Se dermos prioridade as coisas que nos interessam e relegarmos ao secundário os momentos que precisamos passar a sós com Deus, necessários para ouvir a Sua voz e fazer a sua vontade, ficaremos irremediavelmente secos de compaixão. Por isso, vamos colocar o título da mensagem na ordem correta - 'Coração de Maria e mãos de Marta'. Primeiro a comunhão e depois o serviço.
A fonte em que Gideão teria levado seus homens para beberem água que antes se chamava a fonte do terror e do medo, passou a se chamar A FONTE DE GIDEÃO, pois ali se iniciou a vitória de 300 homens contra 135.000 inimigos. A Fonte de Gideão ainda hoje está a jorrar a água. Mas, Quem beberá da fonte e continuará na peleja? Quem contará a história verdadeira sobre a derrota do inimigo? Este era o homem que Deus escolheu para livrar Israel das mãos dos inimigos. Agora analise comigo a atitude de Gideão. Segundo suas próprias palavras, ele era pobre, alguém que aos olhos da sociedade não merecia créditos ou confiança, mas se analisarmos bem veremos que provavelmente durante a noite Gideão colhia o trigo e durante o dia ele malhava o alimento no lagar, que era o lugar de se pisar a uva, pois o trigo era batido na eira e não no lagar. Isso nos mostra a vontade de Gideão em ter suprimentos para sua família, pois se não fizesse assim os inimigos levariam seu alimento e os deixaria passando fome
O lagar era a Nação, triste, vazia, abatida, pobre. O trigo derramado ali era a Palavra de Deus. Gideão não a esqueceu, era Sua força, sua motivação. Mas outros lagares estavam abandonados e nem mesmo havia trigo em seus campos. No mundo antigo, o lagar era uma grande bacia, onde os homens pisavam uvas. Eles seguravam-se em cordas acima deles e esmagavam as uvas com os pés. O suco era retirado em recipientes que ficavam nas laterais da grande bacia. Na ilustração do artigo, uma mulher é vista trazendo mais uvas em uma cesta. Lagares ficavam em locais escondidos, escuros e de acesso restrito
Nada de errado existe quando, movidos pelas saudades dos parentes ou pessoas conhecidas falecidas, se faz nesse dia visita os cemitérios e até mesmo se enfeitam os túmulos de pessoas saudosas e caras para nós. Entretanto, proceder como o faz a maioria, rezando pelos mortos e acendendo velas em favor das almas dos que partiram tal prática não encontra apoio bíblico. Jesus ensinou em
"Pai, Mãe, posso assistir ao cultão?" Protesto! As crianças das seitas TJ, Mormonismo e Espiritismo sabem muito mais a Bíblia do que nossos filhos.
A escola dos profetas, ao que tudo indica, teria sido o primeiro seminário teológico dos tempos bíblicos. Essa escola teria sido organizada por Samuel, que acumulou o ministério de profeta, sacerdote e Juiz. Elias e Eliseu foram os responsáveis pela consolidação da escola dos profetas, a contribuição deles fez com que essa escola funcionasse como resistência à apostasia que havia se estabelecido no reino do norte. A escola dos profetas estava fundamentada no ensinamento bíblico, por isso, as instruções eram tanto morais quanto espirituais.
Mas o que um homem da cidade de Cirene estaria fazendo em Jerusalém? O que teria levado este homem a fazer uma viagem de 1.600 Km? Qual seria o objetivo de Simão ao chegar a Jerusalém no dia 14 de Abibe? Quem era realmente este Simão Cirineu? Cirineu é a indicação de onde ele viria, e Cirene ficava na costa da África do Norte e tinha sido fundada por uma colônia grega. Essa comunidade Grega, mais tarde foi entregue à posse dos Romanos.
Explore o poder transformador do Espírito Santo na vida cristã. Mergulhe nas verdades reveladas do Novo Testamento e seja preenchido com Sua presença. Descubra, receba e viva pelo Espírito. Clique para começar sua jornada espiritual e se renovar no Espírito Santo agora!
A maioria absoluta da população do mundo acredita que tem uma vida agradável aos olhos de Deus, dizendo que não matam e não roubam, julgando-se dignos de poder compartilhar da mesma Glória dos que foram presos, açoitados, torturados, e mortos em nome de sua Fé Cristã.
Prepara-se. O que você vai ler nesse estudo irá lhe surpreender. Vamos a narrativa descrita pelos evangelistas Mateus e Marcos. Ambos descrevem de modo idêntico o encontro de Jesus com a mulher cananéia. É certo que ela precisou se humilhar para ser exaltada . Precisou reconhecer suas falhas, experimentar o silêncio de Deus para perceber que o encontro com Jesus tinha o objetivo de transformar não apenas a vida de sua filha, mas dela própria e de seu lar.
