Quanto mais nos expomos, mais resistentes nos tornamos. Ao passo que, quanto mais nos preservamos, mais frágeis e suscetíveis nos tornamos. Somente a exposição pode manter nosso sistema imunológico em alerta. O mesmo vale para a nossa vida espiritual. Ao expor-nos, o pecado perde seu encantamento. Criamos anticorpos espirituais. Devemos transitar neste mundo de pés descalços, peito aberto, mente arejada, porém, revestidos de toda a Armadura de Deus.
Deveríamos aprender que é melhor nos ocupar com o Senhor Jesus do que com experiências. Jesus não decepciona nunca. Tudo o que precisamos temos nEle e através dEle. Ele é Aquele que nos dá abundância plena em tudo. Jesus é Suficiente.
Então você quer pecar, certo? Eu entendo isso. Eu já senti isso. Eu já senti isso hoje. E ontem. E anteontem. Posso pedir apenas 4 ou 5 minutos do seu tempo? Depois você pode ir e pecar o quanto você quiser. Mas, antes, queria que você lesse algumas palavras e parasse um momento para pensar sobre elas.
Confundimos felicidade com posses, prazeres e status. Então, corremos para ter, sentir e estar. Muitos, depois de alcançarem o que almejavam, descobrem que a felicidade não estava ali. No salmo 1, lemos que o justo tem o seu prazer na lei do Senhor, e nela medita de dia e de noite. O cristão tem prazer na palavra e na presença de Deus. Nossa felicidade não está nas coisas materiais, mas na paz, no amor e na justiça.
No dia em que as aves de rapina apareceram para Abraão, ele estava fazendo um concerto com Deus, uma aliança. Além das aves de rapina, tentando roubar, comer, despedaçar a oferta de Abraão, um outro acontecimento merece destaque - um profundo sono cai sobre o homem de Deus e como revelação, ele ouve que sua semente seria afligida por quatrocentos anos, até ser liberta, com grandes despojos.
De forma democrática vento sopra em todas as direções e dimensões, sobre justos e injustos. O que aqui enfatizo é o poder e a providência Divina para intervir sobre a ventania, as tempestades da vida. Assim como aconteceu com Jó e com os discípulos de Jesus, algumas situações na vida parecem conduzir a morte, até que se ouve a voz de Deus do meio do redemoinho ou no meio do mar e a restauração chega, a alegria.
Quer seja como a ave galinha ou como um grande pássaro, Deus nos convida a nos aproximarmos Dele em abrigo constante. Isso significa confiar sempre, buscar Sua presença em oração, entregar a Ele os medos, inquietações, preocupações, enfim tudo! E sob as asas de Deus, Ele nos guarda em segurança, aquecidos por Seu amor nos dias frios. Somente um 'Deus pássaro' tem a capacidade de além de refugiar seus filhotes, leva-los para lugares altos e seguros em dias de perigo.
Jeremias era conhecido como o profeta chorão, agora se ele sendo um chorão, nos mostrando que era muito sentimental, imagine Jeová ao revelar esta palavra ao profeta, como estaria seu coração? As Quatro Estações Espirituais são vividas por todos nós, mas em qual estação você estará, depende de você. Deus fala que os seus filhos passam por estações, mas alguns vivem em uma determinada estação por um período maior, e também me fez entender que Ele, somente Ele, Jeová, pode mudar as estações de nossas vidas mediante nossa vontade
Paulo conheceu sofrimento. Na segunda carta aos coríntios, como em várias outras epístolas, ele fala sobre suas aflições e privações. No mesmo contexto, ele frisa o papel de Deus em confortá-lo, o descrevendo como 'o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação'. O apóstolo, porém, não pensa somente em receber consolação. Ele recebe para repassar. Assim, Paulo continua - 'É ele que que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus....'
Três homens saíram do Getsêmani, um jardim situado ao pé do monte das Oliveiras. Nas horas depois do encontro destes homens naquele jardim, os atos realizados por cada um revelariam com clareza a vontade e o caráter de cada um. E quando observamos os passos de cada um desses homens, percebemos que o que fizeram no jardim e suas atitudes e motivos antes de chegarem ao monte já indicaram suas trajetórias distintas nas horas depois.
Os fariseus e escribas eram descritos pelo Senhor como aqueles que amam o poder e a adoração. Enquanto o homem deseja o poder e a adoração dos homens, o Senhor ensinou que a verdadeira grandeza estava em servir a Deus e aos homens. 'Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado'.
