Quando Jesus ensinava as multidões, muitas vezes fazia uso de parábolas para citar fatos e situações que aconteciam naquela época. E, naquela época, assim como hoje, existiam três classes de pessoas, árvores que encontramos dentro e fora das igrejas... Reflita consigo mesmo - qual árvore você está sendo? Que tipo de pessoa você é? Quais frutos Jesus encontrará em seus ramos?
Há 2000 anos, quando os anjos anunciaram o nascimento de Jesus nos campos de Belém, esse acontecimento trouxe alegria. Alegria em diversos sentidos - alegria pela salvação do poço da desesperança. Alegria pela saída da prisão do pecado. Alegria pela libertação da escravidão e das amarras. A maior alegria da nossa vida deve ser agradecer a Deus por aquilo que Ele é, fez e ainda faz. Quando o fizermos, veremos que isso nos traz a mais profunda satisfação.
Todos os dias Deus envia presentes do céu para cada um de nós. Alguns reconhecem que tudo provêm do favor Divino, os bens mais preciosos que de tão acostumados que estamos com eles, sequer lembramos de agradecer - o ar que respiramos, a brisa que balança as folhas das árvores, os sorrisos que atravessam nossos caminhos. Imploramos por milagres, coisas grandiosas e sobrenaturais, enquanto isso o sobrenatural milagre do amor e da gratidão está distante...
Existem momentos na vida que passamos por lutas e adversidades, e é impossível que tais coisas não aconteçam. Ventos contrários surgem e mudam o nosso rumo, perdas e sentimentos de completa impotência podem encher nossos corações afligindo até nossos pensamentos. Contudo, ainda que a Bíblia diga que 'no mundo tereis aflições', ela também ensina que devemos 'ter bom ânimo, porque eu (Jesus) venci o mundo.
O caminho do Senhor não é um caminho fácil como muitos dizem por aí. Caminhar com Jesus requer renúncia, abandono das coisas terrenas e crer nas coisas espirituais as quais os olhos não podem ver. Traga para este caminho o seu coração e lance todo o resto fora! Não carregue peso desnecessário, nem tente carregar o peso dos outros!
Não há tristeza que dure para sempre, nem alegrias que não se renovem. Espalhamos sementes que brotarão a seu tempo, tal qual a flor do Ipê. Misericórdia sem fim brota no universo para você e para mim! É Deus no controle dos dias, derramando Sua graça, conservando o belo, enquanto a maldade persiste no caos.
A graça de Deus em você pode fazer a diferença, se antes de fazer as opções importantes da vida, tiver primeiro um encontro com o Senhor, para saber a vontade Dele.
Jesus estava reunido com seus discípulos, quando revela a Simão Pedro que Satanás estava prestes a peneira-lo. As mesmas dúvidas que afligiram Simão, nos afligem hoje. E a mesma peneira ainda está nas mãos do inimigo para cirandar aqueles que são portadores das promessas no Reino de Deus.
A placa Só Para Conversão aparece frequentemente nas estradas e ruas brasileiras. Serve para identificar uma faixa destinada à mudança de direção. As Escrituras foram reveladas para o nosso benefício, e servem como uma faixa só para conversão. Deus não deixou a Bíblia em mãos humanas como objeto de curiosidade ou de estudo puramente acadêmico ou teórico. A palavra de Deus tem o propósito de mudar a direção das nossas vidas.
O Amor de Deus é sem medida, absoluto e incondicional. Jesus nos atraiu a Si em Seu corpo santo na cruz crucificando a nossa natureza perversa e pecaminosa, mas também nos ressuscitou juntamente com Ele, e hoje vivemos pela vida de Cristo em nós. Aleluia!
Sim, será para os sacerdotes consagrados dentre os filhos de Zadoque, que guardaram a minha ordenança, e não se desviaram quando os filhos de Israel se extraviaram, como se extraviaram os outros levitas. Zadoque, justo, fiel e honesto. Seria dessa forma que se escreveria nossa história para os descendentes? Em algum lugar onde formos mencionados, haverá essa pausa – tal qual a feita por Ezequiel – para enfatizar nossa filiação com Deus? Zadoque nos fala sobre chamado, estilo de vida, comportamento, fé e obediência. Percebamos que ele foi fiel em meio a uma geração de infiéis.
