Mais uma palavra introduzida à língua dos internautas é o termo firewall. Na informática, passou a representar a barreira eletrônica que protege um computador de ataques e invasões numa rede, como a Internet. Aplicando a mesma idéia num sentido espiritual, existe um firewall que é bom e necessário para cada pessoa que quer a salvação e a comunhão com Deus. Esta barreira resiste ao diabo e guarda o coração e os pensamentos para manter-se incontaminado do mundo. Verifique seu firewall!
Apesar de ser escolhido, antes de nascer, para ser abençoado no plano de Deus, Jacó teve uma vida cheia de conflito, decepção e perigo. Em muitas situações, ele não foi a vítima, e sim, o provocador destes conflitos. Em uma noite apareceu um homem que lutou com Jacó. Conforme o relato em Gênesis 32, percebemos que este homem foi o próprio Senhor. Depois de uma noite de luta livre e nove décadas de teimosa resistência, Jacó aprendeu que realmente é melhor confiar em Deus.
'Quem tem a ambição de ser líder de uma igreja cristã, quer algo que satisfará um profundo desejo em seu coração'. Examinemos as condições básicas que Paulo alistou para seu discípulo querido, e o ideal para todo aquele que se sente chamado por Deus para conduzir uma igreja local. Muitas igrejas são lideradas por pastores que carecem de algumas ou mesmo muitas das qualificações que Paulo estipula. As igrejas terão que avaliar quais são as lacunas que são totalmente inaceitáveis e quais são toleráveis.
Assim como a árvore, nós também vivemos diferentes estações. O inverno talvez seja a estação mais triste. Ainda que o inverno seja rigoroso, seco, sem cor sem vida ou perfume, a árvore não está morta!! A vida ainda está dentro dela. As forças, antes usadas para embelezar a árvore, agora são gastas para fazê-la crescer, onde ninguém vê, aprofundando suas raízes. É no inverno da alma que podemos aprender!! É na morte do 'eu' que renascemos. É na falência do próprio egoísmo onde podemos hibernar e acordar para uma vida melhor, em nova estação.
Quanto mais nos expomos, mais resistentes nos tornamos. Ao passo que, quanto mais nos preservamos, mais frágeis e suscetíveis nos tornamos. Somente a exposição pode manter nosso sistema imunológico em alerta. O mesmo vale para a nossa vida espiritual. Ao expor-nos, o pecado perde seu encantamento. Criamos anticorpos espirituais. Devemos transitar neste mundo de pés descalços, peito aberto, mente arejada, porém, revestidos de toda a Armadura de Deus.
Deveríamos aprender que é melhor nos ocupar com o Senhor Jesus do que com experiências. Jesus não decepciona nunca. Tudo o que precisamos temos nEle e através dEle. Ele é Aquele que nos dá abundância plena em tudo. Jesus é Suficiente.
Então você quer pecar, certo? Eu entendo isso. Eu já senti isso. Eu já senti isso hoje. E ontem. E anteontem. Posso pedir apenas 4 ou 5 minutos do seu tempo? Depois você pode ir e pecar o quanto você quiser. Mas, antes, queria que você lesse algumas palavras e parasse um momento para pensar sobre elas.
Esse assunto pode não ser novidade, afinal até as crianças conhecem a história da arca. De convite em convite, vamos molhando os pés na água a caminho da arca que nos espera. Ela ficou fabulosa, segura, perfeita, cem anos de trabalho com a madeira e outros instrumentos, foi preciso paciência, dedicação e fé. Não sei se você já reparou em alguns detalhes graciosos da arca feita por Noé, acredito que eles dizem do amor de Deus para conosco - a janela no andar de cima, a porta única e o betume que revestiu a madeira da arca, por dentro e por fora, tudo é tão harmonioso!
A história de José do Egito pode ser avaliada em função de suas fases, ilustradas pelas casas por onde ele passou. Nossas vidas também se dividem em fases. O leitor desta mensagem saberá identificar em qual 'casa' se encontra. Apesar das perdas e do sofrimento, José não perdeu a fé nem a fidelidade no meio do caminho. Cada 'casa' tem suas particularidades, seus limites, seus problemas, desafios e propósitos. Erramos quando não os reconhecemos.
Não havia cartórios, advogados, meios jurídicos que validassem e defendessem a causa da população, então em Israel, era comum se recorrer ao costume dos sapatos para solucionar pendências. Moisés chegou a instruir o povo a se organizar na porta da cidade e com ajuda dos anciãos, firmar contrato envolvendo os calçados. Como Boaz resgatou a Rute, como Moisés tirou as sandálias no Horebe, como Josué ficou descalço em Jericó, assim seja conosco. Tiremos nossas sandálias, nos aliancemos a Deus para uma caminhada segura nessa terra em direção ao porvir.
