Jeová Jire em hebraico, quer dizer, 'O Senhor que provê'. Porque Deus provê todas as coisas para quem tem fé. Inúmeras provas disto temos na historia e em todos os exemplos a provisão de Deus chegou no momento em que já não havia recursos humanos, pois Deus não quer que nos o subestimamos com duvidas e questionamentos sobre a Sua Soberania e Poder em realizar tudo muito mais daquilo que pensamos ou imaginamos.
Não sabemos o nome da serva de Naamã, mas conhecemos o seu Testemunho. Por causa dela, o oficial Naamã foi ao encontro de Eliseu e encontrou a cura. Precisamos ajudar muitas pessoas a encontrarem o Senhor para que sejam salvas. Ainda que sejamos desconhecidos, precisamos ser eficientes. Aquela menina falou e suas palavras receberam crédito. Entendemos que sua vida era exemplar. Aquela menina não tinha riquena material, mas era fiel ao Senhor. 
Deus leva Jeremias a casa do oleiro para mostrar-lhe algo, nós que como vasos nas suas mãos as vezes precisamos de alguns reparos, e, são esses reparos feitos por Deus que dirão que tipos de vasos somos. Quando nos entregamos inteiramente ao querer de Deus Ele nos molda e nos refaz perfeitamente perfeitos, assim como Ele é.
A bíblia diz que o coração é o centro direto da atividade humana, quando diz 'dele procedem as saídas da vida'. O coração pode ser considerado como algo que abrange a totalidade do nosso intelecto, emoção e vontade. O coração pode nos enganar, porém se tivermos a mente de Cristo, então nosso coração será puro, se iluminarmos nosso corpo com bons olhos então nosso corpo será limpo...
No tempo antigo, cavar poços era uma necessidade vital para tudo que faziam. Antes de plantar ou criar animais era preciso saber se os poços seriam suficientes para o sustento. Não beba águas entulhadas, amargosas de contendas e nem águas do diabo. Deus tem águas de prosperidade e promessas infinitas para sua vida. Você está cavando poços para o futuro?
As lutas marciais têm ganhado destaque nos últimos tempos. Parece que os espectadores sentem necessidade de ver o inimigo ser nocauteado, canalizando sua vontade de lutar e vencer para as cenas assistidas no combate. Na verdade, vivemos grandes batalhas em nosso dia a dia. Porém a nossa luta não é contra o sangue e a carne. Precisamos aprender a lutar como Jesus que não combateu as pessoas e sim ao verdadeiro inimigo espiritual.
Muitas vezes passamos por situações que são para nos ensinar a ser perseverante e aprender a esperar porque a tribulação produz perseverança e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Esperar não é fácil. A grande dificuldade para esperar é a dúvida se vai acontecer o que se espera.
Essa parábola nos adverte que quando deixamos Deus de fora das nossas decisões mais importantes e dos nossos planos pessoais, tudo pode se transformar em cinzas. Espiritualmente falando, as cinzas são os restos da desobediência e rebeldia. Para aquele que está reduzido a cinzas, cujos danos internos são visíveis e devastadores, por meio de Jesus, Deus promete restaurá-lo internamente, a fim de que ele saia de seu estado de morte, para a vida.
A igreja jamais deve afrouxar a sua vigilância, como não deve esperar uma vida de segurança e paz 'terrena'. A Igreja somente baixará a sua guarda quando estiver nos braços do Pai, na eternidade. Saibamos que tudo o que é bom nesta terra, se torna alvo para tudo que é mal. 'Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.'
Muitos pregadores ressaltam o fato de que, sê a viúva tivesse mais fé, e pegasse mais vasilhas emprestadas, haveria mais azeite. Não há necessidade de acusá-la de ter demonstrado pequena fé. Ela demonstrou fé suficiente. E o que Deus proveu nesse milagre também foi suficiente. Os limites do milagre que Deus podia realizar não foram estabelecidos pelo Senhor; foram determinados pela fé e obediência da viúva.
O homem coxo esperava sempre receber daqueles que por ali passavam uma pequena esmola, talvez uma moeda de pequeno valor, pois é o que se espera de quem dá esmola, migalhas. Talvez fosse esse mesmo valor que ele esperava receber de Pedro e João, mas, eles também eram pobres e não tinham nenhuma moedinha para lhe dar, entretanto, aqueles dois homens tinham algo para lhe dar que mudaria sua vida para sempre - O milagre.
Tenho observado que muitas pessoas têm sido impedidas de serem abençoadas por estarem amarradas ao passado. Ninguém chegará ao futuro se não se libertar do passado. Nunca se esqueça que o nosso futuro é construído no presente.


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!