A plenitude do tempo tinha chegado - o tempo quando Deus, em sua presciência e providência, já tinha visto o cumprimento de seu propósito eterno em Cristo. Todas as peças do quebra-cabeça estavam no lugar.
Um grupo de cientistas se reuniu recentemente para discutir como fazer a camada de ozônio da terra que estava se acabando voltar ao estado original. Várias soluções foram apresentadas, como aplicar ozônio de volta na atmosfera. Apesar de algumas propostas ambiciosas e de amplo alcance, o consenso era que qualquer plano parece um tiro no escuro...
Deus descreve uma de suas leis em Gálatas 6:7: 'Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.'.
Entre as obras maravilhosas registradas no livro perfeito de Deus que refletem a sua sabedoria e o seu poder infinitos, estava uma tenda móvel, erguida no deserto, que se chamava o tabernáculo.
O maior privilégio de um salvo é andar com o Senhor. Aquele que desfruta da presença de Cristo é uma pessoa alegre. O novo nascido exala um perfume especial. A fragrância deste perfume é nobre, inconfundível e rara.
Mas a obediência de Saul foi somente parcial. Ele ganhou a batalha ferindo de forma esmagadora os amalequitas que fugiram deles "desde Havilá, até chegar a Sur, que está defronte do Egito" (ISm 15.7).
Jesus contou esta história ao um doutor, 'Intérprete da Lei' (V.25) a quem demonstrava que o único caminho para a vida eterna era o: 'Amar a Deus em primeiro lugar e amar o próximo como a si mesmo'. A isto o doutor perguntou, 'E quem é o meu próximo?' 
O patriotismo — o amor ao país — é uma característica humana aparentemente infundida em nós por Deus. Quando ele confundiu as línguas e dispersou os povos pela face da Terra no episódio da Torre de Babel [Gênesis 11], parece que inseriu no coração humano um desejo de permanecer nas fronteiras étnicas, lingüísticas e nacionais.
Os heróis da fé souberam esperar e agir. A vida de fé sempre se caracteriza por estas duas atitudes, opostas entre si. Existe tempo de espera e tempo de ação.

Tudo o que queremos, que visamos em ter, tem o seu preço a ser pago, não falo só em pagar com moeda mas sim em lutar por aquilo que é tão desejado aos nossos olhos.

As árvores boas, que dão frutos em todas as estações são os filhos de Deus, lavados e remidos no sangue do Cordeiro. Homens que perseveram na fé e não perdem o alvo da salvação em tempos de 'abundância ou sequidão'. Estão constantemente estendendo as raízes em 'direção ao ribeiro'.