Eu diria que muitos crentes sofrem da síndrome de Peter Pan. São crentes que se recusam a crescer e enxergam as verdades espirituais de forma tão mística que a vida cristã não passa de uma aventura mágica.
A palavra 'regenerados' que tem o significado de 'gerados de novo', supõe que a primeira geração fora corrompida e houve a necessidade de ser refeita segundo o propósito daquele que a estabeleceu.
Cristo ensinou nas bem-aventuranças, que a felicidade não depende do que possuamos, mas do que somos. Tal felicidade não é importada de fora mas nasce na alma de todos os verdadeiros filhos de Deus.
É impossível a santificação sem a operação do Espírito Santo. Diríamos que Ele é o agente, o dinamizador. O ensino bíblico deixa bem claro este fato...
Saiba que Deus o ama e te convida a servi-Lo, Ele pagou sua dívida, livrando-o do inferno, perdoando toda sua culpa. Ele te chama para algo novo e melhor, para a liberdade.
Muitas pessoas têm desperdiçado suas vidas cristãs ao tomarem decisões erradas, fora da vontade de Deus . E não é somente a juventude que toma decisões erradas; muitos adultos, e até pessoas idosas, têm cometido sérios erros.
Logicamente, a palavra pastor refere-se aqui àqueles a quem Deus colocou em posições de liderança espiritual. E em um dos exemplos de cegueira espiritual mais inacreditável já registrado nos anais da história, esses homens, como um grupo falharam totalmente em reconhecer a vinda de seu longamente aguardado Messias.
Velhos ditados normalmente contêm uma mensagem de bom senso e 'colocar o carro na frente dos bois' é um bom exemplo. A imagem absurda de uma junta de bois empurrando uma carroça em vez de puxá-la é ilustrativa de colocar as coisas fora da ordem correta.
Por terem uma relação especial com a pedra angular, eleita e preciosa, os cristãos devem viver de maneira distinta do mundo.
'Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer' (Provérbios 11:1). Este ditado, escrito há 3.500 anos, precisa ser aplicado por todos nós nos dias de hoje.
A riqueza produzida no mundo e os recursos disponíveis são suficientes para garantir uma condição de vida digna a todos os habitantes do planeta, com acesso ao básico: alimentação, moradia, saúde e educação. Não faltam recursos. O problema é que sobra egoísmo.
'Com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. 8 Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.' 2Pe 1.7-8