Para a proteção da cabeça se usava em tempos de guerra os capacetes de bronze, afim de não serem atingidos com pedras, paus ou espadas. Meu propósito nesta ocasião não é ensinar como proteger a cabeça com um capacete como usam os motoqueiros, mineiros, engenheiros civis, mas proteger a mente, sede da alma.
Observe que coisa interessante aconteceu, mesmo depois da desobediência de Moisés: Ele feriu à rocha que Deus não havia mandado, mas mesmo assim saiu água da rocha. Podemos pensar: Se ele desobedeceu, porque Deus permitiu que a água saísse da rocha? Porque a água saiu da rocha mesmo Moisés a ferindo?
'Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos'.  Atos 2:17
Contentamento verdadeiro, com paz na mente e no coração, que a humanidade tanto deseja, está disponível unicamente por meio de um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Quando a insanidade finalmente alcançar seu clímax e o mundo inteiro virar de cabeça para baixo e do avesso, a paz interior será a única coisa de valor real.
Ali o Senhor ordenou a benção e a vida. Não importa o que aconteça, que lutas ou problemas ou tribulações venham, pois hão de passar, porque Sião é lugar de bênçãos.
Talvez se nós fossemos escolher algum deles certamente escolheria o vaso de ouro. Porém Deus escolheu colocar o seu tesouro nos vasos de barro para que a excelência do poder não seja do vaso, mas do Senhor.
No caso de Miriã a lepra manifestou-se devido a sua rebelião contra a autoridade delegada por Deus. Essa rebelião oculta no coração de Miriã, e que por fim manifestou-se como lepra, também esta dentro de nós.
A árvore que não produz frutos deve ser cortada e queimada, e pior ainda, está perto da maldição. Acho que muitos ainda não acordaram para isso. Estão acostumados à uma vida cristã fácil, religiosa, sem muitos problemas, mas também sem frutos.
Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra? Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar.  Isaías 40.21-22
'Então tomou na mão o SEU CAJADO, escolheu do ribeiro cinco PERAS lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu.'  I Samuel 17.40
No céu não há lugar para os ociosos. Ninguém, porém, adentrará lá por ser trabalhador, mas por crer em Cristo Jesus e ser fiel a Deus. Aqui na vida terrestre temos a oportunidade de fazer do trabalho momentos prazerosos de atividades. Caso contrário, faremos parte dos súditos famintos e vadios.