Estudo Bíblico O Amante da Maldição


Salmos 109:17-18
“17. Amou a maldição; ela o apanhe; Não quis a bênção; aparte-se dele. 18. Vestiu-se de maldição como de uma túnica: penetre como água, no seu interior nos seus ossos, como azeite.”

Introdução:

Ouvi uma vez uma pessoa dizendo que foi totalmente consumido por uma paixão que o fez deixar sua família, seu bom trabaho e sua cidade de origem para viver uma outra realidade, que segundo ele, o levou-o para uma pior. Quando alguém está apaixonado, ele se veste, se perfuma, se caracteriza afim de agradar a sua grande paixão.

No Caso do texto que me refiro acima, Deus nos chama atenção para não termos nenhuma ligação amorosa com a maldição. A maldade é uma característica dos filhos de satanás. Quando leio sobre o fracasso de Esaú, filho do Patriarca Isaque, vejo o quanto ele era apaixonado pelo maldição. Deus se refere a ele em Heb.16-17 ” Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado.

Esaú tinha a responsabilidade de partilhar da descendência do Jesus. Era o primogênito de Isaque. Era o detentor da benção de Abraão, mas trocou a sua legalidade de prosperar por um prato de comida.

Quem não prioriza Deus e busca mudança para melhorar sua vida e seu caráter, certamente chorará a perda do favor de Deus como Esaú.

Quero citar três características do amante da maldição, baseado na vida de Esaú:

1). O amante da maldição vive sob o domínio de seus desejos canais.Gênesis 25.27-34
27. Cresceram os meninos. Esaú saiu perito caçador, homem do campo; Jacó, porém, homem pacato, habitava em tendas. 28. Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó. 29. Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú 30e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. 31. Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. 32. Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? 33. Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34. Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.

Esaú fez o que a borboleta faz para morrer. Morre atrída pelo foco da luz quente. Morre pelo seu prazer de amar a luz. Esaú não controlou seu estomago. Seu desejo carnal foi maior que sua convicção pelo sagrado.

2). Despreza os direitos que Deus lhe dá. V.32
“32 Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?”.

Muitos dizem: Porque tenho que vir a igreja? Porque tenho que orar? Porque tenho que dizimar? Porque tenho que ter uma só mulher? Porque tenho que obedecer meu marido, porque tenho que honrar meus pais?

Quem age  assim ama a maldição, vive só pro seus desejos e despreza aquilo que é benção em sua vida. Veja que a bíblia diz que o maldito vesti-se de maldição. O que é vertir-se:

Vestir-se de maldição é se identificar com o mal. Apropriar-se de algo que é ilegal. Ele usa algo roubado, pirata. Goza daquilo que não é seu para o bel prazer. Não está nem aí com os códigos e leis do país. Troca o legal pelo ilegal. Toca a benção pela maldição.

Eu peço a vocês, Honre a presença de Deus. Não despreza a benção que Deus está te dando agora. Esaú desprezou o direito de ser patriarca.

3). Gera filhos que são pesos para sociedade.
Esaú gerou os edomitas que se tornaram inimigos dos filhos de Deus.

Gen. 36:9 “Esta é a descendência de Esaú, pai dos edomitas, no monte Seir.”

Juz.11:17 “Então, Israel enviou mensageiros ao rei dos edomitas, dizendo: Rogo-te que me deixes passar pela tua terra. Porém o rei dos edomitas não lhe deu ouvidos; a mesma coisa mandou Israel pedir ao rei dos moabitas, o qual também não lhe quis atender; e, assim, Israel ficou em Cades.”

Quem ama a maldição gera filhos de Belial. Filhos da maldade. Esaú gerou filhos que se tornaram pesos para sociadade daquela época.

Que família você está gerando? Que herança você está deixando moralmente falando?

Deus destruíu a geração de Esaú. ” A casa de Jacó será fogo, e a casa de José, chama, e a casa de Esaú, restolho; aqueles incendiarão a este e o consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o SENHOR o falou”. Obadias 1:18

O desejo de Deus para a nossa geração é que  seja uma geração eleita por Ele e exemplar para toda a sociedade.

O Salmo 112.1-3 “1. Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. 2. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. 3. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre.

Não ame a maldição. Ame o Senhor Deus Todo Poderoso.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”. João 14:21

Shalon,
|  Autor: Bispo Castilho  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!