Estudo Bíblico Tesouro


E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.(Mateus 13:52)

As Palavras do nosso Senhor Jesus são maravilhosas , pronunciadas a mais de 2000 anos atrás vem se renovando a cada dia e nos mostrando a nossa realidade nos dias atuais.

Certa vez , Jesus sentou-se a beira do mar e começou a reunir grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia. E falou ao povo muitas coisas por meios de parábolas.

E chegando-se a Ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado.(Mateus 13:10,11)

Jesus explica:

Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure. Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.

Jesus continuou a sua pregação e falando acerca do Reino dos Céus e sobre o fim do mundo.

Mas gostaria de meditar sobre o Escriba que é convertido ao Senhor Jesus. O Senhor ilustra que todo Escriba é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.

Quem eram estes escribas?

Eram escrivões, que liam e interpretavam a Lei entre os Judeus, portanto eram conhecedores da Lei.

O seu tesouro?

Jesus estava falando acerca do conhecimento, um escriba convertido ao Senhor Jesus tinha conhecimento das Leis do Antigo Testamento e também tinha conhecimento dos ensinamentos do Mestre Jesus.

Os escribas, tiravam de seu tesouro (conhecimentos) coisas novas ( a Graça) e coisas velhas ( a Lei).

Jesus deixou este ensinamento para que possamos entender as doutrinas que regem várias igrejas, muitas misturando coisas novas com coisas antigas, misturam a LEI e a GRAÇA.

Assim quero deixar o registro que hoje , somos guiados pelo Espírito Santo, conforme a promessa do nosso Mestre.

Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará ( João 16:13,14,15)

Hoje, vivemos pela graça do nosso senhor jesus e guiados pelo espírito santo

Quem vive pela LEI ..........

Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.(Gálatas 5:4)

O Apostolo Paulo deu uma dura advertência aos gálatas

Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho. o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema( GÁLATAS 1:6 A 8)

Portanto:
Sejas um conhecedor do evangelho de Jesus e tire do seu tesouro somente coisas novas

DEUS OS ABENÇOE
|  Autor: Paulo Sérgio  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |