Destacaremos, como primeiro dever da esposa, a responsabilidade de ser uma ajudadora de seu marido, uma vez que esta é a primeira menção que o próprio Criador faz acerca de seu papel no matrimônio - 'Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.' (Gênesis 2.18). Isso não apenas reforça o fato de que a liderança do lar pertence ao homem na condição de cabeça, como também ressalta a importância da mulher no contexto matrimonial.
O que leva uma criança a trocar a Bíblia por Harry Potter e por tantas outras figuras que emergem das profundezas do inferno? Muitas dessas crianças, mesmo que cristãs envolvidas com o ocultismo? Estas questões deveriam nos incomodar... Para mim, permitir que uma criança troque a Bíblia por Harry Potter é, no mínimo, falta de zelo dos pais. E, em seguida, a denúncia do grande descaso de pastores e líderes com as crianças que freqüentam suas congregações.
Tanto pais como filhos devem ter um conhecimento de Deus e de sua Palavra. Esta Palavra é que possibilita a Família viver em comunhão com Deus e conseqüentemente uns com os outros. A Palavra de Deus é uma fonte que jorra constantemente renovando nossas forças, produzindo santidade, sendo nossa bússola de orientação neste mundo. O que conhecemos dele e de sua vontade pra com o lar estão nela. Por isso, ela é Palavra autoritativa e insubstituível para a Família que queira viver em comunhão com Deus.
Mudar alguma coisa dentro de nós é sempre um grande desafio.O casamento em si já exige mudanças significativas porque não há como manter um relacionamento a dois de forma séria vivendo como se fosse uma pessoa solteira. Quando uma pessoa se casa, ela acaba levando consigo hábitos negativos, além de uma bagagem emocional e espiritual adquirida e desenvolvida na família de origem. O primeiro passo a ser dado para que haja mudanças necessárias é reconhecer onde precisamos mudar. O desejo de mudar é uma grande prova de amor!
'Eu sinto que estou criando pequenos hipócritas.' Muitos pais temem que seus filhos, uma vez que lhes ensinaram formas adequadas de  comportamento, crescerão como crianças bem comportadas, mas sem o senso da necessidade da graça. O problema da hipocrisia é maior em lares  que enfatizam o comportamento ao invés do coração. Se o foco da disciplina e da correção é a mudança de comportamento, você perderá o coração.
Deus tem muitas promessas de bênçãos para nossos filhos, mas por outro lado o diabo está constantemente semeando o joio para destruir o cumprimento de cada uma delas. A mãe de Moisés foi criativa com o cesto, mas por que orava, ouviu a voz de Deus, por um pensamento que veio a sua mente, para não esquecer do betume. Quem se dedica na oração nunca é pego desprevenido. Você já examinou se os 'cestos' de seus filhos não estão afundando? 
Aonde não existe ordem, predomina a anarquia (falta de comando, confusão, desmoralização, desrespeito). Como sacerdotes do lar, os pais devem estar atentos para que a vida familiar seja conduzida dentro de funcionamento regular, onde a subordinação dos filhos aos pais seja espontânea, tendo em vista a observação dos preceitos bíblicos no seio familiar.
Se em casa a criança não pode se expressar, crescer, ser autônoma como um indivíduo com características próprias, pra que desenvolver essas habilidade na escola ou na sociedade? O ideal é o estimular do diálogo, da troca de informações, dos momentos lúdicos nos quais as crianças vão desenvolver suas habilidades criativas. Se os vínculos se desenvolverem de forma natural, a criança manterá uma relação harmoniosa com a família, com ele mesmo e com a sociedade.
Dentro do estudo, da reflexão acerca do ser humano, do que lhe é específico e do estudo objetivo das relações que se estabelecem, consciente ou inconscientemente, entre pessoas que vivem numa comunidade ou num grupo social; é extremamente importante um olhar atento quanto ao comportamento dos pais, na geração/criação dos vínculos na vida dos filhos.
E se o casamento aconteceu em meio a paixão? Como construir e manter um casamento feliz, um relacionamento duradouro com amor, essa ligação tão íntima e cúmplice, por anos ou décadas? Veja a seguir doze dicas que podem fazer você refletir sobre seu atual relacionamento, descobrir fraquezas nas vivências passadas ou se preparar para uma futura relação.
A paternidade moralista ocorre porque a maioria de nós tem uma visão errada da Bíblia. A história da Bíblia não é a história sobre fazer garotinhos e garotinhas melhores. Não, a Bíblia não é um livro de regras, ou um livro de heróis. A Bíblia é mais do que tudo uma História. É uma história de aventura sobre um jovem Herói, que vem de um país distante para ganhar de volta o seu tesouro perdido. É uma história de amor sobre um Príncipe valente, que deixa seu palácio, seu trono – tudo – para resgatar aquela que ele ama.
Muitas vezes um casamento vai bem, e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa. Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente. Não seja ingênuo, pensando que isto só acontece com os outros. Eis algumas dicas para salvaguardar seu casamento.