Quando a Presença de Deus é Roubada!


Baseado em 1Sm 4

O desejo de Deus é de manter comunhão com o homem. Não importa sua posição, cor, sexo ou etnia, todos estão convidados para estarem próximos a Deus. Todo Antigo Testamento nas suas páginas repletas de profecias e sombras daquilo que Deus estava intencionado em fazer com a chegada de Cristo, deve nos alertar para o fato de nos prepararmos devidamente para o grandioso plano. Cristo viveu, morreu, ressuscitou triunfando. Ele é o Emanuel, o Deus conosco, Ele quer estar presente com o seu povo, com sua Igreja. Seu Espírito e sua presença podem estar de tal maneira envolvendo seu povo que estes o podem senti-lo. Respirá-lo.

A presença de Deus plena e completa, era a experiência de Adão e Eva antes de cometerem o pecado e serem castigados com a expulsão. O desejo de Deus certamente era de estar com os homens, a própria trindade divina nos revela que Deus é um ser que deseja a comunhão. Embora os homens teimosamente insistam em permanecer com seus corações duros e fechados, Deus com sua mansa e suave voz, deseja que eles vivam e aceitam o convite.

A arca da aliança é roubada

A arca da aliança é o símbolo da presença de Deus. A arca da aliança ficava no santíssimo lugar. O lugar mais privilegiado e onde poucos tinham acesso. Ela ficava tanto no tabernáculo que foi construído por Moisés quanto no templo, mais tarde construído por Salomão. Ambos eram semelhantes em seus cômodos, objetos e utensílios. No Antigo Testamento o tabernáculo e o templo, eram habitações, divina. No Novo Testamento as perspectivas são outras, os cristãos se tornam tanto tabernáculo, quanto templo do Senhor com seus corpos físicos. A arca, símbolo da presença de Deus, agora está em nós. Levamos a presença de Deus através de nós.

O que houve com a arca, num período difícil para o povo? Onde havia pouca espiritualidade e muito mundanismo? A arca da aliança, a presença de Deus fora roubada pelo poderoso e incômodo exército filisteu. Os inimigos roubam a arca, roubam a presença de Deus. 1 Sm 4. 10,11.

Como e porque a arca, a presença de Deus foi roubada?

O povo estava envolvido num conflito com inimigos. Os filisteus eram difíceis de serem vencidos, pois eram superiores no armamento bélico. Eles aqui representam os inimigos do povo de Deus. Porque foram os israelitas vencidos? Simples, estavam na imundícia. O fato da arca ser roubada foi uma conseqüência natural, pois Deus não pode habitar na imundícia.

A Igreja hoje vive na verdade um fato parecido. A Igreja, os cristãos querem vencer. Querem vencer a carne, as doenças, os problemas, enfim os inimigos. Mas são derrotados, pois a presença de Deus não está mais em seu meio. Os filhos do maior e mais influente líder espiritual estavam cometendo as piores aberrações, estavam se prostituindo na frente da tenda e o próprio Eli, o sacerdote, não conseguira os educar. 1 Sm 2.12-17.

Nesta noite como você está envolvido no conflito espiritual? Os filisteus conseguiram a vitória? Por quê? Como está sua vida espiritual?

Os fatos bíblicos aqui nos mostram que para ser vencedor é preciso ter a presença real, e não apenas em supostas pretensões. O povo mesmo estando no lamaçal, pensava que Deus estaria com eles. Pensava que a arca, símbolo da presença de Deus os poderia libertar. 1 Sm 4. 5-7.

Só podemos vencer se Deus estiver conosco. Você só vence se Deus está presente. Você como templo e tabernáculo da arca, da presença, precisa de fato ter Deus. Do contrário, um abraço, você é um derrotado.

O fato da arca ter sido roubada causa um tremendo impacto. O próprio Eli, mesmo aparentemente tão desleixado, em virtude da noticia do furto da arca cai e morre. 1 Sm 4.18. Quando Deus não está mais no meio do povo e os líderes então finalmente isso descobrem, parece que a agonia e o desespero tomam conta deles. Eli é uma pequena amostra do julgamento que recaí sobre os desleixados. Se você é como Eli, despreocupado, que deixa rolar pra ver no que vai dar, seja você líder ou não, sofrerá o juízo de Deus. Você verá que Deus não esteve com você e o pior, quem sabe assim como Eli, ainda receberá noticias desastrosas a respeito de familiares e do povo que deveria ser espiritual. 1 Sm 4.17.

Não deixe o mundo, a carne, o diabo, roubar a presença de Deus da sua vida!

Procure ter Deu real e não o supersticioso! Então você será vencedor!

|  Autor: Maciel Fillvoch  |  Divulgação: estudosgospel.Com.BR |