Agora, diz Ele, mostra a essas pessoas exatamente o que eu sou com o mesmo Amor que eu te tenho dado. 'Oh', diz você, 'eu farei tudo isso quando entrar ao campo missionário'.
A lição básica da parábola dos dez talentos é a produtividade, e chamemos de produtividade a uma vida vitoriosa, de transformação de caráter ou de aquisição de virtudes da vida cristã.
Isto se refere não à cruz como um objeto de fé, mas como uma experiência na alma. Os benefícios legais do Calvário são recebidos através do crer, quando a culpa do pecado é cancelada, mas as virtudes experimentais da Cruz de Cristo são somente desfrutadas à medida que somos, de um modo prático, 'conformados com a Sua morte'
Você já observou a proliferação de 'apetrechos' de auxílio ao testemunho — braceletes com os dizeres 'O Que Faria Jesus?', adesivos, faixas e camisetas com mensagens, símbolos do peixe, etc. — todos destinados a nos ajudar a 'testemunhar de Cristo'?
'Rapozinhas'- Nome dado a certas plantas que nascem junto da videira, que tem o aspecto semelhante a ela, mas que são altamente danosas e até mortais a plantação de uvas, impedem o crescimento sadio da videira, levando-a à esterilidade....
Cristo vinha andando sobre o mar, pisando sobre aquilo que os discípulos temiam. Ele é soberano, domina sobre todas as coisas e supera todas as nossas expectativas.
"Eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível." Mas, em contraste, nós como cristãos, devemos estar forçando como corredores da maratona,  esforçando-nos até a exaustão, tentando ganhar a máxima premiação possível no Trono de Julgamento de Cristo.
Perdoar alguém que nos abusou, ofendeu, machucou ou privou é impossível sem uma obra profunda de Jesus no coração. Só a vida dEle em nós para perdoar do coração! Mas Ele prometeu nos capacitar para fazer isso e muito mais.
Além da oliveira, da videira e do espinheiro, a figueira é uma ilustração de Israel, do judaísmo. Essas quatro "árvores" são mencionadas em uma passagem de Juízes. Além delas, também a romã é uma representação do povo judeu.
Deus criou o homem com a natureza boa, assim como o trigo, só que "ao dormir o homem", e esse homem foi Adão, o inimigo, a serpente enganadora, semeou também o joio, a natureza maligna e pecaminosa de Satanás.
O sonho ou os sonhos tem perturbado muitas pessoas, e neste contexto quero abordar dois tipos de sonho, o sonho que sonhamos acordados e sonhos que sonhamos dormindo.
Por mais que venhamos a agir – e muitas vezes agimos – como ímpios, Deus não nos trata como um juiz cheio de ira, mas como um Pai. Todo aquele que é justificado é tratado como filho; há um pacto eterno inquebrável.