Estudo Bíblico Maldição Hereditária e a Resposta da Bíblia


É bom que se diga, que a falta de fundamento bíblico em muitos crentes – Os tornam presas fáceis dos modismos teológicos que de quando em quando surgem entre nós evangélicos.... Todo modismo teológico por ser novidade, atrai sempre muita gente.

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA – Que ensinam seus proponentes:

a) Segundo os que creem na transmissão da maldição hereditária, mesmo os crentes em Jesus, nascidos de novo, estão sujeitos a sofrer as terríveis consequências dos pecados e das maldades praticadas pelos ancestrais, tais como doenças, insucessos na vida financeira, no trabalho, pecados sexuais, vícios, etc..

b) Um dos livros mais conhecidos sobre o assunto tem por título "QUEBRE A CADEIA DA MALDIÇÃO HEREDITÁRIA", escrito por Marilyn Hickey, editado, no Brasil, pela Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno - ADHONEP. No livro, vemos, de início, a história de uma família, que herdou uma fazenda, nos Estados Unidos e que se viu em grandes dificuldades: nada dava certo; pragas na plantação; dívidas; doenças afetavam a família; lendo a Bíblia, concluíram que estavam debaixo de uma maldição hereditária. Segundo o livro, a família orou a Deus, e quebrou a maldição daquela terra, e ela produziu como nunca houvera acontecido.

c) Que ensinam para se vencer a maldição hereditária - Para vencer a maldição hereditária, dizem seus defensores, é necessário que o crente amarre o valente e o expulse da terra, da casa ou da vida de uma pessoa ou de uma família. Isso se baseia em Mt 12.29. Para os ensinadores da quebra da maldição hereditária, casa pode significar "geração". Então, é preciso amarrar o valente, que é Satanás, para quebrar sua cadeia de maldição sobre a família, e seus descendentes. Acontece que todo dia "amarram" o inimigo e ele continua agindo. Na verdade, o diabo só será amarrado, mesmo, no início do Milênio (Ver Ap 20.1,2).

d) Qual o texto bíblico que os seus proponentes mais utilizam para fundamentar esta doutrina...

Ex 20:5,6 - Não te encurvarás a elas, nem as servirás, porque Eu, o Senhor teu Deus, Sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

1º.) Este Texto Bíblico não se refere a outros pecados – Mas, unicamente ao pecado de idolatria –

- Pois os que creem em maldição hereditária – dizem que se o sujeito é um viciado, alcóolatra, assassino, pervertido, etc... – algum antepassado teve o mesmo problema)

2º.) Este texto bíblico não está falando da extensão do Juízo divino, mas sim de sua durabilidade

- Ou seja, sempre que houver necessidade de Juízo, Deus julgará
- Assim, como a misericórdia de Deus sempre se manifestará na vida dos fiéis.
- Visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

3º.) Este texto bíblico é claro em dizer – que é Deus quem amaldiçoa ou abençoa

- Não é o homem ou diabo que está falando que ira trazer maldiçao
- É o próprio Deus
- Porque Eu, O Senhor teu Deus, Sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
- Dt 28 – Temos uma lista de bençãos e maldições – Mas, é Deus quem abençoa...E, Deus quem maldiçoa...

4º.) Este texto bíblico não está amparando maldição na árvore genealógica – no sentido de maldição herdada

- Os que defendem tal doutrina, voltam-se para a arvore genealógica para detectar problemas, quebrar a maldição
- Daí surgem métodos, tais como: regressão por hipnose, mapeamento, etc...

Vejamos o histórico da arvore genealógica de dois homens: Jukes, um homem ateu e o cristão Jonathan Edwards:
1) Da família de JUKES, o ateu, foram pesquisados 560 dos seus descendentes: Desses, 310 morreram em extrema pobreza; 150 tornaram -se criminosos, inclusive 7 assassinos; 100 descendentes foram beberrões; mais da metade das mulheres se prostituiu. Segundo cálculos, os descendentes de Jukes custaram ao Estado, com suas vidas desregradas, Um milhão e duzentos e cinquenta mil dólares.

2) Quanto à família de Jonathan Edwards, cristão praticante, com sua família, foram pesquisados 1394 dos seus descendentes, sendo constatado o seguinte: 295 receberam diplomas universitários, sendo que 23 chegaram a ser reitores de universidades; 65 foram professores universitários; 3 senadores dos Estados unidos; 3 governadores estaduais, e outros, ministros enviados a nações estrangeiras; 130 foram juizes, 100, advogados, sendo um reitor de uma faculdade de Direito, 56 médicos, sendo um reitor da faculdade de medicina; 75 oficiais na carreira militar; 100 missionários e pregadores famosos, bem como autores destacados; cerca de 80 desempenharam alguma função pública;3 foram prefeitos de grandes cidades; um foi superintendente do Tesouro norte-americano; um deles foi vice-presidente dos estados Unidos.

- No caso de Jukes, o ateu – Se entende que sua descendëncia permaneceu no pecado (daí, a presença da maldição em cada um destes exemplos negativos)
- No caso de Jonathas Edwards – vë-se o valor do ensino da Palavra de Deus na família – Dt 6
- A exemplo vemos que aqui nos Estados Unidos – que desde que foi colonizado – tendo a Biblia como base – crianças e jovens tinham outro comportamento. Hoje, sem a Biblia nas escolas – vemos como estão as crianças e jovens americanos.

1 Tm 1:3,4 - Como te roguei, quando partia para a macedonia, que ficasses em éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem outra doutrina, nem se ocupassem com fábulas ou com genealogias intermináveis, que antes produzem controvérsias do que o serviço de deus, na fé.

Tt 3:9 - Mas evita questões tolas, genealogias e contendas, e debates acerca da lei, porque são coisas inúteis e vãs.

5º.) Este Texto bíblico é claro em revelar – que a maldição está sempre associada a desobediëncia. E a benção de Deus, a Obediëncia - Dt 28

6º.) Cremos sem sombra de dúvidas, que a responsabilidade diante de Deus – É INDIVIDUAL
Ez 18:1-4 - Veio a mim a Palavra do Senhor: Que tendes vós, vós que dizeis esta parábola acerca da terra de israel: os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram... Tão certo como Eu Vivo, Diz o Senhor Deus, nunca mais direis este provérbio em Israel. Pois todas as almas são minhas, como a alma do pai, também a alma do filho é minha. A alma que pecar essa morrerá.

Dt 24:16 - Os pais não serão mortos pela culpa dos filhos, nem os filhos pela culpa dos pais, cada qual morrerá pelo seu pecado.

JÓ 19:4 - Embora haja eu, na verdade errado, comigo ficará o meu erro.

Jr 31:30 - Mas cada um morrerá pela sua iniquidade, de todo o homem que comer as uvas verdes, os dentes se embotarão.

Rm 14:12 - De modo que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

Ez 18:20 - A alma que pecar, essa morrerá. o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

7º.) Cremos que ao ser redimido por Cristo, toda maldição é quebrada
Rm 8:1 - Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

Jo 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e cre Naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

Is 50:9 - É o Senhor Deus quem me ajuda, quem há que me condene...

Rm 8:31 - Se Deus é por nós, quem será contra nós...

Jo 19:30 - TE TE LESTAI – Está consumado

Cl 2:14 - Havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, tirou-o do meio de nós, cravando-o na cruz.

2 Co 5:17 - Portanto se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.

GL 3:13 - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Ele nos resgatou para que a benção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebessemos a promessa do Espírito

Is 54:17 - Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará...

Sl 57:1 - Debaixo de tuas asas eu me escondo, até que passem as clamidades

SL 91:1-7 - Aquele que habita no esconderijo do altissimo, ‘a sombra do onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refugio e a minha fortaleza, o meu Deus em quem confio. Certamente ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas e debaixo das suas asas estarás seguro, a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado e dez mil ‘a tua direita, mas tu não serás atingido.

Cl 3:3 - A vossa vida está escondida com Cristo em Deus

No caso dos JUKES, sua descendência foi prejudicada pela maldade dos pais, cujos efeitos passaram para os filhos. Sem dúvida alguma, todos eles aborreceram ao Senhor, conforme está em Ex 20.5. Por isso, Deus visitou a maldade deles nas suas gerações. É um caso bem típico de maldição familiar herdada. Se um deles houvesse aceitado a Jesus como salvador, tudo se faria novo. As coisas velhas da família seriam anuladas em sua descendência, em termos espirituais. Em termos físicos, poderiam se beneficiar da cura divina ou dos recursos médicos, colocados à disposição do homem pelo próprio Deus.

No caso dos descendentes de Jonathan Edwards, vemos que eles aceitaram a Jesus como Salvador. Como consequência, a influência benéfica do exemplo dos pais se fez sentir sobre os filhos, bem como a bênção e a misericórdia de Deus de geração a geração.

CONCLUINDO
Cremos que a visitação da maldade por Deus, sobre a terceira e quarta geração é para os que aborrecem a Deus, e não para os nascidos de novo; para estes, Deus tem prometido fazer misericórdia a milhares de seus descendentes. A maldição não é transmitida diretamente e sim os efeitos do pecado sobre os filhos. Se alguém aceita a Jesus, é nascido de novo, sua vida está debaixo da proteção divina, não cabendo mais nenhuma condenação ou maldição. Que Deus nos abençoe , que possamos entender as verdades espirituais à luz da Bíblia e não de especulações doutrinárias sensacionalistas e equivocadas.

| Autor: Pastor Marcos Antonio | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR |


Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!