Estudo Bíblico sobre Por Que Celebramos a Páscoa?

 

Sim. Por que fazemos isto? Que significado tem para nós cristãos? Por que todo esse comércio? Será que a verdadeira mensagem da Páscoa tem sido ocultada ao povo por homens inescrupulosos que só pensam em vender seus produtos e ganhar muito dinheiro? O que é Páscoa, afinal de contas?

 

Primeiramente, convém recordar a sua origem histórica. Por volta do século XV antes de Cristo, o povo de Israel estava escravizado no Egito, isto já por mais de quatrocentos anos. Geração após geração sem o direito de ir e vir, de comprar e vender, de ser livre. Foi quando, mais uma vez, de uma forma soberana e poderosa, Deus interveio na história da humanidade. Sinais evidentes do poder de Deus foram manifestos perante Faraó para que libertasse aqueles escravos. Faraó resistiu a nove desses sinais. Por fim, Deus recomendou a todo o povo, por meio de Moisés, que providenciasse para cada família um cordeiro, cujo sangue deveria ser aspergido na porta pelo lado de fora de cada residência.

 

"E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós e não haverá entre vós praga de mortandade quando eu ferir a terra do Egito" (Êxodo 12.33).

E, assim, realmente ocorreu. Os que creram foram protegidos. Que advertência para todos nós hoje!

O sangue desse cordeiro, que protegeu o povo da morte física, era um símbolo do verdadeiro Cordeiro de Deus que derramaria seu sangue para livrar os homens da morte eterna. 1500 anos depois, João Batista, apontando para Jesus, disse: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1.29).

E o apóstolo João, em Apocalipse 5.9, disse:

 

"Digno és... porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua e nação".  Apocalipse 5.9

Realmente, o Cordeiro de Deus - JESUS - livra todo homem da escravidão do pecado. O pecado exige uma sentença de morte, a morte eterna. E Jesus pagou esta dívida por todos nós (Rom 6.23). Esta é a verdadeira mensagem da Páscoa!

Lamentavelmente, hoje existe uma profanação dessa festa. Fábulas, lendas e comércio falam mais alto do que sua mensagem espiritual. Os anúncios de rádio, TV, jornal e Internet não falam de Jesus, o Cordeiro de Deus, cujo sangue foi derramado em nosso lugar, para nossa redenção. Longe disso, sugerem ao povo que comprem e que comam! O quê? Coelhinhos e ovos de chocolate. E ainda alguns deixam-se guiar por crendices, superstições e tradições de homens.

Amigo, saiba que a Páscoa nada tem a ver com essas coisas. Não se deixe enganar. Não participe disso. Não existe coelho da páscoa - mas, sim, o Cordeiro de Deus - JESUS CRISTO. Na Páscoa, nada se refere a chocolate mas, sim, ao precioso sangue de Jesus derramado na cruz em favor de cada um de nós, para livrar-nos de uma vida pecaminosa e miserável.

 

Assim como no antigo Egito, Deus protegeu a vida daqueles que tinham em suas casas a marca do sangue do cordeiro, hoje Deus cuida de todo aquele que tem em seu coração a marca do sangue de Jesus Cristo. Você deseja esta marca? Busque a Deus em oração e receba o perdão dos seus pecados hoje mesmo. A Páscoa é uma prova do amor de Deus.

A grande maravilha da Páscoa cristã é que ela não somente nos fala da morte de Jesus e do seu precioso sangue derramado na cruz, mas também nos fala da sua ressurreição. Jesus está vivo. Ele ressuscitou. Esta é a característica que distingue o Cristianismo das demais religiões - JESUS ESTÁ VIVO! Seu túmulo está vazio! "...ele não está aqui, porque já ressuscitou como havia dito" (Mateus 28.6), afirmou o anjo aos discípulos que se dirigiram ao sepulcro na manhã de domingo,dia nove de abril do ano 30 AD. Por isso as famílias e igrejas cristãs se reúnem na Páscoa para agradecer a Deus por tão grande bênção a nós concedida, por tão grande amor demonstrado aos homens pecadores.

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5.8).

 

|  Autor: Adail Campelo  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |

 


Estudos Biblicos e Artigos Sobre a Pascoa




Receba Estudos Biblicos todos os dias!
Cadastre-se seu e-mail! É Grátis
     Digite seu Email Abaixo
Emails Cadastrados

OBS: Não esqueça de confirmar seu email em seguida!