Corvos clamam por comida e são ouvidos, pássaros do céu cantam porque Deus não os abandona, e homens do Reino acordam ansiosos pensando - e o dia de hoje, como será? Muitos nem lembram de orar e de louvar, mas lamentam o que se perdeu, o que não se tem, ignorando o sentido da palavra gratidão que constrange a agradecer até pelo menor pedaço de pão. E pássaros e corvos, cabem na palma de nossa mão.
Betânia era uma pequena cidade, a duas milhas de distância de Jerusalém, o nome é uma referência a 'lugar de figos verdes'. Jesus e os discípulos frequentavam Betânia, haviam se tornado amigos da família de Marta, Maria e Lázaro. Do encontro de Jesus com esses irmãos aprendemos lições magníficas, e aqui trato especificamente do episódio que ficou conhecido como 'Jesus na casa de Marta e Maria'.
O desânimo tem tomado conta de muitas pessoas, devido a atual conjuntura em que se passa nosso querido planeta Terra. Descrever todas, seria até impossível todavia em razão de que somos passíveis de erro e este não é nosso pensamento. Hoje o Senhor tem uma palavra para você; Sê forte, Anima-te! Deus está vendo tudo e no momento certo Ele entrará em ação.
Assim como a anorexia física e psicológica, existe também a espiritual, um mal que atinge a igreja hoje. A falta de apetite espiritual atinge milhares de cristãos em nossos dias. Ele vai diminuindo à medida que vamos nos afastando das reuniões nos deixando cada vez mais atrair pelos prazeres do mundo. Como estamos nos alimentando? Será que não estamos ficando anoréxicos?
Pedras também me lembram de Jacó. Cansado e a caminho da casa de Labão, com novas perspectivas de vida e futuro, para e repousa a cabeça em um travesseiro de pedra. E ali Deus fala com ele. Faz com que Jacó olhe para o futuro e tenha ânimo para o presente. Renovando as forças em Deus, usando uma pedra como travesseiro. Vamos aprender com Jacó? Entreguemos a Deus as preocupações, dificuldades e descansemos. Jacó não sabia que Deus estava no lugar das pedras, e isso não acontece também conosco?
Temos no livro de Ester um paradoxo - O desprezo e punição dados a rainha Vasti que recusa se apresentar perante o rei, e a exaltação de uma jovem órfã Ester que devota sua vida a presença do rei. O paradoxo da rainha que recusa a presença do Rei (Vasti) e da que dedica a vida (Ester) ao reino, pode ser comparado a nós em relação a Deus. A vida de Ester é um exemplo de cristianismo, de amor a Deus e aos homens. É de uma beleza e profundidade ímpar!
Uma das frases que mais ouvia de minha mãe quando eu ia para algum lugar era: Vai com Deus! Ainda hoje essa frase é usada por muitos pais, irmãos, parentes e amigos. Mas será que Deus irá conosco para qualquer lugar que formos? Será que iria conosco a um bar para beber e se divertir? Ou a um baile funk ou para as baladas, como dizem os mais jovens? Ou então iria conosco fazer um assalto ou cometer qualquer tipo de delito?
Quem é Jesus para você? Seria um grande amigo ou alguém que está tão distante, um personagem da imaginação ou de estórias em quadrinhos? Talvez este nome tão falado e pouco conhecido, se em sua época uns diziam que Jesus era João Batista, Elias, Jeremias ou um dos profetas, hoje com certeza as duvidas da sociedade e da ciência ainda são maiores, somente através de uma experiência pessoal com Jesus poderemos dizer realmente quem Ele é. Jesus é tudo!
Procusto é o mundo, contrário ao Reino de Deus. O mundo como essa cama que convida de forma encantadora seus hóspedes a se deitarem e ajustarem suas medidas. Estica, encurta, para alcançar um padrão de exigência enganoso. E tudo parece normal, afinal a cama o acolhe. Fora da cama de Procusto é estar fora de um padrão. Distante do Evangelho se vive esse mito de Procusto. Quando o convite para deitar na cama de Procusto lhe parecer encantador, agradável, lembre-se - Não deite, não se adapte ao padrão do mundo sem Deus! O fim é triste, é a captura para morte.
Quem de nós um dia já não esteve nesse caminho de Emaús, lamentando, murmurando, desacreditando que Deus é socorro presente? Uma lição nos chega do caminho de Emaús é a de que nas estradas empoeiradas da vida, nos deparamos com pessoas que por um motivo ou outro, ignoramos. E essa pessoa, pode ser alguém como Jesus.