Em continuidade à sua resposta, Gleiser diz que 'nenhum corpo de conhecimento, por si só, pode dar conta da complexidade da nossa existência', ou seja, a 'religião não pode ignorar os avanços da ciência; por sua vez, a ciência não pode proclamar que sabe como resolver questões que, ao menos no momento, estão muito além de sua competência'. Com isso, o físico brasileiro está dizendo que 'é necessário evitar os excessos de ambas as partes', e que o 'perigo é, de um lado, o obscurantismo e, de outro, a prepotência'.
Mesmo quem não assiste, provavelmente já ouviu falar de Avenida Brasil. Não dá pra ficar alheio. Todo mundo comenta. Seja na fila do mercado, no banco, no táxi, no aeroporto, até na igreja, e, principalmente nas redes sociais. Quando o Brasil parava para assistir a trama, no fundo, o Brasil parava para assistir a si mesmo. Precisamos diminuir a distância entre o púlpito e os bancos. Pastores precisam deixar sua linguagem abstrata, rebuscada, ou recheada de clichês do nosso evangeliquês, e ir ao encontro do homem comum. Nossos sermões precisam fisgá-los desde o primeiro minuto, levando-os a refletir, questionar, arrazoar, para então, acolher, crer e praticar. A cada término de culto, deve ficar aquele gostinho de quero mais, e os anúncios devem soar como um a seguir, cenas do próximo capítulo.
'Só quero dizer uma coisa', disse ele. A plateia fez um silêncio reverente. 'A música que fazemos é um truque.' Ele começou a explicar que a única razão pela qual eles tocavam suas música era para chamar nossa atenção e nos mostrar a importância de aceitar Jesus Cristo como salvador. 'Jesus o ama', ele continuou, 'e quer ter um relacionamento pessoal com você. A música é algo secundário, não é o mais importante. É uma armadilha. Não importa'.
Em uma viagem recente pela Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), observei várias placas convidando turistas a conhecerem a maior caverna do estado de São Paulo. Nas placas foram impressas as palavras 'Visite a Caverna do Diabo'. As descrições e fotos que tenho visto são impressionantes...
As orações devem ser curtas e simplistas, bem como o sermão, que deve abordar assuntos que interessam aos incrédulos, tais como solidão, maridos ausentes, falta de esperança, falta de contentamento, mágoas, dificuldade de criar adolescentes, e como lidar com tais problemas.
Quem quer se projetar, deve entrar na fila para girar na roda de hamsters principal. Para isso muitos se preparam com suas 'rodinhas hamsters midiáticas' que são aconselhados desde o berço para ser treinados e no futuro entrarem na roda principal.
O povo tem memória curta, diz um adágio popular. Quanto a nós, salvos em Cristo Jesus, devemos nos exortar uns aos outros (Hb 3.12-14), a fim de não nos esquecermos de coisas muito importantes, como a purificação dos nossos antigos pecados (2 Pe 1.9).
Ser pregador, hoje em dia, não basta. Você tem de atender às preferências do povo. Já ouvi irmãos conversando e dizendo: Fulano é um ótimo pregador, mas não é pregador de congresso ou Fulano tem muito conhecimento, mas não gosta do reteté.
Existem profecias geográficas que estabelecem esse fato. Temos uma referência no Livro de Daniel que, quando o Anticristo retorna novamente para a Terra de Canaã e estabelece o seu palácio na montanha mais alta de Jerusalém (no Monte das Oliveiras), as pessoas que vivem na área de "Amom, de Moabe e Edom" não serão sujeitas às regra do Anticristo.
Os caminhos do homem são obscuros. Fazemos um plano para a vida, desenhamos um percurso, e quantas vezes saem do modo como planejamos? Podemos escolher a felicidade na primeira hipótese, mas na outra situação, a consciência da escolha é muito nebulosa, e nem sempre é feita. Podemos nos deixar levar pelas circunstancias da vida.
A síntese - a idéia do 'Projeto Inteligente' provavelmente influenciará aqueles que tendem a seguir apenas uma ou outra direção e os levará a se conformarem com a opinião da maioria.
Entre os principais vilões estão o apelo da mídia e o cartão de crédito, que somados a fatores psicológicos, resultam no que conhecemos como consumismo.
Podemos dizer que estresse é nossa resposta às pressões que desequilibram nossas vidas. O coração bate mais rápido, a pressão sobe, começamos a suar, a tensão muscular aumenta, a adrenalina dá um salto e mais gordura e açúcar são liberados no sangue como combustível preparando para uma ação imediata.
Os frutos dos falsos pregadores comumente consistem em seguidores que não obedecem a toda a Bíblia. Por isso devemos discernir até que ponto a pessoa se baseia nas Escrituras. Essa pessoa crê e ensina que os escritos originais do Antigo e Novo Testamento são plenamente inspirados por Deus, e que devemos observar todos os seus ensinos?
Por que alguns líderes evangélicos querem que o atual partido se perpetue no governo? Que interesses estão por trás desse apoio? É a História se repetindo? Esses líderes, tão embriagados com o sucesso econômico no Brasil, não conseguem perceber que podemos ver repetida a tragédia que o Cristianismo teve de enfrentar na Alemanha de Hitler?
Com que frequência você sente que seus pensamentos e perguntas sobre Deus devem ser omitidos de uma amizade pessoal? Com que constância você compartilha seus pensamentos particulares sobre o Senhor com seu cônjuge ou amigos?
Se você está à procura de alguém em quem possa confiar plenamente; se precisa encontrar a pessoa certa para dirigir a sua vida pessoal e familiar; então lhe apresentamos aquele que através dos séculos tem respondido a todas as perguntas do coração humano e a ninguém tem desapontado.
A religião, meu amigo, tem levado muitas pessoas não para o céu mas para o inferno. Não importa se você está achando esta palavra muito dura; a realidade é que isto é a pura verdade, senão vejamos os fatos:
Chegou ao prefeito a notícia de que um pelotão de soldados armados não conseguiu arrancar o báculo da fé das mãos da congregação de cristãos, e tudo porque Romano os instigou com tal veemência que eles não hesitaram em oferecer a própria garganta, desejando morrer gloriosamente pelo nome de Cristo.
Tem algum fundamento afirmar que a fé - a confiança simples - seja a única condição para a salvação? Será que não existe alguma coisa de clima de "trapezista sem rede de proteção" que nos dá um friozinho na barriga?
Jesus voltará a esta terra, mas não da maneira mansa da Sua primeira vinda, quando o Seu propósito era morrer pelos pecados da humanidade. Isto foi cumprido à risca há dois mil anos. Nós agora esperamos a Sua Segunda Vinda "com poder e grande glória".