Jesus estava reunido com seus discípulos, quando revela a Simão Pedro que Satanás estava prestes a peneira-lo. As mesmas dúvidas que afligiram Simão, nos afligem hoje. E a mesma peneira ainda está nas mãos do inimigo para cirandar aqueles que são portadores das  promessas no Reino de Deus.
Temos no livro de Ester um paradoxo - O desprezo e punição dados a rainha Vasti que recusa se apresentar perante o rei, e a exaltação de uma jovem órfã Ester que devota sua vida a presença do rei. O paradoxo da rainha que recusa a presença do Rei (Vasti) e da que dedica a vida (Ester) ao reino, pode ser comparado a nós em relação a Deus. A vida de Ester é um exemplo de cristianismo, de amor a Deus e aos homens. É de uma beleza e profundidade ímpar!
Apesar de ser escolhido, antes de nascer, para ser abençoado no plano de Deus, Jacó teve uma vida cheia de conflito, decepção e perigo. Em muitas situações, ele não foi a vítima, e sim, o provocador destes conflitos. Em uma noite apareceu um homem que lutou com Jacó. Conforme o relato em Gênesis 32, percebemos que este homem foi o próprio Senhor. Depois de uma noite de luta livre e nove décadas de teimosa resistência, Jacó aprendeu que realmente é melhor confiar em Deus.
A história de José do Egito pode ser avaliada em função de suas fases, ilustradas pelas casas por onde ele passou. Nossas vidas também se dividem em fases. O leitor desta mensagem saberá identificar em qual 'casa' se encontra. Apesar das perdas e do sofrimento, José não perdeu a fé nem a fidelidade no meio do caminho. Cada 'casa' tem suas particularidades, seus limites, seus problemas, desafios e propósitos. Erramos quando não os reconhecemos.
Não havia cartórios, advogados, meios jurídicos que validassem e defendessem a causa da população, então em Israel, era comum se recorrer ao costume dos sapatos para solucionar pendências. Moisés chegou a instruir o povo a se organizar na porta da cidade e com ajuda dos anciãos, firmar contrato envolvendo os calçados. Como Boaz resgatou a Rute, como Moisés tirou as sandálias no Horebe, como Josué ficou descalço em Jericó, assim seja conosco. Tiremos nossas sandálias, nos aliancemos a Deus para uma caminhada segura nessa terra em direção ao porvir.
Antipas se interessou pela mensagem pregada por João Batista, o homem enviado para preparar o caminho de Jesus. Mas a pregação de João o incomodava, porque esse servo de Deus claramente condenou seu casamento adúltero. A declaração de João Batista se baseou na palavra de Deus e foi pronunciada pela confiança desse homem na autoridade absoluta da palavra do Senhor. Por este motivo, João perdeu a cabeça. Não no sentido de radicalismo descontrolado, mas literalmente.
Muita gente conhece a história bíblica de José. Pouca gente olha para o lado político da história. O socialismo de José do Egito, contando com a revelação divina sobre os detalhes da economia no futuro próximo, não foi além da mera sobrevivência. José conseguiu planejar a economia porque o próprio Deus lhe deu a informação necessária
Sara teve uma ideia para 'ajudar' a Deus - sugeriu que Abraão tomasse sua serva, Agar, como concubina, para que Deus cumprisse as promessas por meio de um filho de Abraão com Agar. Tentaram ajudar o Senhor! Por não conseguirem enxergar os meios que Deus usaria para cumprir suas promessas, tentaram facilitar as coisas. Acreditar que Deus fará as coisas do nosso jeito não é fé no Senhor. Imaginar que Deus precisa da nossa ajuda, usando os nossos recursos para ajeitar as coisas para que ele possa cumprir a sua palavra, também não é a fé que ele pede
Quando Deus chamou Abraão, ele lhe fez três promessas - terra, nação e bênçãos para as famílias da terra. Em Jesus Cristo, Deus cumpriu a mais importante das três promessas a Abraão, e nós somos os abençoados por ter acesso à salvação eterna!
Deus perguntou a Caim - 'Onde está teu irmão?' A passagem deixa claro que Deus fez a pergunta não por desconhecer a resposta e precisar de um homem para lhe dizer. Isto porque, quando Caim negou que sabia, Deus revelou que ele já sabia o que aconteceu - Caim matou Abel. Quando Deus faz uma pergunta, ou quando ele fala de uma forma como se fosse menos do que onipotente e onisciente, não é devido a qualquer deficiência em si mesmo, mas é com o propósito de interagir com o homem
Sansão fez tudo o que não deveria fazer, ele escolheu fazer as suas vontades do que as vontades do Eterno. Sansão escolheu julgo desigual, pois se apaixonou por uma filistéia, mesmo sendo alertado por seus pais, tocou no cadáver do leão desobedecendo a seu nazireado, comeu mel impuro e ainda deu a seus pais não falando a verdade e não falar a verdade pode também em alguns casos ser o mesmo que mentira, e se envolveu com prostitutas, revelou seu segredo com Deus e acabou como acabou, derrotado, humilhado, cego, desorientado, e morreu junto com seus inimigos longe de seus pais.
Não acredito que Dalila seja o verdadeiro nome da mulher que traiu Sansão, pois a tradução de seu nome é - 'senhora da noite, sedutora'. Assim teríamos - Sansão, luz do sol e Dalila, senhora da noite. Penso que o nome Dalila surge como uma denominação para a mulher que apagou a luz do sol. Ela foi o insistente laço de Satanás na vida do nazireu. Poderia ter qualquer nome, Dalila porém representa - oposição a Deus, trevas, calabouço, prisão. E digamos que de fato, se chamasse Dalila, a história ficaria ainda mais assustadora.