A questão de sustento de orfanatos por igrejas tem gerado controvérsia.  Muitos afirmam que não há autorização no Novo Testamento para as igrejas sustentarem orfanatos, enquanto outros defendem a prática. Neste artigo, levantamos várias perguntas relacionadas a essa controvérsia, querendo esclarecer a verdadeira questão.
As tragédias espirituais que sobressaltam no meio da cristandade atual implicando em enganos, confusões, distorções, facções, desvios, enfim, tudo o que leva à apostasia da fé na Palavra de Deus e, consequentemente às trevas espirituais, são provenientes da falta de visão espiritual.
Deus alerta Jó sobre o perigo de passar as decisões divinas pela peneira do raciocínio humano - Acaso, anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares?. Corremos o mesmo risco hoje. Seres humanos, com suas capacidades limitadas, imaginam-se competentes para explicar coisas que Deus não revelou, e até para determinar o que Deus pensa quando ele não fala!
Notícias de guerra dominam as manchetes do dia. Conflitos no Oriente Médio. Guerras antigas na África. Ameaças de hostilidades na Ásia. Os nomes, lugares e motivos variam, mas a história é a mesma. Paz mundial duradoura parece cada vez mais distante no mundo moderno. Como devemos encarar a guerra? Um discípulo de Cristo pode usar armas para matar outras pessoas? O que Deus diz nas Escrituras?
Será que seremos a única espécie que desfrutará dos novos céus e nova terra profetizados pelas Escrituras? O que será das inúmeras espécies animais e vegetais, frutos do gênio divino? Terá Deus criado todas elas apenas como figurantes da trama cujo protagonista é o ser humano? 
Muitos cristãos enfrentam dúvidas sinceras convivendo com a cultura que os cerca. Posso isso? Posso aquilo? É pecado aquilo outro? Paulo enfrentou um caso destes na igreja de Corinto. Havia festivais pagãos oferecidos aos deuses nos templos da cidade, onde se sacrificavam animais e se comia a carne deles.
Em geral, os sinais, prodígios e milagres na Bíblia serviam para confirmar a palavra revelada por Deus aos profetas e apóstolos. No Velho Testamento, Deus capacitou homens como Moisés, Elias e Eliseu a realizarem milagres para confirmar a sua mensagem. No Novo Testamento, sinais milagrosos acompanharam os apóstolos do Senhor. Mas Paulo, um dos apóstolos, nos alerta - 'Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema' 
Durante a conversa, meu novo amigo fez uma observação interessante de como Deus poderia acabar com a confusão religiosa. Ele sugeriu que Deus poderia simplesmente revelar para os homens a sua vontade, dizendo que é isso que quer para todos fazerem, e assim não teria tanta confusão. Achei o comentário interessante, e pedi para ele considerar que foi exatamente isso que Deus fez!... Pense comigo sobre os fatos e suas implicações.
Vivemos uma geração em que os valores éticos, morais e sociais são completamente antagônicos aos valores da geração anterior. A cada dia, o que era certo parece tornar-se errado e o errado parece tornar-se certo. Uma pequena retrospectiva na história da humanidade pode mostra-nos que a inversão de valores vista na atualidade, teve início no libertinismo iniciado nos anos dourados. Se um fio de barba valia como uma assinatura na metade do século passado, e a palavra era prova de honra, hoje, a mesma palavra pode transformar um bandido em mocinho da noite para o dia.
Dia 31 de outubro é o Dia da Reforma Protestante e da Pregação do Evangelho. Lutero elaborou 95 teses contra a venda de indulgências, contra o poder absoluto do papa e pregando a salvação, não mais pelas obras, mas única e exclusivamente pela graça de Deus. Pregou essas teses na porta da Igreja de Wittenberg, com um convite a um debate sobre elas.
Algumas igrejas permitem e outras exigem que seus pastores sejam solteiros. O que Deus revelou sobre esta questão? O Espírito Santo foi específico e detalhado nas qualificações destes servos. Encontramos listas de características deles em 1 Timóteo 3.1-7 e Tito 1.5-9. Para as pessoas que realmente querem agradar ao Senhor, estes trechos resolvem a questão de pastores solteiros.
É  proibido ou pecado sair para dançar? Acho lindo a dança e traz um bem estar tão grande que parecemos uma pluma  no outro dia. Mas faz muitos anos que não saio para dançar, porque penso que Deus condena.