Tenho observado que muitas pessoas têm sido impedidas de serem abençoadas por estarem amarradas ao passado. Ninguém chegará ao futuro se não se libertar do passado. Nunca se esqueça que o nosso futuro é construído no presente.
'Só quero dizer uma coisa', disse ele. A plateia fez um silêncio reverente. 'A música que fazemos é um truque.' Ele começou a explicar que a única razão pela qual eles tocavam suas música era para chamar nossa atenção e nos mostrar a importância de aceitar Jesus Cristo como salvador. 'Jesus o ama', ele continuou, 'e quer ter um relacionamento pessoal com você. A música é algo secundário, não é o mais importante. É uma armadilha. Não importa'.
Além de não conformar-se, isto é, ajustar-se aos padrões vigentes, o Evangelho do Reino provoca transformações profundas, tanto no indivíduo, quanto na sociedade. No indivíduo, esta transformação começa pela renovação do seu entendimento. Sua cosmovisão é radicalmente afetada. A maneira como se vê, e como enxerga a realidade à sua volta muda drasticamente.
Já houve inúmeras tentativas de encaixar a mensagem do Evangelho dentro de um pacote ideológico, ou mesmo de identificá-la como uma filosofia. Mas dado o seu caráter subversivo, o Evangelho é transgressor por natureza. Nesta série de reflexões, vamos buscar compreender o escopo do Evangelho através de sete palavras iniciadas com o prefixo TRANS. Oriundo do latim, o prefixo 'trans' significa 'ir além', ultrapassar os limites pré-estabelecidos.
Pregar o evangelho é o serviço mais elevado no mundo, e portanto não é tão fácil exercê-lo fielmente como muitos pensam. E ninguém pode dizer que já alcançou perfeição nesta parte, pois nem o pregador mais experiente vai pensar que não há mais lugar para aperfeiçoar no seu modo de preparar e expor a preciosa palavra de Deus.
Sempre exato e preciso em suas informações, Lucas divide sua narrativa em episódios rigorosamente encadeados, objetivando mostrar o avanço sistemático e logístico da Igreja de Cristo, embora pareça que esta, logo no início, haja se expandido de maneira espontânea.
O cristão rico é mais abençoado que o cristão pobre? É verdade que o Evangelho nos incentiva a buscar riquezas, para termos a convicção de que somos abençoados por Deus? Em qual evangelho nós devemos crer? No Evangelho da Felicidade de Jesus ou no 'evangelho da Prosperidade Financeira'?
Tudo que puder aprender sobre a Bíblia lhe será útil; e o máximo que já tem alcançado ainda não é o bastante. É detestável haver obreiros que, a pretexto de humildade, se esquivam de tornarem-se mestres nas Escrituras. Não podemos usar o púlpito para fazer defesa da ignorância.
Para os cristãos de Atos dos Apóstolos, a missiologia não se acomodava no âmbito da teoria, mas dinamizava-se numa prática que levava a Igreja a forçar as portas do inferno através da proclamação do Evangelho de Cristo.
Fez Lucas, em seu evangelho, um relato fidedigno e metódico de 'todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas' (At 1.1-2). Já em Atos dos Apóstolos, pôs-se ele a narrar a expansão da Igreja de Cristo.
As evidências internas de Atos dos Apóstolos levam-nos a concluir que tenha Lucas escrito o livro por volta do ano 61. Paulo ainda vivia quando o autor encerrou a obra e, logo em seguida, remeteu-a ao excelentíssimo Teófilo.
Lucas endereçou tanto o seu evangelho como os Atos dos Apóstolos a um nobre romano, de ascendência grega, conhecido simplesmente como Teófilo. Em grego, este nome significa aquele que ama a Deus. Acerca desse personagem, temos várias hipóteses.
Em uma viagem recente pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), observei várias placas convidando turistas a conhecerem a maior caverna do estado de São Paulo. Nas placas foram impressas as palavras 'Visite a Caverna do Diabo'. As descrições e fotos que tenho visto são impressionantes...
Fé e pedras. Caminhos que se contrastam pelas leis da física, química, das coisas visíveis e invisíveis. João Batista, apontou para as pedras à beira do Rio Jordão e disse que delas, Deus poderia suscitar filhos de Abraão. Do imobilismo, palidez, frio e insensibilidade, algo novo e bom nasceria.
O grito de Pedro ecoou - 'Salva-me, Senhor!' Jesus, de imediato lhe estende a mão e o ergue das águas impetuosas. Pedro teve que aprender com a própria experiência a lição da humildade e da dependência de Deus para o exercício da liderança cristã.
Transformação de Caráter, transformação do interior, da alma. Não adianta nada a pessoa mudar exteriormente sem ter mudado interiormente! Muitos acham até que ninguém muda o caráter... Pois nós conhecemos um Deus que Muda...!
Quando o Senhor Indagou a quem enviaria, e quem iria no seu lugar, Isaías sentindo-se já purificado e pronto para estar lado a lado com o seu Senhor , logo respondeu - Eis-me aqui, envia-me a mim!. E você, como responderia ao chamado do Mestre?
Os ímpios são cruéis, mentirosos desde a infância, não cumprem compromissos, odeiam as virtudes dos fiéis, exploram o justo, preparam armadilhas contra os santos, caminham nas trevas, traçam planos sinistros, desacreditam o zombam do juízo de Deus, roubam os bens dos justos... Práticas condenáveis e que desagradam a Deus. Se não houver conversão, receberão a paga de suas obras más.
Geralmente quando pensamos em cova, lembramos de morte, sepultura, provação. Porém devemos aprender a entender que muitas vezes Deus usa a 'cova' para nos abençoar, ensinar, prosperar, e glorificar Seu nome. Veja os efeitos positivos da cova na vida de Daniel, de José e de Jeremias...
Os obstáculos são uma parte intrínseca da vida. Enquanto vivos, enfrentaremos lutas; quando uma termina, outra se inicia. Só existe uma maneira de vencê-los, é enfrentando-os. Não se abata, enfrente os obstáculos. Você não pode mudar seu passado, mas as páginas do seu futuro estão em branco; escreva-as com a tinta da vitória.
'Quem sabe amanhã'; dizemos na certeza de que o amanhã não falha. Fazemos planos, marcamos encontros, preenchemos nossas agendas e observando o calendário, contemplamos o futuro como se estivéssemos em uma estação de trem, com malas prontas para embarque. E se não houver amanhã?