Jesus é Filho de Deus e veio a terra não para desfrutar dos palácios luxuosos e fazer turismo em praias e hotéis caros. Não, os dias de Jesus eram muito movimentados, sempre na companhia de necessitados. Um passo e 'uma flor murcha' cruzando Seu caminho, para de Suas mãos receber vida. Por isso, amado leitor, se algo hoje não está bem, tem feito você chorar e se entristecer, essa 'flor murcha' poderá reviver. Não, ela não foi parar por acaso em suas mãos.
A casca dá boa aparência ao fruto e serve como invólucro protetor contra as pragas e intempéries do ambiente. A polpa é a parte de maior utilidade imediata, sendo também a mais saborosa e nutritiva. Entretanto, a semente é o elemento mais precioso porque tem a função de perpetuar a espécie, possibilitando a produção de inúmeros frutos no futuro. Que tipo de fruto é o cristianismo que eu vivo? Apenas casca? Tem substância? Tem essência? A prova dirá.
Olha meu irmão - a vida passa tão rápido. De repente, o tempo terá consumindo o melhor de você….. Portanto, aproveite bem os momentos da sua vida, porque eles passam… faça tudo pedindo a Deus por Sabedoria. A sabedoria é maior que o conhecimento. Pois é a sabedoria que nos ajuda a aplicar o conhecimento de modo inteligente e nas circunstâncias certas.
I Samuel 16.7, este texto da palavra de Deus nos mostra claramente a facilidade de sermos enganados. Note bem, Deus havia falando para Samuel ir ungir o futuro rei de Israel, porém Deus deixou bem claro, não atentes para sua aparência , não olhe por fora, olhe por dentro. Quando olhamos o que está diante dos olhos, podemos ser facilmente enganados.
O que seria comparável a um bom conselho? Provérbios 25:11 diz que a maçãs de ouro em bandejas de prata. Há traduções que dizem - Uma palavra sobre rodas é como maçãs de ouro em bandejas de prata. O tempo sobre rodas é aquele que se move por conselhos sábios, seguindo direções certas, evitando a tortuosidade e os prejuízos, advindos de quem não sabe para onde vai. Palavras 'movem os montes' e o que é a vida senão a reunião de palavras pensadas, ditas? Um homem se torna sábio ou louco pelo falar.
Podemos não ter a máquina de tornar pessoas amargas em pessoas doces, mas temos a real e inigualável possibilidade de experimentar essa mudança através do relacionamento com o Espírito Santo. Insisto, se a máquina de tornar pessoas amargas em pessoas doces só é possível na imaginação, a real possibilidade de uma pessoa amarga se tornar doce existe - é através de um autêntico relacionamento com o Espírito Santo!
O Mestre disse 'quem tiver sede', ou seja, quem sabe que precisa de ajuda venha a mim que eu apresento a devida solução. Certa feita, o Senhor travou um diálogo com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó. Segundo a Bíblia Sagrada, Jesus oferece a ela essa mesma fonte de água viva. Quero dizer-lhes que a nascente não secou e o Senhor ainda continua a enviar águas purificadoras para que os homens bebam e tenham seus problemas solucionados, porque Deus é o Senhor de toda a criação.
As cartas de Paulo a Timóteo e Tito apresentam conselhos importantes de um evangelista experiente aos mais jovens. Paulo reconhece a dificuldade deste trabalho na segunda carta a Timóteo - 'Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos'. Sem dúvida, os pregadores que se adaptam ao mercado para lotar os seus templos e vender o seu evangelho diluído sempre terão adeptos, até multidões de seguidores. Mas homens honestos e sinceros buscarão e pregarão a verdade.
Davi no Salmo 102 se compara a coruja das ruínas. Uma canção triste, extraída de lábios desanimados e corpo sofrido, mas de um espírito que procurava não ser vencido pela situação. Você já se sentiu assim, quase sem forças para orar? Ás vezes estamos tão abatidos que oramos em pensamento, em gemidos e até em canções, como Davi. Uma canção de lamento, terminada em louvor em demonstração de fé.
'Todos passam por algum tipo de dificuldade, assim como por algum grau de prosperidade. Todos experimentam fracassos e sucessos na vida. A chave para a formação de um líder não está nas experiências, boas ou más, e sim na resposta que a pessoa dá a elas.' (Henry & Richard Blackaby)