'Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. 1° Timóteo 4.1
Estudos sobre os 7 símbolos do Espírito Santo. É preciso entender que são apenas símbolos que procuram nos fazer entender a Pessoa e a Obra do Santo Espírito. Vamos estudar palavras que são empregadas nas Escrituras como símbolos do Espírito Santo de Deus. Da mesma forma como os nomes variados identificamos trabalho do Espírito Santo nas pessoas regeneradas pela fé no Seu Santo Filho Jesus Cristo
As três Pessoas a Trindade são "um só Deus verdadeiro e terno, da mesma substância, iguais em poder glória, embora distintas pelas suas propriedades pessoais". O Espírito Santo merece, portanto, ser compreendido e honrado como Deus.
Não são poucos os pregadores de linha pentecostal que ameaçam os críticos das atuais 'manifestações espirituais' de cometerem o pecado sem perdão, a blasfêmia contra o Espírito Santo. Mas, será? Não se impressione com as ameaças de pastores do tipo 'você está blasfemando contra o Espírito Santo' se o que você estiver fazendo é simplesmente perguntando qual a base bíblica para cair no Espírito, rir no Espírito, a unção da leoa, e outras 'manifestações' atribuídas ao Espírito Santo.
O termo blasfêmia pode ser geralmente definido como 'irreverência desafiante'. Aplicaríamos o termo a pecados como amaldiçoar a Deus, ou, propositadamente, degradar coisas relativas a Deus. Também o é atribuir mal a Deus, ou negar atribuir-lhe algum bem devido. Este caso de blasfêmia, entretanto, é específico, chamado de “pecado contra o Espírito Santo”. Em Mateus 12:31-32, os Fariseus, tendo testemunhado provas irrefutáveis que Jesus fazia milagres no poder do Espírito Santo, afirmaram que, ao contrário, o Senhor estava possuído pelo demônio 'Belzebu' (Mateus 12:24).
No ato da conversão, o Espírito Santo concede ao convertido um poder muito especial, adota-o como filho de Deus. Esse poder somente é dado àquele que crê no nome de Jesus recebendo-o como seu Senhor e servindo-o como escravo. Toda pessoa convertida, ou seja, verdadeiro discípulo de Jesus, tem o Espírito como hóspede. O Espírito converte, habita e sela o verdadeiro discípulo.
Temos que determinar quais são os aspectos de nosso temperamento que interferem com o nosso desenvolvimento espiritual, e depois iniciar uma renovação do Espírito Santo para superar estas fraquezas. Quando entendemos que, pelo Espírito Santo, nossas fraquezas podem ser modificadas, passamos a revestir-nos das características do temperamento transformado pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo se apossou de Davi de uma tal maneira, que o transformou no homem segundo o coração de Deus. Foi tirado do meio das ovelhas para sentar no lugar de mais alta honra. Quando o Espírito Santo te possuir tudo em sua volta sofrerá mudanças. E pra melhor. Desse dia em diante você não será mais o mesmo. Creia nisso!!!
Gades se uniu a Davi quando ele era um fugitivo na terra, e ficou com ele até que se tornasse no rei mais importante e poderoso de seus dias. Davi, influenciado pela unção do Espírito Santo sobre Gades, converte a maldição em bênção, não permitindo que a avareza lhe impedisse de pagar um alto preço, por sua oferta no altar do Senhor.
A relação entre a santificação e o Espírito Santo na vida dos obreiros/líderes é algo claro nas Escrituras. Desde o Antigo Testamento a presença do Espírito na vida da liderança do povo de Deus é fator fundamental para o sucesso no fazer e no ser do obreiro.
O Espírito Santo e a Santificação. O Espírito Santo nos encontrou na lama do pecado, nos levou a Cristo, que nos purifica de todo pecado. Colocou nossos pés no primeiro degrau da santificação. Ele jamais nos abandona, pois nos conduzirá até a nossa glorificação.
O fruto do Espírito Santo são qualidades morais divinamente implantadas. O Espírito Santo reinando em nós produzirá o caráter cristão. Ele produzirá em nós as virtudes do caráter de Jesus Cristo.