Querido leitor, Afinal de contas, qual a profecia mais complexa de Daniel? Antes que você ache a resposta, gostaria de convidá-lo a acompanhar-me nalgumas reflexões sobre um personagem que, na Grande Tribulação, terá uma atuação decisiva. Refiro-me a Miguel, o reverente e zeloso arcanjo.
Em algumas igrejas hoje, já não existe a prática da Palavra de Deus como outrora. A EBD (Escola Bíblica Dominical) foi desativada em nome de uma VISÃO, o conhecimento está relegado, o culto de doutrina esvaiu-se, agora só se prega aos domingos no culto da noite lembrando que pregação é diferente do ensino, o ensino se tem mais tempo para pensar, argumentar, tira dúvidas e muito mais, sem contar que a dinâmica é diferente. Em hipótese alguma devemos deixar de trazer o ensino se possível todos os domingos, a propósito, a minha personalidade espiritual atribuo dentre outras coisas ao ensino na EBD desde criança, parte dos meus conhecimentos bíblicos se devem também a ela (EBD), desta maneira julgo ser muito importante não destoarmos desta verdadeira visão
Neste mesmo Jordão que Naamã se recusou a mergulhar, o Senhor Jesus entrou. Nestas mesmas águas sujas, lamacentas e barrentas da humilhação que Naamã se recusou a entrar, o Senhor Jesus entrou e humilhou-se para nos dar o exemplo.
Considerando a analogia, comparando as sete igrejas da Ásia com os períodos da História da Igreja, Pérgamo representa a igreja mundana que abraça a doutrina de Balaão e a dos nicolaítas.
E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham á porta do templo chamada Formosa. O Coxo da Porta Formosa Quem era esse coxo e o que significava a tal porta Formosa? Como disse anteriormente, o desconhecimento dessas informações. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta formosa do templo. A Porta Formosa era uma das portas do Templo de Jerusalém mencionada no capítulo 3 do livro de Atos dos Apóstolos, onde um homem coxo foi curado. Homem coxo que pede esmola na porta do templo de Jerusalém. Junto à Porta Formosa do Templo ficava um homem todos os dias para pedir esmola. A Porta Formosa era assim chamada pelos seus ricos adornos
Getsêmani era um pequeno jardim nas proximidades de Jerusalém, para onde Jesus inúmeras vezes se retraia para fugir da agitação das multidões. Ali, na solidão da noite, buscava intimidade com o Pai em preciosos momentos de meditação e oração.
QUANDO DEUS DIZ A BATALHA NÃO É SUA É DO SENHOR. O que Deus espera de nós quando enfrentamos lutas confrontos e situações hostis? Josafá era um homem que amava a Deus mas estava enfrentando uma das maiores batalhas da sua vida. Em II Crônicas 20:15 a 17 veja o que Deus fala para ele: Ele disse: Escutem todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês mas de Deus. Amanhã desçam contra eles. Eles virão pela subida de Ziz e vocês os encontrarão no fim do vale em frente ao deserto de Jeruel. Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará ó Judá ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrenta-los amanhã e o Senhor estará com vocês
Quando Deus deu a Jeremias a visão da vara de amendoeira, ele alertava para a vigilância, pois a Palavra de Deus iria se cumprir, quer Jeremias quisesse ou não. Não que Deus fosse ruim, mal, mas porque Ele já sabia do pecado de Judá. Jeremias e a Vara de Amendoeira Quando Deus deu a Jeremias a visão da vara de amendoeira ele alertava para a vigilância pois a Palavra de Deus. E veio a mim a palavra do Senhor dizendo: Que é que vês Jeremias? Eu respondi: Vejo uma Vara de Amendoeira.
Davi colocou os nomes em seus filhos, homenageando a Deus, e dizendo através destes três nomes, Elisama, e Eliadá e Elifelete, exatamente como Deus age progressivamente na vida de um crente que confia n`Ele.
O termo não é bíblico. Nenhum escritor secular ou cristão usa-o antes do século II
Era essa capa que viram em Bartimeu, suja, mal cheirosa, podre, encardida. O interessante que as coisas que chamam atenção, só as chamam por dois motivos, primeiro por serem coisas belas aos olhos, ou segundo por serem terríveis aos olhos, e a capa de Bartimeu se enquadra na segunda opção...