Estudo Saiba como é comemorado o Natal em diferentes países


Com a chegada do mês de dezembro, as discussões sobre a validade dos enfeites, símbolos natalinos e festividades voltam a tona. Cada país costuma comemorar a data de um jeito particular e adota uma simbologia própria, o que causa um estranhamento antropológico. Neste caso, a informação é um bom remédio para derrubar algumas críticas. Confira, então, como o Natal é comemorado em algumas regiões do mundo:

Inglaterra  - Comemorando o Natal a mais de mil anos, a Inglaterra pode ser considerada expert em festejar a data. Assim como no Brasil, a tradição do país engloba a troca de presentes, pinheiros decorados e músicas natalinas.

Austrália – O Natal dos australianos lembra a origem britânica do país. Sendo assim, os elementos festivos remetem à cultura inglesa. Há, porém, uma diferença interessante. Por ser um país quente, alguns costumam comemorar o Natal nas belas praias australianas.

Suécia – Na Suécia e nos demais países escandinavos, o Natal coincide com as comemorações do Dia de Santa Luzia. Por conta disso, as festas começam no dia 13 de dezembro. Esta data é marcada por devotos, que participam de uma procissão empunhando tochas acesas.

Finlândia  – Neste país há pelo menos dois costumes que causam estranhamento. O primeiro é que os finlandeses costumam freqüentar saunas na véspera de Natal. O segundo é a tradição de homenagear os entes falecidos nos cemitérios.

Rússia – Durante o regime comunista, as árvores de Natal foram banidas da Rússia para serem substituídas por árvores de Ano Novo. O Natal é comemorado 13 dias após a festividade ocidental. Segundo a tradição do país, a ceia deve ter mel, grãos e frutas, mas sem a degustação de carnes.

Japão – Do outro lado do mundo, com população de apenas 1% cristã, a festividade de Natal só ganharam força por questões econômicas. A tradição foi influenciada pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra.

Iraque – O Natal do Iraque também é comemorado de forma acanhada. Os poucos cristãos do local festejam a data com a leitura da Bíblia em família. Outros realizam o “toque da paz”, uma espécie de bênção que as pessoas recebem de um padre.

África do Sul – Na África do Sul o Natal acontece no verão, quando a temperatura chega a passar dos 30 graus. Por conta do calor, os banquetes natalinos acontecem nos jardins ou no quintal. As árvores e os presentes de natal são obrigatórios.
|  Autor: Tiago Monteiro  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |