Somos o que falamos. Vivemos o que pensamos. Refletimos a alma no que sonhamos. Jesus ao abençoar seus ouvintes, estava compartilhando com eles sua personalidade. Em cada bem-aventurança estava sua vida.
Tenho visto e ouvido muitos a falar em amor; Mas não tenho visto e nem sentido o verdadeiro amor, em muitas situações que só o amor resolveria, não é aplicado.
 O arrependimento é o ponto de partida pelo qual todos que entram no reino dos céus precisam chegar a entendê-lo.
Jefté não sacrificou sua filha. Jefté não matou sua filha fisicamente. Eles nos mostraram que nossos corações não devem ser cheios de enganos, mas termos um coração voluntário, deixando de lado toda mágoa, e desejando servir e agradar o coração de Jeová, para todo o sempre.
Muitas vezes nos sentimos sozinhos e abandonados, muitas vezes nos sentimos incompreendido pelos homens e achamos que estamos ficando loucos... Você não é a única pessoa a se sentir assim, muitos 'HOMENS' de Deus já passaram e passam por isso em suas vidas...
O fato é que uma certeza você pode ter: Toda tempestade vai passar. E Jesus a acalma de forma maravilhosa; Ele sempre chega na hora certa. O mais lindo ainda é que após ela, vem uma grande bonança.
Hoje, algumas pessoas acham que, em qualquer conflito, os dois lados estão errados, o que não é sempre verdade. Às vezes, há uma parte justa e outra parte culpada. Mas na guerra que levou à morte de 40.000 israelitas e 25.000 benjamitas, as duas partes estavam erradas.
Você pode estar se perguntando: Mas, como saber qual é o sonho de Deus para mim? Como saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Como saber se os meus sonhos são de Deus ou são só meus?
Muitos de nós já aprendemos que é possível exercitar o corpo e até a alma (mente). Assim como exercitamos o corpo com ginástica, nossa mente também é exercitada mediante a prática da leitura, cálculo, jogos, etc. Mas e o espírito? Pode ser exercitado?
Ainda hoje, Jesus Cristo é a face, ou a própria semelhança de Deus na terra. E por causa dEle, nós temos ininterrupta comunhão com o Pai. Através da cruz, temos o privilégio de 'ver a Sua face', de tocá-Lo.
Então fica claro para nós que “metanóia” significa arrependimento e arrependimento significa mudança de mente. Diante disso precisamos fazer uma pergunta e tentar responde-la: o que nos conduz ao arrependimento?