Paulo conheceu sofrimento. Na segunda carta aos coríntios, como em várias outras epístolas, ele fala sobre suas aflições e privações. No mesmo contexto, ele frisa o papel de Deus em confortá-lo, o descrevendo como 'o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação'. O apóstolo, porém, não pensa somente em receber consolação. Ele recebe para repassar. Assim, Paulo continua - 'É ele que que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus....'
Deus deu aos presbíteros de Sua Igreja a responsabilidade de pastorear seu Rebanho. Paulo diz em Atos 20.28 'Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue'. Esta não é uma tarefa pequena. Oficiais da igreja prestarão contas a Deus por deixar de lado seu ofício. Visitas pastorais nem sempre são realizadas de uma maneira que permita às partes envolvidas colherem os melhores benefícios espirituais.
Três homens saíram do Getsêmani, um jardim situado ao pé do monte das Oliveiras. Nas horas depois do encontro destes homens naquele jardim, os atos realizados por cada um revelariam com clareza a vontade e o caráter de cada um. E quando observamos os passos de cada um desses homens, percebemos que o que fizeram no jardim e suas atitudes e motivos antes de chegarem ao monte já indicaram suas trajetórias distintas nas horas depois.
Os dois temas - Liderança e Espiritualidade - não estão em mundos diferentes, eles se completam, se reclamam mutuamente. Quando unidos, geram líderes altamente produtivos – e profundamente fecundos. Tenho falado e escrito sobre espiritualidade. Percebo certa resistência a este tema: via de regra ele é tratado como algo intimista, privado, não prático, mais próprio do mundo da contemplação do que da ação.
Sansão fez tudo o que não deveria fazer, ele escolheu fazer as suas vontades do que as vontades do Eterno. Sansão escolheu julgo desigual, pois se apaixonou por uma filistéia, mesmo sendo alertado por seus pais, tocou no cadáver do leão desobedecendo a seu nazireado, comeu mel impuro e ainda deu a seus pais não falando a verdade e não falar a verdade pode também em alguns casos ser o mesmo que mentira, e se envolveu com prostitutas, revelou seu segredo com Deus e acabou como acabou, derrotado, humilhado, cego, desorientado, e morreu junto com seus inimigos longe de seus pais.
Não acredito que Dalila seja o verdadeiro nome da mulher que traiu Sansão, pois a tradução de seu nome é - 'senhora da noite, sedutora'. Assim teríamos - Sansão, luz do sol e Dalila, senhora da noite. Penso que o nome Dalila surge como uma denominação para a mulher que apagou a luz do sol. Ela foi o insistente laço de Satanás na vida do nazireu. Poderia ter qualquer nome, Dalila porém representa - oposição a Deus, trevas, calabouço, prisão. E digamos que de fato, se chamasse Dalila, a história ficaria ainda mais assustadora.
Perdi a conta das vezes em que ouvi pregadores - alguns de renome - afirmando, com base em Jó 41.22, que 'perante Deus até a tristeza salta de prazer'. Segue-se que o texto de Jó 41.22 - 'No seu pescoço pousa a força; perante ele, até a tristeza salta de prazer' - é a continuação da descrição das características do leviatã e nada tem que ver com Deus! Mas, antes que alguém resolva sair por aí pregando que a tristeza salta de prazer diante do leviatã, permita-me explicar o versículo em apreço à luz da Teologia Exegética, ciência que abarca Hermenêutica e Exegese.
Amplia o lugar da tua tenda e estenda as cortinas da tua habitação para as mudanças que virão, para que no momento em que Deus quiser agir, você esteja preparado, pronto para receber de Deus toda sorte de benção. A Palavra de Deus é viva e eficaz, e nos dá todo ensinamento que precisamos para que nossas estacas fiquem firmes e inabaláveis. Quando as nossas estacas estão firmes, pode vir o vento que for que elas estarão bem alicerçadas, e podem vir os problemas que, ainda assim, nós estaremos firmados na boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Deus usa a figura de uma tenda para ilustrar o crescimento que daria ao seu povo 'igreja', uma metáfora bastante pertinente e inspiradora para um povo acostumado com a vida pastoril. Deus promete um crescimento tão grande que eles transbordariam para todos os lados a possuir as nações. No entanto, também vemos que Deus propõe uma parceria de forma que Ele daria o crescimento, o avanço, mas o povo precisaria fazer sua parte, ampliar a tenda.
Durante seis semanas, Jesus andou com seus 11 apóstolos. Pedro viu novamente as provas da sua divindade e seu caráter misericordioso. Mas Jesus sabia que Pedro precisava ouvir as palavras de aceitação, e não deixou a terra antes de confirmar para Pedro a sua graça e perdão. O homem que negou a Jesus três vezes teve oportunidade de afirmar seu amor por ele três vezes, e ouviu três vezes a chamada do seu Senhor ao importante trabalho de apascentar as suas ovelhas.
