Mas a obediência de Saul foi somente parcial. Ele ganhou a batalha ferindo de forma esmagadora os amalequitas que fugiram deles "desde Havilá, até chegar a Sur, que está defronte do Egito" (ISm 15.7).
Jesus contou esta história ao um doutor, 'Intérprete da Lei' (V.25) a quem demonstrava que o único caminho para a vida eterna era o: 'Amar a Deus em primeiro lugar e amar o próximo como a si mesmo'. A isto o doutor perguntou, 'E quem é o meu próximo?' 
O patriotismo — o amor ao país — é uma característica humana aparentemente infundida em nós por Deus. Quando ele confundiu as línguas e dispersou os povos pela face da Terra no episódio da Torre de Babel [Gênesis 11], parece que inseriu no coração humano um desejo de permanecer nas fronteiras étnicas, lingüísticas e nacionais.
Os heróis da fé souberam esperar e agir. A vida de fé sempre se caracteriza por estas duas atitudes, opostas entre si. Existe tempo de espera e tempo de ação.

Tudo o que queremos, que visamos em ter, tem o seu preço a ser pago, não falo só em pagar com moeda mas sim em lutar por aquilo que é tão desejado aos nossos olhos.

As árvores boas, que dão frutos em todas as estações são os filhos de Deus, lavados e remidos no sangue do Cordeiro. Homens que perseveram na fé e não perdem o alvo da salvação em tempos de 'abundância ou sequidão'. Estão constantemente estendendo as raízes em 'direção ao ribeiro'.
Que, ao passar pelo vale. Possamos ouvir, a mesma música, que inspirou Eliseu. Possamos ver a beleza, na sequidão. Possamos cavar, movidos, pela fé. Quando o vale, se enche de água, é hora de subir para as montanhas. Aleluia!! Deus é Fiel!
Atualmente, temos visto pessoas serem absorvidas por teologias baratas, oriundas de ideologias que invadem as igrejas, sob o rótulo de “cristãs”, mas que distorcem o Evangelho de Cristo, sendo verdadeiras heresias veladas.
Satanás é capaz de realizar qualquer milagre que Deus permita que ele realize. As Escrituras descrevem várias situações em que Satanás fez algumas coisas impressionantes...
Tenho presenciado métodos após métodos serem frustrados e a cada dia aparecemos com um novo e o denominamos: 'O Método de Evangelizar o Mundo' Observo pastores que pulam de um método para o outro em busca do perfeito, e acabam frustrados ao perceberem que estes deram resultados e efeitos mínimos. 
A razão, com sua lógica intrínseca, é de importância extraordinária em nossas vidas. Contudo, há muitas coisas além do limite racional. Por exemplo: a existência da vida no planeta terra é algo que está além da lógica. O racionalismo não explica a vida, embora não a possa negar.
Quantos hoje se dizem fracos diante de situações que aos seus olhos parecem impossíveis de serem vencidas. Olham para si mesmo. Contemplam fraqueza. Se mudassem o modo de falar, certamente iriam experimentar mudanças não só de pensamentos, mas de atitudes também.