Confundimos felicidade com posses, prazeres e status. Então, corremos para ter, sentir e estar. Muitos, depois de alcançarem o que almejavam, descobrem que a felicidade não estava ali. No salmo 1, lemos que o justo tem o seu prazer na lei do Senhor, e nela medita de dia e de noite. O cristão tem prazer na palavra e na presença de Deus. Nossa felicidade não está nas coisas materiais, mas na paz, no amor e na justiça.
Antipas se interessou pela mensagem pregada por João Batista, o homem enviado para preparar o caminho de Jesus. Mas a pregação de João o incomodava, porque esse servo de Deus claramente condenou seu casamento adúltero. A declaração de João Batista se baseou na palavra de Deus e foi pronunciada pela confiança desse homem na autoridade absoluta da palavra do Senhor. Por este motivo, João perdeu a cabeça. Não no sentido de radicalismo descontrolado, mas literalmente.
No dia em que as aves de rapina apareceram para Abraão, ele estava fazendo um concerto com Deus, uma aliança. Além das aves de rapina, tentando roubar, comer, despedaçar a oferta de Abraão, um outro acontecimento merece destaque - um profundo sono cai sobre o homem de Deus e como revelação, ele ouve que sua semente seria afligida por quatrocentos anos, até ser liberta, com grandes despojos.
De forma democrática vento sopra em todas as direções e dimensões, sobre justos e injustos. O que aqui enfatizo é o poder e a providência Divina para intervir sobre a ventania, as tempestades da vida. Assim como aconteceu com Jó e com os discípulos de Jesus, algumas situações na vida parecem conduzir a morte, até que se ouve a voz de Deus do meio do redemoinho ou no meio do mar e a restauração chega, a alegria.
Muita gente conhece a história bíblica de José. Pouca gente olha para o lado político da história. O socialismo de José do Egito, contando com a revelação divina sobre os detalhes da economia no futuro próximo, não foi além da mera sobrevivência. José conseguiu planejar a economia porque o próprio Deus lhe deu a informação necessária
Sara teve uma ideia para 'ajudar' a Deus - sugeriu que Abraão tomasse sua serva, Agar, como concubina, para que Deus cumprisse as promessas por meio de um filho de Abraão com Agar. Tentaram ajudar o Senhor! Por não conseguirem enxergar os meios que Deus usaria para cumprir suas promessas, tentaram facilitar as coisas. Acreditar que Deus fará as coisas do nosso jeito não é fé no Senhor. Imaginar que Deus precisa da nossa ajuda, usando os nossos recursos para ajeitar as coisas para que ele possa cumprir a sua palavra, também não é a fé que ele pede
Quer seja como a ave galinha ou como um grande pássaro, Deus nos convida a nos aproximarmos Dele em abrigo constante. Isso significa confiar sempre, buscar Sua presença em oração, entregar a Ele os medos, inquietações, preocupações, enfim tudo! E sob as asas de Deus, Ele nos guarda em segurança, aquecidos por Seu amor nos dias frios. Somente um 'Deus pássaro' tem a capacidade de além de refugiar seus filhotes, leva-los para lugares altos e seguros em dias de perigo.
Quando Deus chamou Abraão, ele lhe fez três promessas - terra, nação e bênçãos para as famílias da terra. Em Jesus Cristo, Deus cumpriu a mais importante das três promessas a Abraão, e nós somos os abençoados por ter acesso à salvação eterna!
Jeremias era conhecido como o profeta chorão, agora se ele sendo um chorão, nos mostrando que era muito sentimental, imagine Jeová ao revelar esta palavra ao profeta, como estaria seu coração? As Quatro Estações Espirituais são vividas por todos nós, mas em qual estação você estará, depende de você. Deus fala que os seus filhos passam por estações, mas alguns vivem em uma determinada estação por um período maior, e também me fez entender que Ele, somente Ele, Jeová, pode mudar as estações de nossas vidas mediante nossa vontade
Deus perguntou a Caim - 'Onde está teu irmão?' A passagem deixa claro que Deus fez a pergunta não por desconhecer a resposta e precisar de um homem para lhe dizer. Isto porque, quando Caim negou que sabia, Deus revelou que ele já sabia o que aconteceu - Caim matou Abel. Quando Deus faz uma pergunta, ou quando ele fala de uma forma como se fosse menos do que onipotente e onisciente, não é devido a qualquer deficiência em si mesmo, mas é com o propósito de interagir com o homem
O líder que perde facilmente o controle emocional diante de uma opinião ou posicionamento discordante, ridicularizando e humilhando publicamente aquele que omitiu o pensamento contrário, pode comprometer a sua própria liderança, pois perderá gradativamente o respeito dos seus liderados. Quando traído publicamente por seu temperamento, o líder deve se retratar também publicamente, e pedir perdão aos que foram por ele ofendido.