Na aula de hoje estudaremos a respeito do preparo, chamado e envio de Moisés, o libertador escolhido por Deus para retirar os israelitas do Egito. Inicialmente mostraremos como Moisés foi preparado para exercer suas funções diante do Faraó. Em seguida, refletiremos a respeito do seu chamado, quando viu a sarça ardente e ouviu a voz de Deus. Ao final, aprenderemos sobre seu envio para libertar o povo de Israel do cativeiro.
Eu aprendi com o jovem Davi pelos menos sete motivos que podem nos encorajar a enfrentar os gigantes que se levantam contra nós, e contra a igreja do Senhor Jesus na terra, pois somos mais que vitoriosos. Assim vamos analisar a boa e agradável palavra de Deus e os motivos que motivaram Davi a vencer seu inimigo. Venha siga e tome posse dessas motivações para sua vida e não tenha medo de nenhum gigante.
Ester chegou à conclusão de que a vida do seu povo era mais importante que a dela. Ela infringiu a lei, aproximando-se do rei sem um convite formal, e encontrou graça perante o rei Assuero: 'Quando o rei viu a rainha Ester parada no pátio, alcançou ela favor perante ele; estendeu o rei para Ester o cetro de ouro que tinha na mão; Ester se chegou e tocou a ponta do cetro' (Ester 5.2).
O lagar era a Nação, triste, vazia, abatida, pobre. O trigo derramado ali era a Palavra de Deus. Gideão não a esqueceu, era Sua força, sua motivação. Mas outros lagares estavam abandonados e nem mesmo havia trigo em seus campos. No mundo antigo, o lagar era uma grande bacia, onde os homens pisavam uvas. Eles seguravam-se em cordas acima deles e esmagavam as uvas com os pés. O suco era retirado em recipientes que ficavam nas laterais da grande bacia. Na ilustração do artigo, uma mulher é vista trazendo mais uvas em uma cesta. Lagares ficavam em locais escondidos, escuros e de acesso restrito
Paulo, juntamente com Timóteo, servos de Jesus Cristo, dirigem essa Epístola aos 'santos em Cristo que estão em Filipos', esse adjetivo 'santo' diz respeito àqueles que creem em Cristo. Isso porque esses filipenses, tal como os coríntios, foram santificados em Cristo Jesus, que também os chamou para a santificação. A expressão 'em Cristo' é relevante nas epístolas paulinas, pois revela que a salvação vem dessa condição. Por causa dela, podemos desfrutas da 'graça e paz', do favor imerecido de Deus, e da paz com Deus, podendo, agora, nos aproximar dEle.
Um jovem e sábio líder terá ao seu lado idosos experientes, que poderão lhe auxiliar das mais diversas formas e maneiras, principalmente na condição de conselheiros.
Homens que fizeram a diferença na sociedade fazendo a vontade de Deus e impactando o mundo. Muitos deles eram militares e políticos; e como há muito preconceito entre os cristãos sobre essas profissões resolvi mostrar o que a Palavra de Deus fala a respeito do militarismo e da política.
Estêvão foi um dos sete homens escolhidos como diácono pelos discípulos pouco depois da ressurreição de Cristo para cuidar da distribuição da assistência às viúvas da igreja, a fim de que os próprios apóstolos pudessem ficar com o tempo mais livre para as sua tarefas espirituais.
Pilatos sabia quem era o criminoso chamado Barrabás, o qual ele mesmo mandou prender por crimes hediondos e agora o coloca em escolha; Jesus ou Barrabás? Para a surpresa de Pilatos o povo escolhe a Barrabás. Quero dizer para os muitos Barrabás que estão no corredor da morte, pois algumas injustiças humanas, ou algumas tempestades da vida o fizeram revoltar contra tudo e contra todos; que Jesus morreu em seu lugar e você está livre!!!
Ana é um exemplo a ser seguido, alguém que não se conformou com a situação de derrota e desprezo, reuniu forças, se levantou e sabiamente se dirigiu ao lugar certo, na hora certa.
A fonte em que Gideão teria levado seus homens para beberem água que antes se chamava a fonte do terror e do medo, passou a se chamar A FONTE DE GIDEÃO, pois ali se iniciou a vitória de 300 homens contra 135.000 inimigos. A Fonte de Gideão ainda hoje está a jorrar a água. Mas, Quem beberá da fonte e continuará na peleja? Quem contará a história verdadeira sobre a derrota do inimigo? Este era o homem que Deus escolheu para livrar Israel das mãos dos inimigos. Agora analise comigo a atitude de Gideão. Segundo suas próprias palavras, ele era pobre, alguém que aos olhos da sociedade não merecia créditos ou confiança, mas se analisarmos bem veremos que provavelmente durante a noite Gideão colhia o trigo e durante o dia ele malhava o alimento no lagar, que era o lugar de se pisar a uva, pois o trigo era batido na eira e não no lagar. Isso nos mostra a vontade de Gideão em ter suprimentos para sua família, pois se não fizesse assim os inimigos levariam seu alimento e os deixaria passando fome
A história de Abrão tem sido um bálsamo para minha vida. Não somos escolhidos por méritos próprios, nem chamados de igual forma. Deus em Seu eterno amor se compadece dos que creem, dando-lhes uma nova vida, repleta de bênçãos. E bênçãos tem a ver com sobrenatural, é algo que se torna possível pela ação e intervenção do céu. Meus erros não farão Deus desistir de mim