A seção da Epístola aos Filipenses 3.1-10 está repleta de conselhos. Paulo apresenta algumas considerações práticas aos crentes filipenses. Essas orientações são bastante pertinentes e atuais para a igreja da atualidade. Depois de admoestar os irmãos a que sejam alegres no Senhor (Fp. 3.1), faz algumas advertências em relação aos falsos mestres, e por último, caracteriza o genuíno evangelho de Jesus Cristo.
Quando a Bíblia fala dos acontecimentos dos últimos tempos encontramos sempre o chamado à sobriedade e à cautela. Devemos ser sóbrios e não permitir que nos tirem o equilíbrio e a sensatez. Se maçons, Bilderberger & cia conduzem a política mundial e manipulam a população mundial há anos e décadas, por que já não instalaram seu governo mundial há muito tempo? Às vezes fico espantado com a leviandade e superficialidade com que mesmo grupos fiéis à Bíblia lidam com a verdade.
A regressão no meio evangélico é usada como uma espécie de santificação retroativa, pois o cristão julga que o seu estado atual de miséria, ou a sua situação financeira precária, são resultados de pecados seus no passado, ou mesmo de pecados de seus antepassados. As pessoas questionando a suficiência da expiação do calvário para a cura de traumas e feridas emocionais buscam, pretensiosamente, completar a obra de Cristo com técnicas psicológicas e até ocultistas. Enfim, existe regressão espiritual?
Chegamos aos últimos dias. É fim. Jesus está às portas. São tempos trabalhosos, difíceis, dias de engano e apostasia. É difícil SER cristão. O padrão do mundo penetrou de tal forma, que uma seleta minoria dentro de cada congregação realmente vive e procura viver com fidelidade a Palavra, não se importando com o que tem a perder, nem com as críticas da maioria que há muito já se assentou na roda dos escarnecedores. Se este cenário não representa o 'como nos dias de Noé', nada mais terá este poder.
Evangelizar significa propagar as Boas Novas do Evangelho, fazer missões, e cada discípulo que se propõe a realizar esse trabalho por vocação, chamado e amor ao Reino de Deus é assim como aquele semeador da parábola de Jesus que espalha sementes em vários tipos de solos sem saber qual semente prosperará. Evangelizar através da internet é esse campo que alcança milhões de vidas, mas o evangelista não tem noção de quantas vidas serão alcançadas por sua mensagem.
Estamos diante de uma crise ministerial no contexto evangélico, existem líderes empresariais nas igrejas, mas poucos com autoridade espiritual. Na aula de hoje destacaremos a atuação espiritual de três obreiros do Senhor - Paulo e o seu amor pela igreja, Timóteo e sua aprovação para a liderança, e por último, Epafrodito, sua dedicação aos servos de Deus. Todos esses apresentam, como principal característica ministerial, a fidelidade ao Senhor.
Os fariseus e escribas eram descritos pelo Senhor como aqueles que amam o poder e a adoração. Enquanto o homem deseja o poder e a adoração dos homens, o Senhor ensinou que a verdadeira grandeza estava em servir a Deus e aos homens. 'Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado'.
Jesus é Filho de Deus e veio a terra não para desfrutar dos palácios luxuosos e fazer turismo em praias e hotéis caros. Não, os dias de Jesus eram muito movimentados, sempre na companhia de necessitados. Um passo e 'uma flor murcha' cruzando Seu caminho, para de Suas mãos receber vida. Por isso, amado leitor, se algo hoje não está bem, tem feito você chorar e se entristecer, essa 'flor murcha' poderá reviver. Não, ela não foi parar por acaso em suas mãos.
A casca dá boa aparência ao fruto e serve como invólucro protetor contra as pragas e intempéries do ambiente. A polpa é a parte de maior utilidade imediata, sendo também a mais saborosa e nutritiva. Entretanto, a semente é o elemento mais precioso porque tem a função de perpetuar a espécie, possibilitando a produção de inúmeros frutos no futuro. Que tipo de fruto é o cristianismo que eu vivo? Apenas casca? Tem substância? Tem essência? A prova dirá.
O texto que destacamos nos fala de duas impressionantes colunas de bronze que ficavam em frente do templo. Salomão chama a da direita de Jaquim, e a da esquerda de Boaz. Essas duas colunas trariam a sua lembrança, do Deus Todo Poderoso e de todos os conselhos que ouvira de seu velho pai Davi. No livro de Eclesiastes, lemos a decadência desse Rei. Salomão nos mostra Sete Caminhos que percorreu para preencher o vazio de sua alma, exatamente por não ter mais Deus presente na sua vida. Salomão já não se lembrava das suas promessas, e tampouco olhava para as 2 colunas que lhe faria relembrar os seus votos!.
Não sabemos o nome da serva de Naamã, mas conhecemos o seu Testemunho. Por causa dela, o oficial Naamã foi ao encontro de Eliseu e encontrou a cura. Precisamos ajudar muitas pessoas a encontrarem o Senhor para que sejam salvas. Ainda que sejamos desconhecidos, precisamos ser eficientes. Aquela menina falou e suas palavras receberam crédito. Entendemos que sua vida era exemplar. Aquela menina não tinha riquena material, mas era fiel ao Senhor.