará seus ministérios durante o decorrer do novo ano. Geralmente são frases de efeito tais como 'Ano da Dupla Honra', 'Ano da Conquista', 'Ano da Multiplicação', 'Ano da Restituição', etc. As igrejas deixaram de ser voz profética em favor do oprimido, para tornarem-se franquias de ministérios megalomaníacos, cuja mensagem é pasteurizada, os cultos padronizados, e os obreiros (cópias fiéis de seus líderes) produzidos em série numa escala industrial. O problema não é adotarmos slogans, lemas anuais, ou coisa parecida. O problema é perdermos o foco, voltando-nos para nossos projetos pessoais em detrimento do projeto do Reino.


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!