Triunfando Sobre os Gigantes


Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; 1 Samuel 17: 46.

O texto bíblico acima relata um dos mais famosos duelos de todos os tempos travado entre o jovem Davi e o gigante filisteu Golias. Davi se destacou pela sua coragem de enfrentar um adversário tão experiente e forte que havia amedrontado todos os guerreiros do exercito israelita.

No nosso dia-a-dia sempre somos afrontados por vários GIGANTES e podemos dividi-los em duas classes:

- Gigantes Internos – Depressão, Rancor, Complexo de Inferioridade e etc.
- Gigantes Externos – São aquelas pessoas que movidas pela inveja buscam ver no nosso fracasso espiritual e material.

Mas independente de qual seja a classe do gigante que esteja tentando te afligir Deus é poderoso para te garantir vitória.

- A coragem é indispensável para vencermos os gigantes – Ser uma pessoa corajosa não quer dizer ser uma pessoa sem medo porque a coragem é o domínio do medo e não à ausência dele.

- Para trinfar sobre os Gigantes é necessário lembrar daquilo que Deus já fez em sua vida. Quando Davi foi à presença de Saul para se apresentar para o combate com o Filisteu o rei apresentou lhe mostrou as suas limitações a pouca idade e a falta de experiência, porém Davi se lembrou dos grandes livramentos e vitória que Deus lhe deu sobre o Urso e o Leão pois no momento que nós lembramos das grandes coisas que o Senhor já fez em nossas vidas encontramos forças para vencer novos desafios.

Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo. 1 Samuel 17:37

- O que é de Saul não serve para Davi. O rei Saul ofereceu sua própria suntuosa armadura para Davi, porém o jovem se sentiu desconfortável com ela de forma que não conseguia nem andar direito sendo assim a rejeitou a armadura de Saul com isso aprendemos que não precisamos imitar ninguém, pois para cada um o Senhor já entregou habilidades especiais e exclusivas no caso de Davi foi algumas pedrinhas e destreza a usar o seu estilingue.

- Quem pode Amaldiçoar a quem Deus tem abençoado? –  Quando o Gigante filisteu se aproximou do jovem Davi para o combate vendo-o o desprezou, mas estar escrito que “Deus usa as Coisas Fracas para confundir as Fortes.” O Filisteu tentou amaldiçoar pelo nome dos seus deuses, mas de nada adiantou, pois Davi estava debaixo da sobra do Deus Onipotente e quem seria o Incircunciso, ou seja, aquele que não tem aliança com o Deus vivo para querer amaldiçoar o ungido do Senhor”.

- Para triunfar sobre Gigantes é necessário colocar Deus na frente. - Davi não foi para o duelo confiando na sua força nem muito menos no seu potencial bélico, mas sim em Deus que é conhecido como O SENHOR dos exércitos que não tem nem uma derrota no seu histórico de guerras.

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 1 Samuel 17:45

Que Deus em Cristo vos Abençoe

|  Autor: Pregador Ronald Santos  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |